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Destinos Turísticos e Culturais 2016/2017

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final deste módulo os estudantes deverão ser capazes de:
• Entender a natureza, dimensões e os componentes do universo competitivo do destino, com destaque para os atributos culturais;
• Estudar os parâmetros que definem o potencial de um destino e a sua sustentabilidade;
• Detetar os fatores de atração de um destino turístico explorando os recursos endógenos que melhorem a atratividade e imagem do destino;
• Explicar as forças macro e micro ambientais dos diversos modelos de competitividade sustentável dos destinos turísticos culturais;

Pré-Requisitos Recomendados

Licenciatura

Método de Ensino

A utilização do Método expositivo e de Trabalhos de grupo abordando casos de sucesso de Destinos Turísticos e Culturais na perspetiva do planeamento sustentável dos recursos endógenos singulares, das estratégias de promoção e dinamização de destinos turísticos, serão os instrumentos pedagógicos da disciplina, culminando num processo de planeamento e de definição de estratégias para a promoção de um destino turístico com aplicação prática para um caso de estudo de um projeto de investigação integrado, com posterior apresentação de resultados em sala de aula.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de destino turístico
2. Gestão estratégica dos destinos turísticos
3. Posicionamento e imagem do destino
4. Competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• Richards, G., (2013) editor. Cultural Tourism. Global and Local Perspectives. Routleedge, USA and UK.
• Ritchie, J., & Crouch, G., (2003). The Competitive Destination. A sustainable Tourism Perspective. Cabi Publishing, UK.
•Torkildsen, G. (1992). Leisure and recreation management. E&FN SPON , Chapman &Hall, 3th Edition, London;
• Valls, J-F., (2006). Gestão Integral de Destinos Turísticos Sustentáveis. Editora FGV.
•Vignati, F. (2012). Gestão de Destinos Turísticos. Editora Senac Rio de Janeiro- Rio de Janeiro;

Bibliografia Complementar

A definir pelo regente da UC.

Planificação Semanal

A definir pelo regente da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

A definir pelo regente da UC.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A definir pelo regente da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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