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Produtos e Mercados Turísticos e Culturais 2016/2017

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Identificar os componentes e a perspetiva sistémica do turismo, nomeadamente no que concerne à inter-relação entre os elementos do sector e a sua ligação aos territórios.
2. Identificar e distinguir diferentes tipos de produtos turísticos;
3. Caraterizar o produto turístico cultural, identificando os seus componentes, elementos e mercados
4. Identificar as especificidades de diferentes mercados turísticos;
5. Desenvolver estratégias para a valorização de determinados produtos turísticos;
6. Identificar o potencial do património e da cultura para o desenvolvimento sustentável do território e das regiões.
7. Construir processos de criação e desenvolvimento de produtos turísticos e culturais com base em experiências, distinguindo os diferentes produtos existentes.
8. Aplicar técnicas e processos de avaliação e monitorização de espaços e produtos desenvolvidos com base em recursos históricos e culturais.
9. Interpretar o potencial da relação entre turismo e a economia cultural

Pré-Requisitos Recomendados

-

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. O método expositivo interativo será útil ao nível das questões de natureza mais conceptual
O recurso a estudos de caso, a palestras por oradores convidados, a pesquisa e análise de textos científicos relevantes no âmbito dos conteúdos lecionados, a visitas técnicas e à elaboração do trabalho prático permitirá consolidar os conhecimentos apreendidos e promover processos de proatividade na criação e aplicação de conhecimento.

Conteúdos Programáticos

1. O turismo e o contexto dos produtos turísticos: procura, oferta, a perspetiva sistémica e território;
2. Diferentes tipos de produtos turísticos;
3. A cultura e o património enquanto produto turístico;
4. O desenvolvimento de produtos e experiências em turismo cultural e patrimonial;
5. O património, a cultura e o desenvolvimento turístico sustentável;
6. A monitorização do turismo em espaços turísticos históricos e culturais;
7. Turismo e territórios culturais e criativos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Boniface, P. (1995). Managing Quality Cultural Tourism. Londond and New York: Routledge.
Brooks, G. (2011) Heritage as a driver for development. Its contribution to sustainable tourism in contemporary society. Proceedings of the Paris 2011 ICOMOS Scientific Symposium, pp. 496-505. Paris: ICOMOS.
Destination British Columbia (2014). Cultural and Heritage Tourism Development. Vancouver: Destination BC Corp.
Jansen-Verbeke, M., & Priestley, G. (Eds.). (2008). Cultural Resources for Tourism: Patterns, Processes and Policies. New York: Nova Science Publishers.
Licciardi, G. & Amirtahmasebi, R. (eds.) (2012). The Economics of Uniqueness. Investing in Historic City Cores and Cultural Heritage Assets for Sustainable Development. Washington DC: The World Bank.
McKercher, B. (2002). Towards a Classifications of Cultural Tourists. International Journal of Tourism Research, 4, pp. 29-38.
OCDE (2009). The impact of Culture on Tourism. Paris: OCDE.
Pedersen, A. (2002). Managing Tourism at Wor

Bibliografia Complementar

A definir ao longo das aulas.

Planificação Semanal

3h - 1. O turismo e o contexto dos produtos turísticos: procura, oferta, a perspetiva sistémica e território;
3h - 2. Diferentes tipos de produtos turísticos;
2h - 3. A cultura e o património enquanto produto turístico;
4h - 4. O desenvolvimento de produtos e experiências em turismo cultural e patrimonial;
4h - 5. O património, a cultura e o desenvolvimento turístico sustentável;
2h - 6. A monitorização do turismo em espaços turísticos históricos e culturais;
2h - 7. Turismo e territórios culturais e criativos.

Coerência do programa para com os objetivos

Para responder ao primeiro objetivo, os conteúdos programáticos estudam o turismo e o contexto dos produtos turísticos – define-se a procura, oferta e analisa-se a perspetiva sistémica da atividade turística e o território. Os conteúdos referentes à caracterização dos diferentes tipos de produtos turísticos servirão para os alunos serem capazes de identificar e distinguir diferentes tipos de produtos turísticos, bem como identificar as especificidades de diferentes mercados turísticos e perceber algumas especificidades do desenvolvimento de estratégias para a valorização de determinados produtos turísticos. A discussão sobre o conceito de cultura e acerca do património cultural enquanto produto turístico permitirá caraterizar o produto turístico cultural, identificando os seus componentes, elementos e mercados, identificar as especificidades de diferentes mercados turísticos e perceber algumas especificidades do desenvolvimento de estratégias para a valorização de determinados ...

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas com recurso a sessões de debate sobre as temáticas lecionadas, com o objetivo de consolidar os conhecimentos e identificar possíveis linhas de investigação orientam os temas relativos à análise e debate dos diversos conteúdos programáticos.
Estudo de caso e best practices nacionais e internacionais na área do turismo cultural, com recurso a seminários, serão desenvolvidos ao longo das aulas.

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