Como chegar
|
Contactos

Modelação de Negócio 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Explicar os principais modelos e técnicas de modelação no contexto da Gestão por Processos (BPM – Business Process Management)
Compreender o papel da modelação dos processos de negócio nos projetos de melhoria organizacionais e de sistemas de informação
Conhecer as principais ferramentas de modelação
Saber utilizar as principais técnicas de modelação de processos de negócio
Argumentar a seleção de técnicas para a modelação de processos de negócio.

Estes objetivos contribuem diretamente para o cumprimento dos objetivos do curso em geral, mas em particular para os que apontam para que os licenciados em GSI deverão ter um papel essencial na gestão de projetos de SI e no redesenho de processo de negócios.

Pré-Requisitos Recomendados

Código da UC no Moodle: DEGI-205-1448

Método de Ensino

Introdução e síntese dos conteúdos programáticos com base nos métodos expositivo e interrogativo em ambiente interativo.
Aprendizagem pela realização e discussão de exercícios práticos sobre notação e técnicas de modelação e resolução de problemas, num contexto colaborativo assente em grupos de trabalho e discussão plenária entre todos os grupos.
Aprendizagem pela discussão em grupo e em plenário de trabalhos de pesquisa e de comparação de técnicas e abordagens.
Apresentação de trabalhos pelos alunos.

Conteúdos Programáticos

1. Modelação de processos de negócio
2. Objetivos da modelação de processos
3. Notações de modelação de processos comummente usadas
4. Abordagens especializadas em modelação de processos
5. Níveis de modelação de processos
6. Abordagens de modelação
7. Captura de informação de processos e participantes na modelação
8. Referenciais e modelos de referência
9. Técnicas e ferramentas de modelação
10. Validação de processos e simulação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BPM CBOK v3 Association of Business Process Management Professionals, 2013, ISBN-13: 978-1490516592, ISBN-10: 149051659X
Business Process Model and Notation (BPMN), OMG Document Number: formal/2011-01-03 Standard document URL: http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0

Bibliografia Complementar

Fischer, Layna. BPM Excellence In Practice 2008: Using Bpm For Competitive Advantage, 2008.
Zachman, John. The Zachman Framework for Enterprise Architecture : A Primer on Enterprise Engineering and Manufacturing, 2002.
The Open Group. TOGAF Version 9, Van Haren Publishing, 2009.

Planificação Semanal

Semana 1
1. Modelação de processos de negócio
2. Objetivos da modelação de processos
3. Notações de modelação de processos comummente usadas

Semanas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
3.Notações de modelação de processos comummente usadas (cont.)

Semana 9, 10, 11
4.Abordagens especializadas em modelação de processos

Semana 12
5. Níveis de modelação de processos
6. Abordagens de modelação

Semana 13
6. Abordagens de modelação (cont.)

Semana 14
7. Captura de informação de processos e participantes de modelação
8. Referenciais e modelos de referência

Semana 15
9. Técnicas e ferramentas de modelação
10. Validação de processos e simulação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram definidos em consonância com o programa do capítulo 2 do BPM CBOK v3 da ABPMP, dedicado à modelação de processos de negócio.
Os objetivos “Explicar ...”, “Compreender...” e “Conhecer...” serão adquiridos com base no contributo de todos os módulos indicados nos conteúdos programáticos, que proporcionam uma visão alargada sobre os vários temas e ao mesmo tempo informação mais detalhada sobre técnicas e abordagens mais relevantes.
O objetivo “Saber utilizar …” será suportado pelos módulos 3 e 4 onde se realizarão exercícios sobre notações e técnicas de modelação.
O objetivo “Argumentar …” terá os contributos da pesquisa a efetuar pelos alunos nos módulos 6, 8 e 9 e a discussão dos exercícios a realizar nos módulos 3 e 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

1. Os objetivos “Explicar ...”, “Compreender...” e “Conhecer...” serão adquiridos com base no contributo de todos os módulos indicados nos conteúdos programáticos, que proporcionam uma visão alargada sobre os vários temas e ao mesmo tempo informação mais detalhada sobre técnicas e abordagens mais importantes.

A abordagem de ensino apoiar-se-á, no início de cada tema, na introdução e síntese dos conteúdos programáticos com base nos métodos expositivo e interrogativo em ambiente interativo. A discussão de exercícios práticos sobre notação e técnicas de modelação permitirá uma assimilação mais efetiva dos conceitos.

2. O objetivo “Saber utilizar …” será suportado pelos módulos 3 e 4 onde se realizarão exercícios sobre notações e técnicas de modelação.

A abordagem de ensino apoiar-se-á na aprendizagem pela realização de exercícios e resolução de problemas, num contexto colaborativo assente em grupos de trabalho e discussão plenária entre todos os grupos.

3. O objetivo “Argument

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSim 
CriatividadeSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.