Como chegar
|
Contactos

Economia e Gestão da Inovação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender a relevância dos investimentos em I&D para o reforço da cultura de inovação e do seu contributo para o negócio;
2. Saber aplicar os modelos e instrumentos para melhorar a capacidade inovadora;
3. Compreender a inovação aberta e saber valorizar as suas especificidades;
4. Reconhecer a inovação social e saber aplica-la;
5. Saber realizar autodiagnóstico á capacidade inovadora das organizações;
6. Saber implementar sistemas de gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Pré-Requisitos Recomendados

Concluída a UC Gestão das Organizações.

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Utiliza-se ainda uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1º. A inovação e os seus efeitos no desenvolvimento sustentado das organizações;
2º. Natureza e Classes de Inovação e abordagem aos Modelos de Inovação;
3º. Motivações e Constrangimentos à Inovação;
4º. Instrumentos de Auto Diagnóstico da Inovação;
5º. Abordagem à Inovação Social;
6º. Abordagem à Inovação Aberta;
7º. Abordagem aos Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Joe Tidd, Jonh Bessant and Keith Pavitt, Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, 2013, John Wiley & Sons;
Soumodip Sarkar, Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição, 2014, Escolar Editora;
Managing Innovation: Integrating Technological, Market And Organizational Change, by Joe Tidd John Bessant (Author), 2015
Manual do innovation Scoring da Cotec 2º. edição, 2017

Bibliografia Complementar

Ricado Vidigal da Silva e Ana Neves, Gestão de Empresas na Era do Conhecimento, 2003, Edições Silabo.
Jorge Vasconcellos Sá, Magda Pereira, Fátima Olão e Elizabeth Borges, COMO INOVAR – A minha empresa é o meu primeiro emprego, 2015, Grupo Editorial Vida Económica.

Planificação Semanal

1 e 2ª.Aula: A inovação e os seus efeitos no desenvolvimento sustentado das organizações;
3º. Aula: Motivações e Constrangimentos à Inovação;
4 e 5º. Aula: Natureza e Classes de Inovação e abordagem aos Modelos de Inovação;
6º. Aula: Seminário: Modelo de Inovação
7º.Aula: Abordagem à Inovação Social;
8º. Aula: Abordagem à Inovação Aberta;
9ª. Aula. Instrumentos de Auto Diagnóstico da Inovação;
10, 11 e 15ª. Aula. Abordagem aos Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação;
12ª. Aula: Seminário: Modelo de Inovação;
13ª. Aula: Execução e apresentação do poster;
14ª. Aula Execução do Innovation Scoring a um conjunto de empresas convidadas.

Coerência do programa para com os objetivos

Para os objetivos 1 e 4 contribuem as matérias lecionadas no ponto 1 do programa, os quais permitirão um desenvolvimento das competências dos alunos relativamente à compreensão do contexto e sua evolução. O objetivo 2 é assegurado pelas secções 2, 3 e 4 do programa que permitirão aos alunos compreender e implementar os Modelos de Inovação. Para o objetivo 3 contribuem as matérias lecionadas no ponto 5, 6 e 7 do programa, os quais permitirão ao aluno compreender e implementar os instrumentos de Gestão da Inovação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo será empregue para apresentar os principais conceitos subjacentes aos objetivos da UC. O método interrogativo, a resolução de exercícios práticos e a análise e discussão de casos de estudo têm como finalidade a aquisição de competências dos três objetivos da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.