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Marketing 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:
Analisar problemas de Marketing e propor soluções.
Desenhar uma oferta para o mercado de consumo, tendo subjacente a estratégia da organização.
Criar uma estratégia de Marketing MIX.

Pré-Requisitos Recomendados

N.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao marketing.
2. A evolução do marketing. O marketing moderno.
3. Love Brands. A gestão das emoções na comunicação.
4. Criação e gestão da Marca.
5. Conhecimento dos clientes e da concorrência.
6. As principais variáveis do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processos,
Ambiente Físico.
7. As grandes opções estratégicas: segmentação, posicionamento, diferenciação.
8. O Plano de Marketing.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BRITO, Carlos e LENCASTRE, Paulo (org), Novos Horizontes do Marketing (2014), Publicações D. Quixote.
Kotler, P. (2012). Marketing management (2nd European ed.). New York: Pearson.
Lencastre,Paulo (2005). O livro da marca. Dom Quixote.
Mercator da Língua Portuguesa – Teoria e Prática do Marketing, vários autores, 2015.

Bibliografia Complementar

David Aaker, Joachimsthaler (2007). Liderança de Marca, Publico-Comunicação.
KOTLER, Philip (2010), Marketing para o Séc. XXI, 6ª edição, Editorial Presença
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. (2010), Marketing 3.0 - from products to Customers to the
Human Spirit, Wiley
Tavares, Victor, “Gestão de Marcas”, 2016, Escolar Editora

Planificação Semanal

1. Introdução ao marketing.
2. A evolução do marketing. O marketing moderno.
3. Enquadramento organizacional da função de Marketing.
4. Marketing Tático e Estratégico. Conhecimento dos clientes e da concorrência.
5. Love Brands.
6. As principais variáveis do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processos,
Ambiente Físico, Marca.
7. As principais variáveis do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processos,
Ambiente Físico, Marca.
8. As grandes opções estratégicas: segmentação, posicionamento, diferenciação.
9. O Plano de Marketing.
10.O Plano de Marketing.
11. Plano de Marketing.
12. Apresentação de trabalhos.
13. Apresentação de trabalhos.
14. Apresentação de trabalhos.
15. Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância do
Marketing na gestão organizacional. Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está
estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, nomeadamente ao
nível de cada um dos elementos do Marketing-mix e da sua relevância para o Plano de Marketing. Os
conteúdos programáticos permitem ao aluno desenvolver uma visão integrada do Marketing na organização e
sua relação com as demais funções, e ainda compreender e analisar problemas de Marketing.
Assim, o 1º objetivo é atingido pelos conteúdos 1, 2 e 3 do programa; o 2º pelos conteúdos 4 e 5; ao último objetivo correspondem os conteúdos 6, 7 e 8.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo e a aplicação de métodos ativos e demostrativos permitem aos alunos por em prática os conceitos e ferramentas apresentados e a sua aplicação a problemas de Marketing reais.
Adicionalmente, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar processos autónomos de aprendizagem e investigação, a metodologia de ensino desenvolve as capacidades de análise
crítica e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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