Como chegar
|
Contactos

Desenvolvimento de Sistemas de Informação 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Reconhecer o posicionamento dos sistemas de informação na organização
ii. Reconhecer a importância dos paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
iii. Definir os objetivos da análise orientada a objetos
iv. Descrever os conceitos, técnicas e modelos associados à análise orientada a objetos
v. Enumerar e utilizar os modelos de UML: Casos de Uso, Diagrama de Classes e Diagrama de Sequência
vi. Enumerar e avaliar diferentes tipos de métodos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
vii. Enumerar e avaliar diferentes modelos de maturidade de Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se a frequência das seguintes unidades curriculares:
i. Sistemas de Informação;
ii. Organização de Empresas;
iii. Programação Orientada a Objetos.

Método de Ensino

Recorrer-se-á ao método expositivo, pretendendo-se contudo a participação ativa dos estudantes através da interpelação direta entre o docente e os estudantes e vice versa. Os estudantes resolverão também Casos de Estudo que os aproximem de situações do mundo real. O método demonstrativo será utilizado para demonstrar o funcionamento/operacionalização de uma ferramenta de gestão e modelação de requisitos. Paralelamente será desenvolvido um projeto e grupo cujo objetivo é aquisição do conhecimento prático em ambiente colaborativo e de simulação. O projeto irá ter vários momentos de avaliação.

Conteúdos Programáticos

1.Posicionamento dos sistemas de informação na organização
2.Paradigmas de desenvolvimento de sistemas de informação
3. Análise Orientada a Objetos
3.1. Conceitos gerais
3.2. Unified Modeling Language - UML
3.3. Diferentes modelos de UML: casos de uso, classes e sequência
4. Métodos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
5. Modelos de maturidade do Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Dennis, A., Wixom, B. H. and Tegarden, D. (2012) Systems Analysis and Design with UML 4th Edition, Wiley, USA.
Lopes, F.C., Morais, M.P. e Carvalho, A.J. (2009), Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Lidel Editora de Informática, Portugal.
Nunes, M. e O'Neill, H. (2004) Fundamental de UML - 7ª Edição, FCA Lisboa, Portugal.
Silva, A. e Videira, C. (2005) UML - Metodologias e Ferramentas CASE – Vol. 1 Vol. 2, Centro Atlântico, Famalicão, Portugal.

Bibliografia Complementar

CMMI Institute and Clearmodel (2016) CMMI Institute - the home of Capability Maturity Model Integration. Disponível em http://cmmiinstitute.com
Fowler, M. (2004) UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, Addison-Wesley, USA.
Kruchten, P. (2003) The Rational Unified Process: An Introduction, Addison-Wesley, USA.
Object Management Group (2016) Introduction To OMG's Unified Modeling Language (UML). Dsponível em http://www.omg.org/gettingstarted/what_is_uml.htm
Object Management Group (2016). Unified Modeling Language: Superstructure - version 2.4.1. Disponível em http://www.omg.org

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação
Semana 2
Posicionamento dos sistemas de informação na organização
Processo de desenvolvimento de sistemas de informação
Engenharia de requisitos; Requisitos - Revisões
Semana 3
Análise Orientada a Objetos
UML
Diagrama de Casos de Uso
Semana 4
Diagrama de Casos de Uso. Resolução de casos práticos
Semana 5
Descrição de Casos de Uso. Resolução de casos práticos
Semana 6
Teste
Diagrama de Classes. Resolução de casos práticos
Semana 7
Apresentação/Defesa do Projeto-Componente #1
Diagrama de Classes. Resolução de casos práticos
Semana 8
Diagrama de Sequência. Resolução de casos práticos
Semana 9
Casos Práticos Completos de UML
Semana 10
Casos Práticos Completos de UML
Médodos de DSI
Semana 11
Apresentação/Defesa do Projeto-Componente #2
Métodos de DSI
Semana 12
Modelos de Maturidade de DSI
Semana 13
Modelos de Maturidade de DSI
Semana 14
Revisões
Teste Escrito
Semana 15
Apresentação/Defesa do Projeto-Final

Coerência do programa para com os objetivos

Os tópicos programáticos 1 e 2 permitirão ao estudante reconhecer o posicionamento dos sistemas de informação na organização e a importância dos paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. O tópico 3 permitirá ao estudante conhecer os objetivos da análise orientada a objetos, descrever os conceitos, técnicas e modelos associados à análise orientada a objetos e enumerar e utilizar os modelos de UML: Casos de Uso, Classes e Sequência. A enumeração e a avaliação dos métodos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e dos modelos de maturidade de desenvolvimento de sistemas de Informação serão atingidos através dos tópicos programáticos 4 e 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas expositivas serão abordados os conceitos, paradigmas e técnicas fundamentais de Desenvolvimento Sistemas de Informação, tendo em vista proporcionar aos alunos uma base sólida que lhes permita atuar no âmbito dos sistemas atuais. Pretende-se que cada conceito, paradigma ou técnica apresentado/analisado seja posto em prática através de resolução de Estudo de Casos e de um Projeto. O método demonstrativo permitirá ao estudante saber utilizar uma ferramenta de gestão e modelação de requisitos. As aulas decorrerão em contexto de trabalho colaborativo, onde as capacidades de trabalho colaborativo serão desenvolvidas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.