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Biologia Humana 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

O objetivo principal desta unidade curricular visa reconhecer a relação da Biologia Humana e Comportamental e Genética com a Psicologia. Compreender os mecanismos biológicos e genéticos responsáveis pelo comportamento e sua patologia.
Como objetivos específicos, o estudante deverá:
- compreender conhecimentos gerais associados à Biologia Humana e Comportamental e Genética;
- Ter noção das biomoléculas e suas respetivas funções;
- Reconhecer conceitos básicos da organização e funcionamento da célula nervosa;
- ter conhecimento do funcionamento das fibras nervosas e transmissão do impulso nervoso;
-Adquirir conhecimentos relacionados com os sistemas hormonal e nervoso;
- Conseguir ter capacidade integrativa e critica na análise de lesões/patologias cerebrais;
- Reconhecer os mecanismos de transcrição e tradução da informação genética;
- Reconhecer a relação dinâmica entre genes e ambiente no comportamento.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas de natureza teórico-prática adotar-se-á uma combinação de metodologias de ensino ativas, tendo em consideração as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Recorrer-se-á a uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos estudantes.

Conteúdos Programáticos

1.Célula: unidade básica da vida
- estrutura e função
- Teoria Celular
- macromoléculas biológicas
2.O papel do Sistema nervoso no equilíbrio do organismo humano
- células do sistema nervoso: neurónio e célula de glia
- processo de transmissão do impulso nervoso
- organização geral do sistema nervoso
- funcionamento geral do sistema nervoso
- patologias mais frequentes do sistema nervoso
3.O papel do Sistema Hormonal na regulação do organismo humano
- estrutura e funcionamento
- mecanismo de retroação ou feedback
- patologias mais frequentes do sistema hormonal
- comportamentos que afetam o sistema neuro-hormonal
4.Genética e comportamento humano
- Noções básicas de genética e hereditariedade
- expressão da informação genética: síntese proteica
- estudo da transmissão dos caracteres hereditários
- alterações do material genético: mutações
-Influência do binómio genes e ambiente no comportamento humano

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Almeida, L. (2010). Introdução à Neurociência: Arquitetura, função, interações e doença do Sistema Nervoso. Lisboa: Climepsi Editores.
- De Robertis, E. & Hib, J. (2014). Biologia Celular e Molecular. Lisboa: Nova Guanabara.
- Griffiths, A.; wessler, S.; Lewontin, R. & Carrol, S. (2013). Introduão à Genética. Lisboa: Nova Guanabara.
- Plomin, R.; DeFries, J.; McClearn, G. & McGuppin, P. (2010). Genética do Comportamento (5ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Bibliografia Complementar

- Azevedo, C. & Sunkel, C. (2012). Biologia Celular e Molecular (5ª edição). Lisboa: Lidel.
- Chiras, D.D. (2010). Human Biology (7th ed.). Jones & Bartlett Publishers
- Cooper, G. M., & Hausman, R. (2009). The Cell. A Molecular Approach. Editor: Sinauer.
- Habib, M. (2003). Bases Neurológicas dos Comportamentos Lisboa: Cilmepsi Editores.
- Lewis, R. (2009).Human Genetics. Concepts and Applications. NY: McGrawHill..
- Mader, S. S. (2008). Human Biology. New York: McGrawHill.
- Pimentel, M.; Santos-Rebouça, C. & Gallo, C. (2013). Genética Essencial. Lisboa: Nova Guanbara.

Planificação Semanal

Semana (Sem.)1 - Atividades de Acolhimento aos novos alunos.
Apresentação da UC: objetivos de aprendizagem; conteúdos programáticos; métodos de ensino; bibliografia e sistema de avaliação.
Sem.2- Célula: unidade básica da vida. Estrutura e função. Teoria celular.
Sem.3- Macromoléculas biológicas. Dinâmica celular e fundamentos da sinalização intercelular.
Sem.4- O papel do Sistema nervoso (SN) no equilíbrio do organismo humano. células do SN: neurónio e célula de glia. O processo de transmissão do impulso nervoso.
Sem.5- organização e funcionamento geral do SN
Sem.6- Funcionamento geral do SN. Patologias mais frequentes do SN
Sem.7- Teste
Sem.8- Estrutura e funcionamento Sistema Hormonal (SH)
Sem.9- Mecanismo de retroação. Patologias mais frequentes do SH
Sem.10- Comportamentos que afetam o sistema neuro-hormonal. Genética e comportamento: noções básicas
Sem.11- Síntese Proteica
Sem.12-Transmissão dos caracteres hereditários
Sem.13- Mutações
Sem.14-Teste
Sem.15-Binómio genes-ambiente

Coerência do programa para com os objetivos

Todos os conteúdos programáticos (cp) da UC visam desenvolver o objetivo (obj) “compreender conhecimentos gerais associados à Biologia Humana e Comportamental e Genética”.O cp “1” vai ao encontro dos objs “Ter noção das biomoléculas e suas respetivas funções” e “Reconhecer conceitos básicos da organização e funcionamento da célula nervosa”.O cp “2” permite atender aos objs “Reconhecer conceitos básicos da organização e funcionamento da célula nervosa”;“ter conhecimento do funcionamento das fibras nervosas e transmissão do impulso nervoso”;“Adquirir conhecimentos relacionados com os sistemas endócrino e nervoso”e“Conseguir ter capacidade integrativa e critica na análise de lesões/patologias cerebrais”.O cp “3” possibilita atingir o obj “Adquirir conhecimentos relacionados com os sistemas hormonal e nervoso”.O cp “4” vai ao encontro dos objs “Reconhecer os mecanismos de transcrição e tradução da informação genética”e”Reconhecer a relação dinâmica entre genes e ambiente no comportamento”

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade Curricular. De facto, espera-se que os estudantes conheçam, compreendam, analisem e discutam os conceitos, modelos e abordagens relacionadas com a Biologia Humana e Comportamental, pelo que os métodos interrogativos e ativos estão na base da organização das aulas, as quais são, igualmente, apoiadas por sínteses teóricas de cariz expositivo, no sentido da sistematização dos conteúdos abordados. Desta forma, a diversificação das metodologias adequa-se à natureza dos objetivos e competências transversais e específicas que se pretendem desenvolver neste ciclo de formação, onde se exige uma maior autonomia e capacidade de análise e reflexão por parte dos estudantes.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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