Como chegar
|
Contactos

Estatística 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de:
i. A partir das noções de Estatística Descritiva: analisar e interpretar um conjunto de dados (revisões) e estabelecer a possível relação existente entre dois conjuntos de dados quantitativos para realizar previsões.
ii. Interpretar, analisar e aplicar a Teoria das Probabilidades a diferentes problemas práticos.
iii. Definir, classificar e utilizar variáveis aleatórias.

O estudante deve ser capaz de realizar inferências estatísticas no âmbito das unidades curriculares que a sucedem (Métodos Quantitativos e Econometria), construídas a partir das noções básicas de Estatística Descritiva e de Teoria da Probabilidade.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de Matemática e Estatística Descritiva.

Método de Ensino

Exposição e debate a partir de casos práticos.
Utiliza-se o método expositivo para a lecionação dos conteúdos programáticos complementado com a apresentação de exemplos de aplicação prática.

Conteúdos Programáticos

1)Estatística Descritiva
1.1 Conceitos fundamentais (revisão): dados, população/amostra e variáveis.
1.2 Distribuições univariadas (revisão): Distribuições de frequências, representações gráficas e medidas descritivas (localização, dispersão).
1.3 Distribuições bivariadas: correlação e regressão simples.
2)Teoria da Probabilidade
2.1 Introdução: experiências aleatórias; espaço de resultados e acontecimentos.
2.2 Conceitos de Probabilidade: frequencista, clássica (breves revisões de Cálculo Combinatório)e axiomática.
2.3 Probabilidade Condicionada. Teoremas da Probabilidade Composta, Total e de Bayes. Independência.
3)Variável Aleatória
3.1 Variável aleatória unidimensional: definição e classificação das variáveis.
3.2 Função de distribuição (propriedades).
3.3 Função probabilidade de uma variável aleatória discreta. Função densidade de probabilidade de uma variável aleatória contínua.
3.4 Valor esperado. Variância, desvio padrão e coeficiente de variação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Murteira, B., Ribeiro, C., Andrade e Silva, J., Pimenta, C. Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Escolar Editora.

Magalhães, F., Oliveira, C. e Silva, E. (2017). Estatística Descritiva aplicada à Gestão: uma análise exploratória dos dados. Vida Económica.

Bibliografia Complementar

Newbold, P., Carlson, W. and Thorne, B. (2013). Statistics for Business and Economics. 8ª edição, Pearson.

Pedrosa, A. e Gama, S. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3ª edição, Porto Editora.

Figueiredo,F., Figueiredo, A., Ramos, A. e Teles,P. (2009) Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora.

Afonso, A. e Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora.

Guimarães, R. C. e Sarsfield Cabral, J. A.(2010) Estatística, Editora: Verlag Dashofer (Portugal).

Paulino, C. D. e Branco, J. (2006) Exercícios de Probabilidade e Estatística, Escolar Editora.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação dos conteúdos programáticos, das fontes de informação e dos métodos de avaliação da UC. Revisões sobre variáveis estatísticas discretas: dados brutos, distribuições de frequências, representações gráficas, medidas descritivas de localização e dispersão.
Semana 2: Continuação da revisão de variáveis estatísticas discretas. Aplicação prática.
Semana 3: Revisões sobre variáveis estatísticas contínuas: distribuições de frequências, representações gráficas, medidas descritivas de localização e dispersão. Aplicação prática.
Semana 4: Diagrama de dispersão. Covariância. Coeficiente de correlação de Pearson; Aplicação prática.
Semana 5: Regressão simples. Coeficiente de determinação. Aplicação prática.
Semana 6: Teoria da Probabilidade: experiências aleatórias; espaço de resultados; acontecimentos. Álgebra de acontecimentos.
Semana 7: Teoria da Probabilidade: propriedades das operações com acontecimentos. Definição Frequencista e Clássica (revisões de Cálculo Combinatório: combinações, arranjos, permutações).
Aplicação prática.
Semana 8: Definição Axiomática de Probabilidade (teoremas fundamentais). Aplicação prática.
Semana 9: Probabilidade Condicionada. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes. Aplicação prática.
Semana 10: Teoria da Probabilidade (cont.). 1º Teste.
Semana 11: Variáveis aleatórias - definição e classificação das variáveis.
Semana 12: Função de Distribuição. Aplicações práticas.
Semana 13: Função probabilidade. Função densidade de probabilidade. Aplicações práticas.
Semana 14: Valor médio. Variância e desvio padrão.
Aplicações práticas das medidas estudadas.
Semana 15: Aplicações práticas.

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objetivo i) da U.C. contribui o ponto 1) do programa. Os pontos 1.1 e 1.2 permitem ao aluno recordar os conceitos básicos de Estatística Descritiva (analisar, reduzir e interpretar dados quantitativos univariados). Para (i) contribui ainda o ponto 1.3 que permite obter um conhecimento básico sobre dados bivariados.
Para o objetivo ii) da U.C. contribui o ponto 2) do programa. A aprendizagem dos conceitos de Teoria da Probabilidade, pontos 2.1 a 2.3 do programa, permitem aos alunos obter um conhecimento sólido nesta área e contribui para sensibilizar estes para o papel específico das Probabilidades na tomada de decisão(objetivo ii). Para o objetivo iii) contribui diretamente o ponto 3).
Além disso, os conteúdos desta U.C. permitem ao aluno criar competências práticas através da realização de vários exercícios práticos, para realizarem inferências estatísticas no âmbito das U.C. que a sucedem.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos expositivo e participativo são utilizados para atingir os objectivos (i) a (iii). Estes são alcançados através da combinação da exposição teórica, análise crítica e discussão de alguns exemplos e exercícios práticos, de modo participativo, isto é, elaborados e discutidos por todos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipa  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)