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Desenvolvimento Económico 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular o aluno deverá ser capaz de…
- Entender e aplicar corretamente os conceitos de crescimento e desenvolvimento económico;
- Apreender o enquadramento teórico dos fenómenos do crescimento e do desenvolvimento económico;
- Perceber as implicações da Nova economia, ao nível da atividade económica e da formalização das politicas públicas.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia, Macroeconomia, Análise Microeconómica dos Mercados e Economia Pública.

Método de Ensino

Sendo o ensino teórico-prático, a metodologia utilizada compreenderá:
- Apresentação dos modelos de referência e da sua evolução, com demonstrações e aplicações empíricas;
- Desenvolvimento de exercícios práticos através da utilização de bases de dados internacionais (PNUD);
- Debates acerca dos temas centrais da UC, aprofundando a sua análise através da utilização dos modelos estudados e dados empíricos.

Conteúdos Programáticos

Parte I: Introdução ao estudo do desenvolvimento económico
1.Enquadramento e análise concetual
2.Economias em desenvolvimento: caraterização geral
3.Instrumentos de análise e representação

Parte II: Crescimento e desenvolvimento económico: Representação teórica e avaliação
1.Conceções históricas
2.Conceções estruturalistas
3.As teorias do crescimento económico
4.A contabilidade e os factos do crescimento

Parte III: A economia da inovação: enquadramento teórico e institucional
1.Invenção, inovação e difusão
2.Os efeitos microeconómicos da inovação
3.A interação entre produtores e utilizadores da inovação
4.Inovações e falhas de mercado
5.Incentivos à invenção e à inovação
6.A concorrência através da inovações

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Jones, Charles I., and Vollrath,D. (2013). Introduction to Economic Growth. Third edition. Norton.

Greenhalg, C, e Rogers, M. (2010). Innovation, Intellectual Propriety and Economic Growth. Princeton.

PNUD, Relatório do Desenvolvimento Humano 2016, disponível em www.undp.org

Textos de Apoio disponibilizados pelo docente

Bibliografia Complementar

Todaro, Michael P. e Smith,S.(2015). Economic Development. 12th edition. Pearson.

Planificação Semanal

Semanas 1 a 4:
Parte I: Introdução ao estudo do desenvolvimento económico
1.Enquadramento e análise concetual
2.Economias em desenvolvimento: caraterização geral
3.Instrumentos de análise e representação
Revisões e trabalhos práticos
Mini-teste 1
Semanas 5 a 12:
Parte II: Crescimento e desenvolvimento económico: Representação teórica e avaliação
1.Conceções históricas
2.Conceções estruturalistas
3.As teorias do crescimento económico
4.A contabilidade e os factos do crescimento
Mini-teste 2
Semanas 13 a 15:
Parte III: A economia da inovação: enquadramento teórico e institucional
1.Invenção, inovação e difusão
2.Os efeitos microeconómicos da inovação
3.A interação entre produtores e utilizadores da inovação
4.Inovações e falhas de mercado
5.Incentivos à invenção e à inovação
6.A concorrência através da inovações
Revisões
Mini-teste 3

Coerência do programa para com os objetivos

O estudo da Parte I do programa permitirá ao aluno atingir o objetivo (1) que consiste na aplicação correta dos conceitos de crescimento e desenvolvimento económico, quer no plano concetual quer no que se refere à utilização dos indicadores adequados.
A Parte II do programa visa transmitir aos alunos a abordagem teórica do crescimento e do desenvolvimento económico - objetivo (2) -, tendo em particular atenção os debates e principais linhas de investigação atuais nestes domínios.
Finalmente, na Parte III, e através do estudo dos principais 'drivers' do crescimento, pretende-se entender e aprofundar as principais implicações da designada 'Nova Economia' ao nível da atividade económica e da formalização das políticas públicas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Entende-se que a prossecução dos objetivos definidos, tendo em conta a natureza dos conteúdos, admite a utilização de metodologias de ensino diretas e indiretas, compreendendo necessariamente a exposição de modelos de referência, mas integrando também a exploração de bases de dados e o fomento do debate entre os estudantes acerca dos temas centrais da disciplina. Neste contexto, os estudantes ficam devidamente habilitados para entenderem e interpretarem o alcance das politicas publicas e o desenvolvimento da atividade económica num contexto de longo-prazo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Resolução de problemasSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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