Como chegar
|
Contactos

Gestão de Negócios Internacionais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

1) Compreender e interpretar o funcionamento dos negócios internacionais bem como utilizar uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais.
2) caracterizar o ambiente dos negócios internacionais.
3) compreender os modelos teóricos utilizados para analisar o funcionamento dos mercados internacionais e os processos de internacionalização.
4) compreender o processo de avaliação e selecção de países.
5) identificar e caracterizar os diferentes modos de entradas em mercados internacionais.
6) Identificar os diferentes fatores a contemplar na definição de estratégias de internacionalização.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a

Método de Ensino

O método expositivo-activo será utilizado para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com análises gráficas e esquemáticas e discussão de textos.
Utiliza-se, ainda, uma metodologia de ensino-aprendizagem assente em dois pilares: a) treino com casos de estudo; b) aplicação a trabalhos de grupo.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução aos negócios internacionais
2.O ambiente dos negócios internacionais
3.Teorias e políticas de comércio e de investimento internacional
4.Processo de internacionalização da empresa
5.Avaliação e seleção de países
6.Estratégias de exportação e importação
7.Investimento direto estrangeiro
8.Estratégias colaborativas
9.Gestão e organização da empresa multinacional
10. Produção global e gestão de cadeias de valor

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hill, C. W. L. (2015), International business: competing in the global market place, 10th Edition, McGraw Hill.
Daniels, J.D.; Raderaugh, L.H. & Sullivan, D. (2015) International Business: Environments and Operations, 15th Edition, Pearson: New Jersey.

Bibliografia Complementar

Cullen, John B. & Parboteeah, K. Praveen (2010), International business : strategy and the multinational company, Routledge: New York.
Wall, S., Minocha, S. & Rees B. (2010), International business, 3rd Edition, Pearson: Harlow.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação
1. Introdução aos negócios internacionais

Semana 2-3
2. O ambiente dos negócios internacionais

Semana 4-5
3. Teorias e políticas de comércio e de investimento internacional

Semana 6
4. Processo de internacionalização da empresa

Semana 7
5. Avaliação e seleção de países

Semana 8
6. Estratégias de exportação e importação

Semana 9
7. Investimento direto estrangeiro

Semana 10
8.Estratégias colaborativas

Semana 11
9.Gestão e organização da empresa multinacional

Semana 12
10. Produção global e gestão de cadeias de valor

Semana 13
Revisões e Teste

Semana 14
Finalização dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

O cap 1 permite a concretização dos objetivos 1 e 2, possibilitando o conhecimento sobre os desafios da gestão de negócios internacionais e as atuais tendências em curso num mundo de negócios global.
O cap 2 reforça a concretização do objetivo 2, focando-se na análise do ambiente de negócios internacionais e consequentemente nos diferentes tipos de sistemas económicos, políticos, culturais e legais e no seu impacte na gestão de empresas internacionais.
O cap 3 está associado ao objetivo 3, providenciando conhecimento sobre as principais teorias de internacionalização de empresas.
O cap 4 contribui para a prossecução dos objetivos 4 e 5, fornecendo conceitos fundamentais à compreensão dos processos e estratégias de internacionalização.
Os cap 5 a 10 contribuem para a concretização dos objetivos 6 e 7, contemplando a escolha dos países de destino (cap. 5), os diferentes modos de entrada (cap 6-8), as opções organizacionais (cap. 9) e a inserção em cadeias globais de valor (cap 10).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas o método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos relativos à disciplina. A discussão em sala de aula será utilizada para a interacção frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.