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Projetos de Desenvolvimento 2016/2017

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final deste módulo os estudantes deverão ser capazes de:
• Entender a natureza, dimensões e os componentes dos planos estratégicos de países, regiões e sítios;
• Efetuar Análises de Mercado, percebendo as principais tendências nacionais e internacionais do desenvolvimento;
• Entender a resiliência da Marca Território e da especialização estratégica do território;
• Conhecer os recursos endógenos que melhorem a atratividade e imagem do território
• Conhecer financiamentos nacionais e internacionais aplicados ao território;

Pré-Requisitos Recomendados

Licenciatura

Método de Ensino

A estratégia de pesquisa assenta em Estudos de Caso, usando o Método de Trabalhos de Grupo, pesquisando múltiplas fontes de evidências de vários planos estratégicos de turismo para territórios consideradas benchmark. Os resultados obtidos pelos grupos serão apresentados em sala e objeto de avaliação.

Conteúdos Programáticos

Planos estratégicos de países, sítios e regiões
Tendências nacionais e políticas do desenvolvimento regional
Importância da marca território e da especialização estratégica local e regional
Recursos e território
Projetos e programas de candidatura a financiamentos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
• Altinay, L., & Paraskevas, A.,(2008). Planning Research in Hospitality and Tourism. Elsevier, USA.
•Costa, C., Panyik, E. & Buhalis, D., (2013) Editors. Trends in European Tourism Planning and Organization. Channel View Publication, UK;
• Gunn, A., (2002). Tourism Planning. Basics, Concepts and Cases. Routledge, USA.
•Sharpley, R., & Telfer, D., (2002) Editors. Tourism and Development. Concepts and Issues. Channel View Publication, UK.

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

Em elaboração

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são claramente coerentes com os objetivos da unidade curricular dado que foram criados conjunta e harmonicamente como uma unidade indissociável sem a qual a unidade curricular não teria qualquer sentido. Por exemplo, os estudos de casos relativos à abordagem dos diversos tipos de bens culturais estão claramente referidos nos objetivos, tal como as visitas de estudo e outros mencionadas para que os conteúdos que se pretendem transmitir aos estudantes lhe cheguem de uma forma direta, numa interação conjugada que passa pelo aprender vendo fazer e fazendo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino são manifestamente coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que estas promovem um ensino teórico-prático aliado à realização de trabalhos de investigação (aprendizagem por projeto), numa metodologia de investigação-ação para que sejam cumpridos os principais objetivos de identificação, inventariação, estudo, proteção e valorização dos bens culturais. Essa coerência fica clara no exposto relativo aos objetivos e à metodologia de ensino.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão Sim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsável Sim
Preocupação com a eficácia Sim
Preocupação com a qualidade Sim
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