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Metodologia de Investigação 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

(UC obrigatória para realização de Dissertação no 2.º ano)
Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender a natureza da investigação científica;
2. Conceber um projeto de investigação, reconhecendo os princípios da ética científica;
3. Identificar métodos de recolha e análise de dados;
4. Conhecer as principais fontes de informação na área científica, a nível nacional e internacional;
5. Analisar e interpretar um conjunto de dados (com recurso ao software estatístico SPSS);
6. Escrever um texto científico e comunicar adequadamente os resultados da investigação;
7. Proceder à gestão bibliográfica do projeto de investigação, usando software adequado.

Pré-Requisitos Recomendados

na

Método de Ensino

É adotada uma metodologia mista, aplicando métodos expositivos, com recurso ao powerpoint ou a ilustrações diretas na Internet, para a apresentação inicial das matérias, e métodos ativos de maneira a estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos de grupo que incluem a leitura, a análise formal e de conteúdo e a discussão de textos, bem como a realização de exercícios, privilegiando-se a autodescoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir da solução de problemas.
Serão ainda organizados seminários.

A avaliação é contínua consistindo na realização de um trabalho envolvendo o desenvolvimento e aplicação de um questionário e tratamento no SPSS (30%), na redação e apresentação de trabalho científico (50%), e na realização de um mini-teste (20%).

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos gerais e paradigmas da investigação científica. Ética da investigação e responsabilidade social do investigador;
2. O processo de investigação. Modelos de investigação em Ciências Sociais: classificação quanto à natureza, abordagens, métodos e técnicas;
3. Desenho e construção de um projeto de investigação: problema, hipóteses, objetivos, metodologia e métodos;
4. Fontes de informação para a investigação em Gestão. Critérios e estratégias de pesquisa, recuperação, análise e avaliação das fontes de informação. Normas e estilos de citação e programas de gestão de bibliografias;
5. A escrita e publicação de artigos científicos. Organização formal e revisão da literatura.
6. Estatística Descritiva: 1) Distribuições de Frequências e suas representações gráficas. 2) Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bryman, A. and Bell, E. (2015). Business Research Methods, 4th Edition, Oxford Univer

Creswell, J.W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4th Edition, Thousand Oaks, CA: Sage.

Day, R. A. (2006). How to write and publish a scientific paper (6ª Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

Fortin, M. F. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização (3ª. Ed.). Loures: Lusociência.

Maroco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics (6.ª Ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber.

Murteira, B., Ribeiro, C. R., Silva, J. A., Pimenta, C. & Pimenta F. (2015) Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa: Escolar Editora.

Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor.

Stake, R. E. (2007). Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Bibliografia Complementar

Field, A. (2013). Discovering statistics using BM SPSS Statistics. 4th Edition. Sage.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica (7ª. Ed.). São Paulo: Atlas.

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2008). Research Methods for Business Students (5th. Edition). Essex: Pearson Education.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

O Objetivos 1 e 2 são atingidos pelos pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos. O objetivo 3 é promovido pelos conteúdos programáticos 2 e 3. O objetivo 4 relaciona-se com o ponto 4. O objetivo 5 é alcançado através dos conteúdos programático 6 e 7. Finalmente, os objetivos 6 e 7 resultam dos pontos 4 e 5 do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O primeiro e segundo objetivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos exemplificativos e de alguns exercícios práticos, de forma participativa, isto é, elaborados e discutidos por todos. O 3.º objetivo corresponde a uma breve exposição ilustrada na Internet e seguida de processos de autodescoberta e discussão na aula de dificuldades e sucessos. Para o 4.º objetivo desenvolvem-se trabalhos durante a aula, permitindo esboçar um projeto de investigação ficcionado e a partir de textos recuperados pelos alunos na aula anterior. Os métodos expositivo e participativo são também utilizados para atingir os objetivos 5, 6 e 7. A realização de seminários visa promover os objetivos 3, 4, 6 e 7.

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