Como chegar
|
Contactos

Estratégia Empresarial 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

corpo docente

Objetivos

A. Identificar, avaliar e selecionar estratégias para empresas que operam em contextos diferentes
B. Compreender os vários modelos de estratégia empresarial e a gestão da mudança
C. Realizar uma análise do contexto externo e concorrencial de uma determinada empresa ou indústria
D. Desenvolver e avaliar estratégias alternativas tendo em conta o contexto externo e as vantagens competitivas de uma determinada empresa
E. Avaliar a adequação de uma organização para mudanças estratégicas e entender as diferentes técnicas de gestão da mudança
F. Desenvolver a habilidade de categorizar, compilar, criticamente seleccionar, resumir e comunicar a informação por escrito e verbalmente de forma fundamentada e lógica

Pré-Requisitos Recomendados

n/a

Método de Ensino

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso).
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros.
D. Seminários.

A avaliação é mista e contempla um teste final (35%) e um trabalho prático (65%).

Conteúdos Programáticos

1.Introdução
2. A posição estratégica
2.1 Influência da estrutura do sector e entorno externo no desempenho
2.2 Influência dos Recursos e Competências
2.3 Papel dos Stakeholders; da História e Cultura
3. Escolhas Estratégicas
3.1 Modelos
3.2 Opções estratégicas
4. Estratégia em Acção
4.1 Avaliação
4.2 Gestão da Mudança

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

JOHNSON,G., WHITTINGTON, R., SCHOLES, K., ANGWIN, D. & REGNÉR, P. (2014) Exploring Strategy Text & Cases, 10TH Edition, Pearson.

MAGRETTA Joan (2012), PORTER Michael O Essencial sobre a Estratégia, Concorrência, Centro Atlântico.

MONTGOMERY, Cynthia a. (2012), “The Strategist – Be the Leader Your Business Needs”, Harper Collins Publish.

RICHARD, P. Rumelt (2012), “Good Strategy, Bad Strategy”, Profile Boocks Ltd.

SPENSER, J. C. (2014), “Business Strategy – Managing Uncertainty Opportunity & Enterprise”, Oxford University Press.

VAN DEN BERG Gerben, PIETERSMA Paul (2014) “Key Managment Models”, Pearson Education Limited.

Kotter, J.P. (2012) "Leading Change" Harvard Business Review Press

Bibliografia Complementar

Kim, W.C. & Mauborgne R. (2015) Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant

Hayes,J. (2014)"The Theory and Practice of Change Management", Palgrave Macmillan

Mintzberg, Henry, Ahlstrand, Bruce W. and Lampel, Joseph (2009) “Strategy safari: the complete guide through the wilds of strategic management.” 2nd ed. Harlow: FT/Prentice Hall.

Planificação Semanal

n/a

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos (1 a 4) permitirão ao aluno atingir os objetivos A, B,C, D e E
Os trabalhos irão permitir atingir objectivo F.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso).
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros.
D. Seminários.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.