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Gestão de Projetos 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Aplicar conhecimentos e competências na Gestão de Projetos que lhe irão permitir um enquadramento na
vida ativa mais habilitado;
- Explicar os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e gestão de projetos;
- Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos;
- Desenvolver competências para realizar trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em
trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento da Gestão de Projetos
1.1. Definição de Projeto
1.2. Intervenientes no Projeto
1.3. Restrições do Projeto
1.4. Programa e Portfólio
1.5. Influências Organizacionais nos Projetos
1.6. Project Management Office (P.M.O.)
2. Fatores de sucesso e insucesso dos Projetos
3. Ética profissional na Gestão de Projectos
4. Ciclo de Vida do Projeto
5. Normalização da Gestão de Projetos: PMBOK® Guide 2013 vs ISO 21500: 2012.
6. Como nasce um Projeto
7. Planeamento do Projeto
7.1. A qualidade do Projeto
7.2. Gestão de risco do Projeto
7.3. Comunicação do Projeto
7.4. Aquisições para o Projeto
7.5. Plano do Projeto
8. Execução e controlo do Projeto
9. Encerramento do Projeto

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

António Miguel (2013), “Gestão Moderna de Projectos”, 7ª edição atualizada, Editora FCA
Guia PMBOK 2013 - 5ª edição - Project Management Body of Knowledge
Roldão, Víctor (2010), "Gestão de Projectos: abordagem instrumental ao planeamento, organização e
controlo", Monitor
http://www.pmi.org – Project Management Institute

Bibliografia Complementar

Mantel, S. Meredith, J., Shafer, S. e Sutton, M. (2004), “Core Concepts: Project Management in Practice”, 2nd,
Ed., John Wiley & Sons

Planificação Semanal

1 Apresentação: objetivos, programa, regime de avaliação e bibliografia. Definição dos temas de trabalho.Introdução.
2 Enquadramento da Gestão de Projetos.
3 Enquadramento da Gestão de Projetos.
4 Fatores de sucesso e insucesso dos projetos.
5 Ética profissional na Gestão de Projetos.
6 Ciclo de Vida do Projeto.
7 Normalização da Gestão de Projetos: PMBOK® Guide 2013 vs ISO 21500: 2012.
8 Como nasce um Projeto.
9 Planeamento do Projeto. Apresentação de trabalhos.
10 Planeamento do Projeto. Apresentação de trabalhos.
11 Planeamento do Projeto. Apresentação de trabalhos.
12 Planeamento do Projeto. Apresentação de trabalhos.
13 Execução e controlo do Projeto.Apresentação de trabalhos.
14 Encerramento do Projeto. Apresentação de trabalhos.
15.Apresentação de trabalhos. Esclarecimento de dúvidas.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância da Gestão de Projetos (secções 1 a 4). Os conteúdos seguintes (secções 5 a 9) desenvolvem os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e gestão de projetos. Os conteúdos programáticos mostram-se bem estruturados, permitindo a sua compreensão e incentivando processos autónomos de aprendizagem e investigação por parte dos alunos.
Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, atingindo-se assim os objetivos propostos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria, com a participação dos alunos e a análise de exemplos práticos
sobre as matérias tratadas nas aulas permitem aos alunos a familiarização com os conceitos de Gestão de
Projetos e o contacto com os problemas reais com que poderão deparar-se na sua vida profissional. O sistema
de avaliação adoptado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e
valorizar a investigação e a pesquisa, em trabalho individual, incrementa a capacidade de análise e de
argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipa  
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