Como chegar
|
Contactos

Gestão Financeira 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Criticar e comparar diferentes possibilidades de investimento
2. Explicar, interpretar e prever os vários cenários possíveis de investimento
3. Avaliar, classificar, desenvolver e selecionar os cenários possíveis de um projeto de investimento.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos nas áreas financeiras e de contabilidade.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentado o debate e a argumentação, bem como a autoaprendizagem e capacidade de investigação, através da análise crítica de artigos científicos que abordam as matérias expostas. Privilegia-se a autodescoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir de estudos de casos.

Conteúdos Programáticos

1 - Tipologias de investimento
2 - Fluxos Financeiros e Critérios de Decisão
3 - Origens de Fundos e o Custo de Capital
4 - Análise da Sensibilidade
5 - Situações de conflito
6 – Desenvolvimento de um Projeto de Investimento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bierman, H., & Smidt, S. (2006). Advanced capital budgeting: Refinements in the economic analysis of investment projects. London: Routledge.
Kurowski, L., & Sussman, D.. (2011). Investment project design: A guide to financial and economic analysis with constraints. Hoboken, NJ: Wiley.
Soares, I., Moreira, J., Pinho, C., & Couto, J. (2011). Decisões de investimento: Análise financeira de projectos. (2a Edição). Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Complementar

Bierman, H., & Smidt, S. (2006). The capital budgeting decision: Economic analysis of investment projects. (9th Edition). London: Routledge.
Damodaran, A. (2001). Corporate finance: Theory and practice. Hoboken, NJ: Wiley.
Ross, S.A., Westerfield, R.W., & Jaffe, J. (2012). Corporate finance. (10th Edition). New York, NY: McGraw- Hill.

Planificação Semanal

Sessão 1 - Apresentação da FUC aos estudantes, Objetivos da UC e respetivos conteúdos programáticos. Bibliografia recomendada. Método de avaliação. Guidelines para o artigo científico. Tipologias de investimento Sessão 2 - Fluxos Financeiros
Sessão 3 - Critérios de Decisão
Sessão 4 - Origens de Fundos e o Custo de Capital
Sessão 5 - Análise da Sensibilidade
Sessão 6 - Situações de conflito. Avaliação escrita.
Sessão 7 – Desenvolvimento de um Projeto de Investimento.
Sessao 8 – Desenvolvimento de um Projeto de Investimento.
Sessão 9 - Desenvolvimento de um Projeto de Investimento.
Sessão 10 - Apresentação e discussão coletiva dos trabalhos de grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Para atingir o objetivo 1. “Criticar e comparar diferentes possibilidades de investimento” são lecionados os conteúdos programáticos iniciais “Tipologias de investimento, Fluxos Financeiros e Critérios de Decisão e por fim Origens de Fundos e o Custo de Capital”. Para o objetivo 2. “Explicar, interpretar e prever os vários cenários possíveis de investimento” contribuem os conteúdos “Análise de Sensibilidade e Situações de Conflito”. No que concerne ao último objetivo "Avaliar, classificar, desenvolver e selecionar os cenários possíveis de um projeto de investimento" será desenvolvido um trabalho académico, suportado num projeto de Investimento elaborado pelos estudantes.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O primeiro objetivo corresponde a uma exposição teórica seguida de processos de autodescoberta e discussão na aula dos aspetos positivos e negativos dos vários tipos de projetos de investimento, suportado em artigos científicos selecionados para o efeito.
Para o segundo objetivo, será fomentado o debate e a argumentação, bem como a autoaprendizagem e capacidade de investigação, através da resolução de problemas no contexto de elaboração de um projeto de investimento.
O terceiro e quarto objetivos permitirão aos estudantes a adaptação à realidade desenvolvendo os mesmos temas na sequência de guidelines disponibilizadas, permitindo aos alunos a preparação e redação de um trabalho académico sobre a mesma temática. Estes objetivos são ainda promovidos pela organização de seminários para relato de casos vivos pertinentes no âmbito de projetos de investimento.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.