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Sociedade da Informação e do Conhecimento 2017/2018

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
i. Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual
ii. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e saber selecioná-los de acordo com as necessidades
iii. Descrever as tendências e perspetivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iv. Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura
v. Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas em vários setores de atividade
vi. Compreender os aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos
vii. Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas Seminário utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Algumas aulas de Seminário serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado.
Nas aulas TP, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento
1.1. Perspetivas sobre os impactos das TI
1.2. Alteração das estruturas organizacionais e hábitos
1.3. A importância da informação
1.4. As TI estão a realizar funções anteriormente desempenhadas por seres humanos
2. Infraestruturas de TI
2.1. Componentes da infraestrutura de hardware
2.2. Plataformas de sofware
2.3. Plataformas móveis
2.4. Internet e redes de computadores
3. Aspetos sociais, éticos e legais das TI
4. Tecnologias emergentes e disruptivas
5. Ferramentas de suporte ao trabalho no contexto da licenciatura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Para todos os cursos:
Laudon, K. e Laudon, E. (2016) Management Information Systems – Managing the Digital Firm, 14th Edition, Person Edition Education Limited, England.
Williams, B. e Sawyer, S. C. (2015) Using Information Technology, 11/e, McGrawHill Higher Education.

Marques, P., Costa, N. (2013) Word 2013 fundamental, FCA.
Jesus, C. (2011) Exercícios de Word 2010 & 2007, FCA.


Cursos de Gestão, Economia e Informática:
Rodrigues , L. S. (2016). Utilização do EXCEL para Economia & Gestão, FCA.
Loureiro, H. (2013) EXCEL 2013 Macros & VBA, FCA.

Curso de Turismo:
Benckendorff, P. J., Sheldon, P.J., Fesenmaier, D.R. (2014), Tourism Information Technology, 2nd Edition, CABI Tourism.

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

A planificação semanal está disponível na área da unidade curricular de cada curso no Moodle.

Coerência do programa para com os objetivos

O obj. (i) é endereçado pelo ponto (1) do programa. O obj. (ii) é visado pelo ponto (2), uma vez que o aluno ficará a conhecer as características diferenciadoras dos diferentes tipos de infraestrs. TI existentes. O obj. (vi) é assegurado por (3), uma vez que o aluno conseguirá identificar as implicações éticas e legais inerentes à utilização das TI em diferentes contextos. O ponto (4) contribuirá para a satisfação dos objs (iii), (iv) e (v), dado que o aluno conseguirá, numa 1ª. fase, reconhecer as tendências e perspetivas de evolução das TI. O aluno compreenderá ainda as vantagens da utilização dessas tecnologias em vários setores de atividade, identificando aplicações no endereçamento de problemas em vários domínios. Finalmente, o ponto (5) permitirá a concretização do obj. (vii) criando competências práticas através da realização de vários exercícios tipo e de um proj. prático que endereçará um problema organizacional no contexto da licenciatura.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interação frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais. O visionamento de vídeos e as apresentações por parte de empresas serão utilizados para os alunos obterem conhecimentos complementares de alguns tópicos lecionados, assim como de soluções e aplicações utilizadas no mercado.
A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos em situações reais de contextos organizacionais. O desenvolvimento do projeto prático tem como

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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