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Política Económica 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Concluída esta unidade curricular o aluno deverá:
1. identificar os principais instrumentos de política económica;
2. compreender o processo de elaboração da política económica;
3. compreender as diferenças e complementaridades da análise económica e política;
4. compreender e utilizar os principais conceitos da teoria da política económica;
5. compreender e aplicar a teoria da política económica
6. desenvolver a análise crítica dos impactes da política económica e compreender os debates actuais.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia, Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira e Crescimento Económico

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas.
A componente teórica é essencialmente caraterizada pela exposição oral dos conteúdos programáticos, sendo incentivada a participação dos alunos a partir de métodos ativos de ensino. Para o aprofundamento das matérias desenvolvidas os alunos deverão ler diversos capítulos de livros seminais.
A componente prática tem como principal objetivo aplicar a matéria teórica lecionada.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais de Política Económica
1.1. Noção de política económica
1.2. Objectivos, instrumentos e condicionantes da política económica
1.3 Escolha colectiva e decisão política
1.4. Método e modelos de política económica
1.5. Desafios na execução da política económica
1.6. Limites da política económica

2. Políticas Orçamental e Fiscal
2.1. Política Orçamental
2.2. Política Fiscal

3. Políticas Monetária e Cambial
3.1. Política Monetária
3.2. Política Cambial

4. Políticas de Crescimento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bénassy-Quéré, Agnès, Coeuré, Benoît, Jacquet, Pierre and Pisani-Ferry, Jean (2010), Economic Policy: Theory and Practice, Oxford University Press.

Bibliografia Complementar

Grossman, Richard S. (2013), WRONG: Nine Economic Policy Disasters and What We Can Learn from Them, Oxford University Press

Mateus, Augusto (1994), Política Económica: Notas metodológicas, ISEG, Lisboa.

OECD (2011), OECD AT 50 Evolving Paradigms in Economic Policy Making, in: Economic Outlook, OECE, Paris.

Pinto, A. Mendonça (1999), Política Económica em Portugal e na Zona Euro, Principia, Cascais

Planificação Semanal

Semanas 1 - 4: Capítulo 1
Semanas 5 - 7: Capítulo 2
Semana 8: Revisões e teste
Semanas 9 - 11: Capítulo 3
Semanas 12 - 15: Capítulo 4

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos do programa foram desenhados para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos e actualizados nos principais temas da política económica.
Objectivo 1 - todos os capítulos
Objectivo 2 - capítulo 1
Objectivo 3 - capítulo 1
Objectivo 4 - todos os capítulos
Objectivo 5 - capítulos 2-4
Objectivo 6 - capítulos 2-4

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A componente teórica das aulas permite aos alunos contextualizar a Política Económica como uma aplicação avançada de questões micro e macro económicas. A componente prática das aulas permite aos alunos interpretar os vários indicadores económicos e perceber as suas implicações. O sistema de avaliação adotado na unidade curricular fomenta a análise e discussão dos problemas na aula e valorizar a capacidade de análise e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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