Como chegar
|
Contactos

Negócios Internacionais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da UC o estudante deve ser capaz de:
i) explicar as teorias da Internacionalização
ii) explicar e interpretar os diferentes Modelos ou Estratégias de Negócio Internacional, diferenciando a sua aplicabilidade de acordo com a situação particular de cada empresa.
iii) Deverá ainda identificar as diferentes oportunidades e constrangimentos que se apresentam às empresas que desejam internacionalizar as suas operações

Pré-Requisitos Recomendados

.na

Método de Ensino

As aulas englobam sessões teóricas e sessões práticas. As sessões teóricas consistem na exposição de conteúdos. As sessões práticas consistirão na aplicação dos conhecimentos transmitidos nas sessões teóricas através da discussão de casos práticos e de textos distribuídos pela docente. Ainda durante estas aulas serão realizadas as apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos. Serão ainda realizados seminários com convidados sobre temas e casos relevantes para a UC.

A avaliação é constituída por:
- relatórios de seminários 10%
- realização de um trabalho de grupo escrito sobre a internacionalização: 60% (40% trabalho - 20% apresentação)
- teste final: 30%

Conteúdos Programáticos

I) Teorias e Modelos de Internacionalização
II) Modalidades de Internacionalização
III) A Internacionalização como Comportamento Estratégico
IV) Fatores Indutores da internacionalização (“Novas Teorias da Internacionalização")
V) Oportunidades e Constrangimentos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ball, D. A., Geringer, J. M., McNett, J. M. and Minor, M. S. (2013), International Business – The Challenge of Global Competition, 13th Edition, McGraw-Hill.

Bartlett, C. A., and Beamish. P. W. (2011), Transnational Management: Text Cases and Readings in Cross Border Management. 6th Edition, McGraw-Hill/Irwin.

Cullen, John B. and Parboteeah, K. Praveen (2010), International business : strategy and the multinational
company, Routledge: New York.

Hill, Charles W. L. (2013), International Business: Competing in the Global Marketplace, 9th Edition, McGraw-Hill.

Wild, J. J. and Wild, K. L. (2014), International Business: The Challenges of Globalization, 7th Edition, Prentice Hall.

Bibliografia Complementar

n.a

Planificação Semanal

.n.a

Coerência do programa para com os objetivos

O capítulo I, II, III e IV, permite a concretização dos objetivos 1 e 2.
O capítulo V contribui para a realização do objetivo 3.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 1, 2
As aulas práticas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 2 e 3.
O casos práticos e o trabalho de grupo contribuirão para reforçar para os objetivos 2 e 3.
Os seminários serão organizados com vista a promover os objetivo 3.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)