Como chegar
|
Contactos

Negócios Internacionais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Analisar e sistematizar os fenómenos de globalização e internacionalização e suas implicações na gestão.
2. Discutir os diferentes sistemas económicos, políticos, culturais e legais e seu impacte nos negócios.
3. Sistematizar e comparar as diferentes teorias sobre o processo de internacionalização empresarial.
4. Explicar o processo de internacionalização empresarial.
5. Avaliar os diferentes fatores a contemplar na definição de estratégias de internacionalização.
6. Selecionar e mobilizar as fontes e os dados apropriados à elaboração de estratégias e à tomada de decisões em negócios internacionais.
7. Formular estratégias e planos de internacionalização.
8. Explicar os fundamentos e desafios da gestão de empresas multinacionais.
9. Analisar a inserção em cadeias de valor globais.
10. Empregar os princípios éticos e de responsabilidade social nas estratégias de internacionalização.
11. Analisar e sistematizar as oportunidades e riscos dos negócios internacionais.

Pré-Requisitos Recomendados

.na

Método de Ensino

As aulas englobam sessões teóricas e sessões práticas. As sessões teóricas consistem na exposição de conteúdos. As sessões práticas consistirão na aplicação dos conhecimentos transmitidos nas sessões teóricas através da discussão de casos práticos e de textos distribuídos pelas docentes e da análise de informação diversa (nomeadamente estatísticas). Ainda durante estas aulas serão realizadas as apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos. Serão ainda realizados seminários com convidados sobre temas e casos relevantes para a UC.

A avaliação final é constituída por:
- assiduidade e participação nas aulas: 10%
- ensaio individual sobre um dos conteúdos programáticos: ensaio escrito (25%), apresentação oral (15%)
- realização de um trabalho de grupo escrito sobre a internacionalização de uma empresa: 20%
- teste final: 30%

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos negócios internacionais
2. O ambiente dos negócios internacionais
3. Teorias e políticas de comércio e de investimento internacional
4. Processo de internacionalização da empresa
5. Avaliação e seleção de países
6. Estratégias de exportação e importação
7. Investimento direto estrangeiro
8. Estratégias colaborativas
9. Gestão e organização da empresa multinacional
10. Produção global e gestão de cadeias de valor
11. Ética nos negócios internacionais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ball, D. A., Geringer, J. M., McNett, J. M. and Minor, M. S. (2013), International Business – The Challenge of Global Competition, 13th Edition, McGraw-Hill.

Bartlett, C. A., and Beamish. P. W. (2011), Transnational Management: Text Cases and Readings in Cross Border Management. 6th Edition, McGraw-Hill/Irwin.

Cullen, John B. and Parboteeah, K. Praveen (2010), International business : strategy and the multinational
company, Routledge: New York.

Hill, Charles W. L. (2013), International Business: Competing in the Global Marketplace, 9th Edition, McGraw-Hill.

Wild, J. J. and Wild, K. L. (2014), International Business: The Challenges of Globalization, 7th Edition, Prentice Hall.

Bibliografia Complementar

n.a

Planificação Semanal

.n.a

Coerência do programa para com os objetivos

O capítulo 1 permite a concretização dos objetivos 1 e 2.
O capítulo 2 reforça a concretização do objetivo 2.
O capítulo 3 está associado ao objetivo 3.
O capítulo 4 contribui para a prossecução dos objetivos 4 e 5.
Os capítulos 5 a 8 contribuem para a concretização dos objetivos 6 e 7.
O capítulo 9 contribui para a realização do objetivo 8.
O capítulo 10 contribui para o objetivo 9.
O capítulo 11 permite concretizar o objetivo 10.
Todos os capítulos contribuem para o objetivo 11.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 1, 2 , 3, 4, 8 e 9.
As aulas práticas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 5, 6, 7, 10 e 11.
O trabalho autónomo apoiado por tutorias e traduzido no ensaio individual e no trabalho de grupo está fundamentalmente direcionado para os objetivos 4, 5, 6, 7 e 11.
Os seminários serão organizados com vista a promover os objetivos 5 a 7, e 11.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.