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Formação de Adultos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

•Entender a formação de adultos enquanto terreno privilegiado da intervenção sócio - educativa.
•Identificar competências-chave no desenvolvimento da Formação de Adultos, em diferentes contextos.
•Equacionar as mais-valias da Formação Permanente/ ao Longo da Vida.
•Desenvolver competências de análise e conceção de programas de Educação e Formação de Adultos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Nas aulas de natureza teórico-prática adotar-se-á uma combinação de metodologias de ensino ativas, tendo em consideração as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Recorrer-se-á a uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos estudantes.
Fomentar-se-á o pensamento crítico e as capacidades de argumentação e problematização dos conteúdos programáticos com recurso, entre outros, à realização de trabalhos em pares e de grupo, à leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente, análise de casos de estudo.
Relativamente à avaliação, esta será do tipo contínua. Neste sentido, participação (peso de 5%) será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese apoiada em diversos tipos de suportes e posteriormente apresentados ao grande grupo. Trabalho final de grupo escrito (peso de 45%) e um teste de avaliação escrito (peso 50%).

Conteúdos Programáticos

1. Formação e Educação de adultos: análise dos diferentes paradigmas.
2. Evolução dos modelos de formação/educação de adultos em Portugal.
3. Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: linhas orientadoras e princípios transversais.
4. Medidas, programas e projetos de incentivo à Educação/Formação de Adultos a nível europeu e nacional.
5. Estratégias de operacionalização para implementação de cursos de educação e formação de adultos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Alcoforado, L. et al. (2011). Educação e Formação de Adultos. Políticas, práticas e investigação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Barros, R. (2013). As Políticas Educativas Para o Sector da Educação de Adultos em Portugal. Lisboa: Chiado Editora.
Canário,R., & Cabrito, B. (orgs). (2005). Educação e formação de adultos: mutações e convergências. Lisboa: EDUCA.
Lima, L. (org.) (2006). Educação não escolar de adultos. Braga: Universidade do Minho.
Rodrigues, S. P. (2009). Guia de operacionalização de cursos de educação e formação de adultos. – (Recursos e dinâmicas; 5). Lisboa: ANQ.
WEBGRAFIA
Center for Research on Education and Lifelong Learning : https://crell.jrc.ec.europa.eu/
Key competencies for lifelong learning: European Reference Framework (European communities, 2007)
http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/publ/pdf/ll-learning/keycomp_en.pdf
National Institute of Adult Continuing Education http://www.niace.org.uk/

Bibliografia Complementar

Canário, R. (2000). Educação de adultos: Um campo e uma problemática (2.ªed.). Lisboa: EDUCA.
Knowles, M. S. et al. (2011). The adult learner: the definitive classic in adult education and human resource development. 7 ed.. USA: BH.
Lima, L. (org.). (2004). Educação de Adultos. Forum III. Braga: Universidade do Minho.
Sá-Chaves, I. (2009). Porttfolios Reflexivos - Estratégia de Formação e Supervisão. 4ª ed.. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Silva, C., & Fialho, J. (2006, dezembro). Redes de Formação Profissional. Uma dinâmica de participação e cidadania. REDES – Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. 11(6), s/p Disponível em p://redalyc.uaemex.mx
-European Guide Strategies for improving participation in and awareness of adult learning – (Commission européenne, mars 2012):
http://ec.europa.eu/education/more-inform

Planificação Semanal

Semana 1 – (2 horas T- teóricas)
Apresentação da ficha de unidade curricular: objetivos de aprendizagem e competências específicas a desenvolver ao longo da unidade curricular. Análise dos conteúdos programáticos. Diálogo sobre a avaliação: metodologias, tipo e número de provas a realizar durante o semestre. Diálogo sobre a bibliografia considerada como fundamental.
Formação dos grupos de trabalho.
Semana 2 – (2 horas T) (1 hora T; 1 hora TP)
Formação e Educação de adultos: análise dos diferentes paradigmas.
Semana 3 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Formação e Educação de adultos: análise dos diferentes paradigmas.
Semana 4 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Evolução dos modelos de formação/educação de adultos em Portugal.
Semana 5 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Evolução dos modelos de formação/educação de adultos em Portugal.
Semana 6 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: linhas orientadoras e princípios transversais.
Semana 7 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: linhas orientadoras e princípios transversais.
Semana 8 – (2 horas T) (2 horas TP)
Medidas, programas e projetos de incentivo à Educação/Formação de Adultos a nível europeu e nacional.
Semana 9 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Medidas, programas e projetos de incentivo à Educação/Formação de Adultos a nível europeu e nacional.
Semana 10 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Medidas, programas e projetos de incentivo à Educação/Formação de Adultos a nível europeu e nacional.
Semana 11 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Teste de avaliação.
Estratégias de operacionalização para implementação de cursos de educação e formação de adultos.
Semana 12 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Estratégias de operacionalização para implementação de cursos de educação e formação de adultos.
Semana 13 – (2 horas T) e (2 horas TP)
Estratégias de operacionalização para implementação de cursos de educação e formação de adultos.
Trabalho de grupo para avaliação.
Semana 14 – (2 horas TP)
Trabalho de grupo para avaliação.
Semana 15 – (2 horas TP) e (2 horas TP)
Apresentação e defesa do trabalho de grupo.
Encerramento da unidade curricular.

Coerência do programa para com os objetivos

De modo a atingir os objetivos (1 e 2) será abordado o conteúdo curricular “Formação e Educação de adultos: análise dos diferentes paradigmas”. O conteúdo curricular “Evolução dos modelos de formação/educação de adultos em Portugal” permitirá compreender a evolução histórica da Educação de Adultos em Portugal (objetivo 3). A lecionação do conteúdo curricular - “Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: linhas orientadoras e princípios transversais” - permitirá a concretização dos objetivos 4 e 5. A lecionação dos conteúdos “Medidas, programas e projetos de incentivo à Educação/Formação de Adultos a nível europeu e nacional” e “Estratégias de operacionalização para implementação de cursos de educação e formação de adultos” permitirá aos estudantes “Desenvolver competências de análise de programas de Educação e Formação de Adultos”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente, seguido de debate em grande grupo com os estudantes permitirão aos mesmos “entender a formação de adultos enquanto terreno privilegiado da intervenção socioeducativa” e “conhecer os paradigmas configuradores dos modelos de formação de adultos”.
Uma abordagem expositiva, com recurso a PowerPoint sintetizador do discurso da docente sobre a evolução histórica da Educação de Adultos em Portugal permitirá aos estudantes a compreensão da mesma.
A elaboração de trabalhos de pares e me grupo, associados a trabalhos de pesquisa e exposição teórica da docente contribuirão para a concretização dos objetivos, a saber:
“Identificar competências-chave no desenvolvimento da Formação de Adultos, em diferentes contextos e Equacionar as mais-valias da Formação Permanente/ ao Longo da Vida”. A análise de casos de estudo contribuirá para o desenvolvimento de competências de análise de programas de Educação e Formação de Adultos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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