Como chegar
|
Contactos

Gestão de Projetos 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

(UC obrigatória para realização de Estágio ou Trabalho de Projeto no 2.º ano)

1 - Aplicar conhecimentos e competências na gestão de projetos que lhe irão permitir um enquadramento na vida profissional mais habilitado;

2 - Explicar os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e à gestão de projetos;

3 - Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos;

4 - Desenvolver competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.?
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1 Enquadramento da gestão de projetos
2 Gestão de projetos: guião para a inovação e
empreendedorismo
3 Gestão do risco do projeto
4 Estrutura organizacional e gestão por projetos
5 Planificação e controlo do tempo do projeto
6 Planificação e controlo dos custos do projeto
7 Normalização da Gestão de Projetos
8 Casos práticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• António Miguel (2013), “Gestão Moderna de Projectos”, 7a edição atualizada, Editora FCA?
• Barceló Miquel, Guillot Sergi (2013), “Gestión de proyectos complejos”, Ediciones Pirámide.
• Guia PMBOK (2013), Project Management Body of Knowledge, 5ª edição
• Kerzner Harold (2014), “Project Management: Best Practices: Achieving Global Excellence”, 3rd Edition, Wiley.
• Mantel S. Meredith J., Shafer S. e Sutton M. (2004), “Core Concepts: Project Management in Practice”, 2nd, Ed., John Wiley & Sons
• Roberts Alexander, Wallace William (2016), “Project Management”, Edinburgh Business School.
• Roldão Víctor (2010), "Gestão de Projectos: abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo", Monitor?
• http://www.pmi.org, Project Management Institute

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que visa enquadrar a importância da gestão de projetos (conteúdos 1 a 4), permitindo alcançar o objetivo 2. Os conteúdos seguintes (5 a 8) desenvolvem os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e gestão de projetos (objetivo 4) desenvolvendo competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão. Os conteúdos mostram-se bem estruturados, permitindo a sua compreensão e incentivando processos autónomos de aprendizagem e investigação (objetivo 1) garantindo a aplicação dos conhecimentos e competências na gestão de projetos que irão permitir um enquadramento na vida profissional mais habilitado. Cada um dos capítulos está estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, atingindo-se assim os objetivos propostos (1 a 4).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria (metodologia A), com a participação dos alunos e a análise de exemplos práticos sobre as matérias tratadas nas aulas (metodologia B) permitirão ao aluno a familiarização com conceitos de gestão de projetos e o contacto com os problemas reais com que poderão deparar-se na sua vida profissional, garantindo-lhe obter adequados conhecimentos na gestão de projetos e competências para uma vida profissional mais habilitada (objetivos 1 e 3). O sistema de avaliação adotado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na sala aula e valorizar a investigação e a pesquisa, em trabalho individual, incrementa a capacidade de análise e de argumentação do aluno (metodologia C). Garante aferir se os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e à gestão de projetos foram consolidados (objetivos 2) e constatar o nível de desenvolvimento de competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.