Como chegar
|
Contactos

Contextos e Processos de Desenvolvimento Humano 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Conhecer teorias e modelos explicativos do desenvolvimento humano.
2. Relacionar os fatores inatos com os ambientais e a sua influência no desenvolvimento da pessoa.
3. Compreender em que medida a alteração dos fatores contextuais provoca a modificação do comportamento.
4. Analisar individualmente e em grupo temas e questões em debate.
5. Utilizar o software estatístico IBM SPSS para construir bases de dados, tabelas de frequências, representações gráficas e tabelas de contingência.
6. Utilizar o software estatístico IBM SPSS para calcular medidas descritivas e medidas de associação entre variáveis.
7. Interpretar os resultados obtidos com o software estatístico IBM SPSS.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Análise crítica e discussão sobre os modelos teóricos em estudo.

Estudo de casos.

Reflexão e exposição de ideias pessoais acerca dos conteúdos em estudo.

Exercícios individuais e em grupo

Conteúdos Programáticos

1.O Inato e o Adquirido: O debate Nature/Narture
2.Modelo Ecológico - Sistémico e Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner
3.Micro, Meso, Exo e Macrossistema.
4.A Pessoa, o Processo, o Contexto e o Tempo.
5.Modelo transacional de Sameroff & Fiese
6.Bandura e a Teoria Social e Cognitiva
7.Vigotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal
8.O Humanismo de Carl Rogers
9.Conceitos fundamentais sobre a análise de dados. Inquéritos, questionários, amostragem, tipos de variáveis e tipos de escalas de medida.
10.Software IBM SPSS: construção e manipulação de bases de dados, obtenção de tabelas de frequências, obtenção de medidas descritivas de localização, dispersão, posição e simetria, representações gráficas para variáveis qualitativas e quantitativas. Cruzamento de variáveis qualitativas (tabelas de contingência e medidas de associação) e cruzamento de variáveis quantitativas (coeficiente de correlação linear de Pearson). Interpretação dos resultados obtidos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bandura, A. (1969). Principles of behavior modification. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Bandura, A. (1975). Social Learning & Personality Development. Holt, Rinehart & Winston, INC: NJ.

Bandura, A. (2002). Selective moral disengagement in the exercise of moral agency. Journal of Moral Education, 31 (2), 102.

Bronfenbrenner, U. (1996). A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre, Artes Médicas.

Henry P Sims Jr. & Charles C Manz (1982): Social Learning Theory, Journal of Organizational Behavior Management, 3:4, 55–63.

Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª edição). ReportNumber

Murteira, B., Ribeiro, C. Silva, J., Andrade e Silva, J., Pimenta, C. e Pimenta, F. (2015). Introdução à estatística (3ª Edição). Escolar Editora

Rogers, C. (1984). Tornar-se Pessoa. Lisboa: Moraes Editores.(obra original publicada em 1961).

Rogers, C. (1989). Sobre o Poder Pessoal. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Bibliografia Complementar

.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.