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Gestão de Recursos Humanos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Aplicar conhecimentos de gestão de pessoas nos mais recentes desafios em organizações de alta performance.
2. Estipular critérios, avaliar e desenvolver competências interpessoais que permitam liderar e entregar resultados diferenciadores.
3. Planear um projeto estratégico em gestão de pessoas, realizando o diagnóstico organizacional a partir de diferentes stakeholders e resolver com ações adequadas.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Método indutivo, interrogativo e demonstrativo. A metodologia de ensino assenta em estudos de caso reais, visualização de vídeos, exercícios interrogativos e de pesquisa autónoma, seminários com convidados.

Conteúdos Programáticos

1. Gestão de Recursos Humanos e novos desafios
1.1.Sistemas de gestão de pessoas
1.2.Que indicadores medir e como?
1.3. Gestão de expatriados e internacionalização
1.4. Impacto da transformação digital e dos millenials na organização do trabalho
2. Liderança e equipas
2.1. Liderar os melhores: definição e gestão de objetivos e de equipa
2.2. Comunicar, recolher e fornecer feedback
2.3. Formar, motivar e desenvolver equipas multiculturais e centradas no cliente
2.4. Gestão da mudança, da flexibilidade e transição
2.5. Jogos de inovação e criação de rotinas criativas
2.6. Intraempreendedorismo e inovação
3. Estratégia e gestão de recursos humanos
3.1. Fit entre os objetivos do negócio, a orientação estratégica global e os objetivos da gestão de pessoas
3.2. Gestão de tempo e de resultados

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Day, D. V., & Dragoni, L. (2015). Leadership development: An outcome oriented review based on time and levels of analyses. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2, 133-156.

Ferreira, Ana et al. (2013). Human resource management system perception: A validation of the model.In Hertel, G. et al. Imagine the future world. How do we want to work tomorrow? Munster. Germany: EAWOP - European Association of Work and Organizational Psychology.

Stone, D. & Deadrick, D. (2015). Challenges and opportunities affecting the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25, 2, 139-145.

Wu et al. (2015). High performance work-systems and workplace performance in small, medium-sized and large firms. Human Resource Management Journal, 25, 4, 408-423.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de aprendizagem 1 será atingido ao trabalhar com os estudantes os seguintes conteúdos programáticos, que pretendem espelhar os desafios mais prementes e impactantes da gestão de recursos humanos: 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4.
O objetivo 2 requer conteúdos programáticos baseados em competências de liderança diferenciadoras e eficazes com a previsão de diversos cenários de atuação possíveis, baseados nos desafios multi-culturais mais recentes. Assim, os conteúdos programáticos 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, e 2.6, pretendem contribuir para o objetivo 2.
O objetivo 3 será alcançado com conteúdos relacionados com a orientação estratégica organizacional e o alinhamento com a gestão de pessoas. Os conteúdos programáticos associados são os constantes dos pontos 3.1 e 3.2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Método indutivo, interrogativo e demonstrativo. A metodologia de ensino assenta em estudos de caso reais, visualização de vídeos, exercícios interrogativos e de pesquisa autónoma, seminários com convidados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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