Como chegar
|
Contactos

Modelos Estatísticos 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

i. Analisar e interpretar um conjunto de dados (com recurso ao software estatístico SPSS), a partir dos conhecimentos de Estatística Descritiva adquiridos pelos alunos no Ensino precedente.
ii. Conhecer e aplicar as noções básicas de Probabilidade.
iii. Identificar e aplicar variáveis aleatórias unidimensionais.
iv. Conhecer e aplicar algumas distribuições teóricas discretas e contínuas.
v. Conhecer os conceitos básicos de Amostragem.
vi. Saber utilizar os conceitos de Inferência Estatística para:
- Identificar estimação pontual e intervalar;
- Aplicar e identificar os testes de hipóteses paramétricos para os principais parâmetros populacionais (uso do SPSS).
vii. Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de investigação no âmbito da Estatística Descritiva, Teoria da Probabilidade e Inferência Estatística.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e de Teoria da Probabilidade.

Método de Ensino

A lecionação da unidade curricular desenvolve-se em aulas teórico/práticas e algumas aulas laboratoriais.
Será utilizado o método expositivo, demonstrativo e interrogativo.
Utiliza-se o método expositivo para a lecionação dos conteúdos programáticos complementado com a apresentação de exemplos de aplicação prática. Utiliza-se também o método demonstrativo para a demonstração da utilização da ferramenta estatística: software SPSS. Serão propostos exercícios e aplicações práticas de interesse a resolver pelos alunos individualmente ou em pequenos grupos. Posteriormente é feita a interpretação e análise crítica dos resultados obtidos. Algumas aplicações práticas incluem a utilização do software SPSS.

Conteúdos Programáticos

I)Estatística Descritiva(revisão) 1)Conceitos importantes (dados, população/amostra, etc.).
II)Utilização SPSS 1)Iniciar o SPSS; interfaces do SPSS. 2)Gerir os dados: criação de bases de dados. 3)Transformar os dados: criação e codificação de variáveis. 4)Análise e interpretação dos dados: tabelas, medidas descritivas, gráficos, regressão.
III)Teoria Probabilidade 1)Introdução: experiências aleatórias, espaço de resultados, acontecimentos. 2)Conceitos de Probabilidade.Probabilidade Condicionada. Teorema de Bayes. Independência.
IV)Variáveis Aleatórias 1)Função probabilidade, função distribuição, valor médio, variância, desvio padrão.
V) Distribuições teóricas 1)Discretas: Binomial, Poisson. 2)Contínuas: Normal, t-Student. 3)Teorema Limite Central.
VI)Amostragem 1)Conceitos gerais: população, amostra, amostragem casual.
VII)Inferência Estatística 1)Estimação pontual, intervalar. 2)Testes hipóteses paramétricos: conceitos básicos, testes de médias, proporções(uso SPSS).

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Guimarães, R. C. e Sarsfield Cabral, J. A. (2010) Estatística (2ª Edição), Verlag Dashofer.

Murteira, B., Ribeiro, C., Andrade e Silva, J., Pimenta, C. Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Escolar Editora.

Afonso, A. e Nunes, C. (2011) Estatística e Probabilidades - aplicações e soluções em SPSS, Escolar Editora.

Newbold, P.; Carlson, W. and Thorne B. (2013) Statistics for Business and Economics. Prentice-Hall – Pearson Education (International Edition).

Bibliografia Complementar

Pereira, A., Patrício T.(2013) SPSS – Guia Prático de Utilização Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (8ª edição), Edições Sílabo.

Maroco, J. e Bispo, R. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e humanas. Climepsi Editores.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação dos conteúdos programáticos, das fontes de informação e dos métodos de avaliação usados na Unidade Curricular. Revisões dos principais conceitos de Estatística Descritiva.
Semana 2: Introdução ao software SPSS: iniciar o SPSS; interfaces do SPSS; gerir dados (criação de bases de dados); transformação de dados (criação e codificação de variáveis).
Semana 3: Aplicações práticas usando o SPSS. Análise estatística dos dados no SPSS: tabelas, medidas descritivas e representações gráficas.
Semana 4: Correlação e Regressão Linear Simples (com recurso ao SPSS): aplicações práticas e interpretação dos resultados.
Semana 5: Teoria da Probabilidade: experiências aleatórias; espaço de resultados; acontecimentos. Álgebra dos acontecimentos.
Semana 6: Conceitos de Probabilidade. Probabilidade Condicionada. Teoremas importantes. Aplicações práticas.
Semana 7: Acontecimentos independentes. Aplicações práticas de Probabilidade.
Introdução ao estudo das variáveis aleatórias: definição e classificação.
Semana 8: Variáveis aleatórias (cont.): função de probabilidade e de distribuição. Aplicações práticas.
Valor médio, variância e desvio padrão. Aplicações práticas.
Semana 9: Distribuições discretas: Binomial, Poisson. Aplicações práticas (tabelas).
Semana 10: Distribuições contínuas: Normal, t-Student. Aplicações práticas (tabelas).
Semana 11: Aplicações práticas sobre distribuições. Teorema Limite Central - aplicações.
Semana 12: Amostragem - conceitos gerais. Estimação Pontual: conceito de estimador e de estimativa.
Semana 13: Estimação Pontual e Intervalar - conceitos.
Testes de hipóteses paramétricos: hipóteses a testar; erros associados a um teste; fases de um teste.
Semana 14: Testes para a média de populações Normais (valor-p). Aplicações práticas com e sem recurso ao SPSS.
Semana 15:Testes para a variância e proporções. Aplicações práticas (uso SPSS).

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objetivo i) da UC contribuem os pontos I) e II)do programa. O ponto I) permite ao aluno recordar os conceitos básicos de Estatística Descritiva para analisar, reduzir e interpretar dados. O ponto II) contribui para criar competências práticas, através da realização de um trabalho prático (com uso SPSS), para analisar e interpretar um conjunto de dados (questionário criado pelos alunos). Para o objetivo ii) da UC contribui o ponto III) do programa, permitindo aos alunos reverem sucintamente os conceitos básicos de Probabilidade. Para aos objetivos iii), iv) e v) contribuem diretamente os pontos IV), V) e VI) do programa. A aprendizagem dos conceitos de Inferência, ponto VII) do programa, contribui para a obtenção por parte dos alunos de um conhecimento sólido na área (objetivo vi). Os conteúdos da UC contribuem para o objetivo vii) ao criar competências práticas através da resolução de vários exercícios práticos, para desenvolver o espírito crítico.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria, a participação dos alunos, a apresentação de exemplos e a resolução de exercícios práticos (com recurso ao SPSS quando adequado), permite aos alunos familiarizarem-se com os métodos estatísticos/probabilísticos e com os problemas reais com que em breve se poderão deparar.
O método expositivo servirá para apresentar os principais conceitos. O método demonstrativo será utilizado para os alunos terem conhecimento das principais funcionalidades do software SPSS e estarem aptos a aplicar de uma forma eficaz esta ferramenta para desenvolver o trabalho prático. A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas em situações práticas reais de interesse, assim como, para realizarem a interpretação e análise crítica dos resultados obtidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.