Como chegar
|
Contactos

Introdução à Economia 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

Descrever os principais conceitos relacionados com a ciência económica e o funcionamento e a necessidade de existência de economias mistas.

Descrever as noções básicas do funcionamento dos mercados em concorrência perfeita, bem como as consequências para os mercados da intervenção estatal.

Descrever o âmbito da Macroeconomia, o sistema actual de medição da actividade económica, e as principais variáveis de referência para o macroeconomista.

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum

Método de Ensino

Método Expositivo
Método Interrogativo
Método da Sala de Aula Invertida

Conteúdos Programáticos

1. Princípios Básicos da Economia
1.1. Fundamentos da Economia
1.2. Eficiência e a Fronteira de Possibilidades de Produção.
1.3. Economias Mistas: O Mercado e o Governo

2. Microeconomia
2.1. Lei da Procura e Curva da Procura
2.2. Lei da Oferta e Curva da Oferta
2.3. Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
2.4. Elasticidades
2.5. Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços

3. Macroeconomia
3.1. Macroeconomia e Medição da Actividade Económica
3.2. Índices de Preços e Inflação
3.3. Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Samuelson, Paul e Nordhaus, William. (2009) Economia. Lisboa: McGraw-Hill, 19ª edição.

Bibliografia Complementar

Mankiw, N. Gregory (2014), Introdução à Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana – Cengage Learning.

Planificação Semanal

1.

Apresentação
1.1 Fundamentos da Economia

2.

1.2 Eficiência e a Fronteira de Possibilidades de Produção.

3.

1.2 Eficiência e a Fronteira de Possibilidade de Produção (Continuação)

4.

1.3 Economias Mistas: O Mercado e o Governo


5.

2.1 Lei da Procura e Curva da Procura
2.2 Lei da Oferta e Curva da Oferta


6.

2.3 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social

7.

2.4 Elasticidades

8.

2.5 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços.

9.

Revisão de Conteúdos para o Primeiro Teste da Avaliação Contínua.
Primeiro Teste da Avaliação Contínua

10.

3.1 Macroeconomia e Medição da Actividade Económica

11.

3.2 Índices de Preços e Inflação

12.

3.2 Índices de Preços e Inflação (Continuação)

13.

3.3 Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano

14.

3.3 Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano

15.

Revisão de conteúdos para o segundo teste da avaliação Contínua
Segundo teste da avaliação contínua.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram preparados para dar resposta aos objetivos identificados para a unidade curricular. O primeiro objetivo é atingido através dos conteúdos presentes no capítulo 1. De igual forma, o segundo objectivo da unidade curricular é explicado através dos conteúdos presentes no capítulo 2. À prossecução do terceiro objectivo é satisfeita através dos conteúdos programáticos presentes no capítulo 3.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Com o método expositivo pretende-se dar uma primeira explicação dos conteúdos da unidade curricular. Dada a grande aplicabilidade da matéria a exercícios mais práticos e a relação existente entre os conteúdos e o “mundo real”, com a metodologia interrogativa o docente procura perceber se os alunos atingiram os objectivos propostos à medida que a exposição dos conteúdos é feita. Com a metodologia da Sala de Aula Invertida, o professor colocará os alunos no final de cada capítulo, através da plataforma kahoot, a responder em conjunto questões de escolha múltipla, colocando os alunos com respostas correctas a explicar as suas escolhas ao resto da turma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.