Como chegar
|
Contactos

Seminário 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

- Avaliar a evolução do corpo de conhecimento na área dos SI/TI
- Defender posições relativamente à evolução e ao papel dos sistemas e tecnologias de informação na sociedade e nas organizações
- Desenvolver o espirito crítico
- Desenvolver a comunicação oral

Pré-Requisitos Recomendados

Nâo tem.

Método de Ensino

Recorrer-se-á a brainstorming e palestras, proferidas por especialista da academia (nacional e internacional) e indústria, sendo sempre gerado debate sobre os diferentes temas definidos em cada ano letivo. Cada aluno escolherá um tópico que o terá de desenvolver e apresentar sobre a forma de relatório e oralmente.

Elementos de avaliação:
Um trabalho individual (TI) sobre um dos temas abordados numa das sessões.

Período de Avaliação Normal
Nota Final = TI * 100%

Período de Avaliação de Recurso e Especial
Nota Final = TI * 100%

Conteúdos Programáticos

O Seminário estruturar-se-á em torno de eixos temáticos devidamente articulados e cobrindo áreas emergentes SI/TI sendo os temas definidos anualmente.
No presente ano letivo os temas a serem abordados serão:
- Smart Cities;
- Acessibilidade Web;
- Industria 4.0;
- Cibersegurança nas oganizações;
- Construção de Sistemas interactivos resilientes.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A bibliografia é indicada por cada interveniente nas sessões.

Bibliografia Complementar

Chourabi, H., Nam, T., Walker, S., Gil-Garcia, J. R., Mellouli, S., Nahon, K., & Scholl, H. J. (2012, January). Understanding smart cities: An integrative framework. In System Science (HICSS), 2012 45th Hawaii International Conference on (pp. 2289-2297). IEEE.

Aizpurua, A., Harper, S., & Vigo, M. (2016). Exploring the relationship between web accessibility and user experience. International Journal of Human-Computer Studies, 91, 13-23.

Martinie, C., Palanque, P., Fahssi, R., Blanquart, J. P., Fayollas, C., & Seguin, C. (2016). Task model-based systematic analysis of both system failures and human errors. IEEE Transactions on Human-Machine Systems, 46(2), 243-254.

Safa, N. S., Von Solms, R., & Furnell, S. (2016). Information security policy compliance model in organizations. computers & security, 56, 70-82.

Lasi, H., Fettke, P., Kemper, H. G., Feld, T., & Hoffmann, M. (2014). Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering, 6(4), 239.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

Esta unidade curricular é anualmente definidas e planeada como um conjunto de sessões de brainstorming e de palestras. As sessões são asseguradas por especilialistas de universidade nacionais e internacionais, onde partilham o conhecimento sobre os temas de investigação. Através destas sessões e do debate gerado em cada uma, os
estudantes conseguirão avaliar a evolução do corpo de conhecimento na área dos SI /TI, e defender publicamente os seus pontos de vistas relativamente a estas áreas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A participação ativa de todos os estudantes em cada um dos seminários, leva ao desenvolvimento do espírito
crítico e criativo de cada um deles. A produção de um relatório e respetiva apresentação oral de cada
estudante, leva à utilização específica das valências ensinadas em cada um dos seminários nos diversos
temas propostos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.