Como chegar
|
Contactos

Sistemas Operativos 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

• Descrever os objetivos e funcionalidades de um sistema operativo, e identificar as abstrações principais que ele fornece
• Descrever o funcionamento dos componentes essenciais de um sistema operativo, a forma como esses componentes interagem entre si, e os algoritmos fundamentais usados na sua implementação
• Desenvolver programas para configurar o sistema em ambiente Linux
• Executar tarefas básicas de administração de acordo com políticas de segurança
• Analisar os diferentes objetivos contraditórios na conceção de um sistema operativo

Pré-Requisitos Recomendados

Sem pré-requisitos obrigatórios.

É aconselhável, porém, que os alunos possuam:
• conhecimentos básicos da linguagem de programação C (Algoritmia e Programação);
• conhecimentos básicos da linguagem de programação Java (Programação Orientada a Objetos);
• noções sobre os principais subsistemas de um computador pessoal (Arquitetura e Organização de Computadores).

Método de Ensino

Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo para apresentar os diferentes conceitos teórico-práticos. Serão também apresentados exemplos que ajudem à compreensão dos tópicos. As aulas laboratoriais são dedicadas à configuração de sistemas, à programação para desenvolver pequenos programas que usam as chamadas ao sistema do SO, e à administração e segurança. Apelar-se-á à participação ativa de todos os estudantes.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito e panorâmica geral de um sistema operativo;

2. Processos: noção, descrição e estados;

3. Concorrência entre processos: exclusão mútua, sincronização, inanição e encravamentos;

4. Escalonamento de processos: algoritmos para uniprocessador e multiprocessador;

5. Gestão de memória e memória virtual;

6. Sistemas de entrada/saída;

7. Sistema de ficheiros;

8. Configuração do sistema;

9. Noções sobre administração e segurança do sistema.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• Modern Operating Systems, Andrew S. Tanenbaum, Herbert Bos, 4ª edição, Prentice Hall, 2014
ISBN-10: 013359162X ISBN-13: 978-0133591620

• Operating Systems: Internals and Design Principles, William Stallings, 8ª edição, Prentice Hall, 2014
ISBN-10: 0133805913 ISBN-13: 978-0133805918

• Introdução aos sistemas operativos: http://www.youtube.com/watch?v=wn3vLhfGTJA

• História do Windows: http://www.youtube.com/watch?v=fI9SPjFQgDk

Bibliografia Complementar

• Operating System Concepts, Abraham Silberschatz, Peter B. Galvin, Greg Gagne, 9ª edição, John Wiley & Sons, 2012
ISBN-10: 0471694665 ISBN-13: 978-0471694663

• Computer Systems: A Programmer's Perspective, Randal E. Bryant, David R. O'Hallaron, 2ª edição, Addison-Wesley, 2010
ISBN-10: 0136108040 ISBN-13: 978-0136108047

Planificação Semanal

1. Apresentação.
2. Conceito e panorâmica geral de um sistema operativo.
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
3. Processos: noção, descrição e estados.
• Concorrência entre processos: exclusão mútua, sincronização, inanição e encravamentos.
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
4. Escalonamento de processos: algoritmos para uniprocessador e multiprocessador.
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
5. Gestão de memória e memória virtual.
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
6. Sistemas de entrada/saída e sistema de ficheiros.
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
7. O sistema operativo Linux
• Exercícios com comandos do sistema operativo Linux.
• Teste escrito
8. O sistema operativo Windows
• Exercícios com comandos do sistema operativo Windows.
9. Linguagem de programação Java
• Exercícios com comandos do sistema operativo Windows.
10 Linguagem de programação Java
• Exercícios sobre threads e processos.
11. Administração e segurança
• Exercícios de configuração do sistema.
12. Administração e segurança
• Instalação de serviços de rede.
13. Linguagem C
• Instalação de serviços de rede.
14. Linguagem C
• Exercícios em Linguagem C.
15. Teste escrito
• Apresentação dos trabalhos práticos

Nota: As datas dos testes estão condicionadas à publicação do mapa de avaliações, podendo ser alteradas.

Coerência do programa para com os objetivos

• Através da introdução aos sistemas operativos os estudantes ficarão com conhecimentos fundamentais para descrever as funções e a estrutura geral de um sistema operativo, e identificar as abstrações principais que ele fornece.
• Através da gestão de processos, gestão de memória, sistemas de entrada/saída e sistema de ficheiros os estudantes descreverão o funcionamento dos componentes essenciais de um sistema operativo, a forma como esses componentes interagem entre si e os algoritmos fundamentais usados na sua implementação.
• A programação de sistema permitirá que os estudantes sejam capazes de desenvolver programas que usem e explorem o sistema operativo Linux.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

• Através do método expositivo, da resolução de exercícios práticos e de trabalho laboratorial, será possível os estudantes descreverem as funções e a estrutura geral de um sistema operativo, e identificar as abstrações principais que ele fornece, bem como o funcionamento dos componentes essenciais de um sistema operativo, a forma como esses componentes interagem entre si e os algoritmos fundamentais usados na sua implementação.
• Através do método expositivo, da elaboração de um trabalho de grupo e da resolução de exercícios práticos os estudantes serão capazes de desenvolver programas que usem e explorem o sistema operativo Linux.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.