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Fiscalidade 2016/2017

  • 2 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

corpo docente

Objetivos

Com esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de dominar conhecimentos básicos e multidisciplinares no âmbito da fiscalidade.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Realização de exercícios práticos.
Estímulo à discussão de casos na aula.

Conteúdos Programáticos

Módulo I: Noções Fundamentais de Fiscalidade
Módulo II: Estudo dos principais impostos do sistema fiscal português:
II.1. Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) e o Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias (RITI);
II.2. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRC).

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

1) Título: Fiscal (colecção legislação) – Última Edição
Coordenadores: Isabel Rocha e Joaquim Rocha
Editor: Porto Editora

2) Título: Guia dos Impostos em Portugal – Última Ed.
Autores: Américo Brás Carlos e outros
Editor: Quid Juris – Sociedade Editora, Lda.

Bibliografia Complementar

N.A.

Planificação Semanal

N.A.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos seleccionados procuram, para além de uma integração entre a teoria e prática, cumprir de modo coerente os objectivos de aprendizagem, desde as noções fundamentais de fiscalidade até aos conceitos mais específicos dos vários tipos de impostos, em concreto IVA e IRC.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria, com a participação dos alunos, e a resolução de exemplos práticos permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e o contacto com os problemas reais com que em breve poderão deparar-se. O sistema de avaliação adoptado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e valorizar a investigação e a pesquisa, em trabalho individual, incrementa a capacidade de análise do aluno e de argumentação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de investigação  
Resolução de problemas  
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