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Marketing Estratégico e Operacional 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

i. Evidenciar consciência da relevância do papel e da prática do Marketing como função da Gestão, filosofia da organização e fonte de criação de valor.
ii. Distinguir decisões estratégicas de decisões operacionais.
iii. Explicar modelos e ferramentas de Marketing que podem ser usados como vantagem competitiva sustentável das organizações.
iv. Conhecer o conceito e as caraterísticas do marketing digital
v. Identificar problemas de Marketing, propondo soluções estratégicas inovadoras e planos operacionais adequados
que constituam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
vi. Conhecer e saber implementar a estratégia de gestão de relacionamentos com clientes (CRM).
vii. Elaborar um Plano de Marketing.

Pré-Requisitos Recomendados

N.d.

Método de Ensino

Método expositivo para a construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e ferramentas
de Marketing a situações concretas.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de casos reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Seminários com convidados reconhecidos no cenário empresarial para demonstração da implementação concreta de
ferramentas estudadas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos
futuros.

Conteúdos Programáticos

a. Marketing: relevância e âmbito.
b. Orientação da empresa para o mercado.
c. O Marketing como processo de criação de valor.
d. Marketing estratégico e Marketing operacional: diferenças e complementaridade.
e. Seleção do mercado alvo
e posicionamento: processo de segmentação, posicionamento do produto e padronização
versus customização.
f. Definição do Marketingmix.
g. Desenvolvimento de um programa de Marketing integrado para maximização do valor ao cliente.
h. Satisfação e fidelização dos clientes.
i. Antecipação e adaptação à mudança.
j. Relacionamento marca-cliente.
k. Estratégias e ferramentas de Customer Relationship Management.
l. Componentes fundamentais do Plano de Marketing.
m. Conceitos de marketing Digital: Diferenças e oportunidades.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ANDRESON, Chris (2009), Free: O future é gratis, Actual Editora
CHERNEV, Alexander (2014), Strategic Marketing Management, 8th. Edition, Cerebellum Press
HOLIDAY, Ryan (2014), Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising, Portfolio
KINGSNORTH, Simon (2016), Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing, Kogan Page
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. (2010), Marketing 3.0 from products to Customers to the Human Spirit, Wiley
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan, SETIAWAN, Iwan (2016), Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, Wiley
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin (2012), Marketing Management, 14th Edition, Prentice Hall

Bibliografia Complementar

BUTLE, Francis, MAKLAN, Stan (2015), Customer Relationship Management: Concepts and Tecnhologies, 3rd. Edition, Routledge
CONRADO, A. (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital. Texto Editores
CRAVENS, David (2008), Marketing Estratégico, 8ª Edição, McGraw Hill
MARQUES, V (2016). Marketing Digital 360, Actual Editora
RYAN, Damian, CALVIN, Jones (2009), Undestanding Digital Marketing: Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation. London: Kogan Pagem, Print.

Planificação Semanal

Aula 1. Marketing: relevância e âmbito.
Aula 2. Orientação da empresa para o mercado.
Aula 3. O Marketing como processo de criação de valor.
Aula 4. Marketing estratégico e Marketing operacional: diferenças e complementaridade.
Aula 5. Seleção do mercadoalvo e posicionamento: processo de segmentação, posicionamento do produto e padronização versus customização.
Aula 6. Seminário
Aula 7. Definição do Marketingmix.
Aula 8. Desenvolvimento de um programa de Marketing integrado para maximização do valor ao cliente.
Aula 9. Satisfação e fidelização dos clientes.Antecipação e adaptação à mudança.
Aula 10. Seminário
Aula 11. Relacionamento marca-cliente.
Aula 12. Estratégias e ferramentas de Customer Relationship Management.
Aula 13. Componentes fundamentais do Plano de Marketing
Aula 14. Conceitos de marketing Digital: Diferenças e oportunidades.
Aula 15. Seminário.

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo i. é atingido através dos conteúdos programáticos a. a c.. O objetivo ii. é conseguido via conteúdo programático d.. O terceiro objetivo é refletido nos conteúdos e. e f.. O conteúdo descrito em g. vai ao encontro do objetivo v.. O quinto objetivo é atingido através dos conteúdos programáticos h. a k.. Finalmente, o último objetivo corresponde ao último conteúdo programático. O objetivo iv é atingido através do ponto m.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Método expositivo para a construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e ferramentas
de Marketing a situações concretas.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de casos reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Seminários com convidados reconhecidos no cenário empresarial para demonstração da implementação concreta de ferramentas estudadas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos
futuros.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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