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Gestão da Qualidade 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de…

* Explicar os princípios fundamentais da Gestão pela Qualidade Total.
* Desenvolver competências que lhe permitam integrar-se com facilidade em organizações que adotam ou venham a adotar a Gestão pela Qualidade Total.
* Desenvolver, implantar, analisar e melhorar continuamente os Sistemas de Gestão da Qualidade
* Conhecer e explicar os outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho).
* Desenvolver competências de trabalho e de investigação individual, bem como a apresentação e discussão de trabalhos.

Pré-Requisitos Recomendados

N.d.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos de trabalho colaborativo e métodos ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos básicos de Gestão da Qualidade.
2. Custos da Qualidade.
3. Sistema Português da Qualidade.
4. Técnicas, Ferramentas e Metodologias da Qualidade.
5. Sistemas de Gestão Ambiental.
6. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
7. Gestão da Qualidade Total.
8. Modelos de Excelência e Prémios de Qualidade.
9. Gestão da Qualidade nos Serviços.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Branco,Rui Fazenda (2012),O Movimento da Qualidade em Portugal O contributo da gestão da qualidade para a gestão global das organizações, Edição/reimpressão, Edições Vida Económica.
David L.Goetsche Stanley Davis(2012), Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality, 7th Edition, Prentice Hall
Romana, Fernando (2013), O Gestor Lean, edições IPAM

www.apq.pt (Associação Portuguesa para a Qualidade)
www.asq.org (American Society for Quality)
www.caf.dgaep.gov.pt (Estrutura Comum de Avaliação – Common Assessment Framework)
www.efqm.org (European Foundation for Quality Management)
www.ipq.pt (Instituto Português da Qualidade)
www.iso.ch (International Organization for Standardization)

Bibliografia Complementar

Feigenbaum, A. (1991), “Total Quality Control”, 3rd. Ed., McGraw-Hill.
Juran, Joseph e Gryna, F. (1993), “Quality Planning and Analysis”, 3rd. Ed. McGraw-Hill.
Pinto, A. e Soares, I. (2009), “Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação”, Ed. Sílabo.
Saraiva, M. e Teixeira, A. (2009), “A Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar”, Ed. Sílabo.

Planificação Semanal

1 Apresentação: programa, bibliografia, avaliação. Regras para a elaboração de trabalhos. Conceitos básicos.
2 Introdução à Gestão da Qualidade: conceitos básicos. Análise de um caso.
3 Principais filosofias da Qualidade. Análise de casos.
4 Custos da Qualidade. Análise de casos.
5 Movimento da Qualidade em Portugal. Análise de casos.
6 Sistema Português da Qualidade. Análise de casos.
7 Família das normas ISO 9000. Análise de casos.
8 Técnicas, Ferramentas e Metodologias da Qualidade.
9 Sistemas de Gestão Ambiental.
10 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
11 Gestão da Qualidade Total. Modelos de Excelência e Prémios de Qualidade.
12 Gestão de Reclamações. Apresentação de trabalhos.
13 Gestão da Qualidade nos Serviços. Apresentação de trabalhos.
14 Apresentação de trabalhos.
15 Apresentação de trabalhos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância da Gestão da Qualidade.
Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está estruturado de forma a permitir a compreensão de cada área da Gestão da Qualidade e o relacionamento com outros Sistemas de Gestão.
Os conteúdos programáticos permitem ao aluno desenvolver uma visão integrada desta área na vida das empresas.
O 1º objetivo é desenvolvido nos conteúdos 1 e 7 do programa; o 2º nos conteúdos 2, 8 e 9; o 3º nos 2º e 4º; o 4º objetivo nos conteúdos 5º e 6º.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria, com a participação dos alunos, e a aplicação de métodos ativos e demostrativos permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e a aplicação a situações reais.
O sistema de avaliação adotado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar processos autónomos de aprendizagem e investigação, desenvolve as capacidades de análise crítica e de argumentação do aluno

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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