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Globalização, Educação e Diversidade 2016/2017

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

­ Reconhecer o carácter multifacetado do fenómeno da globalização
­ Articular um quadro pluridisciplinar de reflexão sobre a dimensão do fenómeno
­ Identificar a importância das TIC na dinâmica processual do fenómeno
­ Analisar os pilares ideológicos de configuração do fenómeno, na sua dinâmica processual, estabelecendo uma clara distinção conceptual entre as dimensões de globalização e planetarização.
­ Reconhecer a influência do fenómeno de globalização na esfera cultural e educativa, identificando aspetos positivos e problemáticos .
­ Analisar a incidência dos processos de globalização na planificação escolar, incluindo o nível superior de ensino.
­ Aprofundar o quadro conceptual de análise da problemática da diversidade cultural face a uma dinâmica de homogeneização do “produto” cultural/escolar comercializável.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos adquiridos em formação equivalente a Licenciatura.

Método de Ensino

A par com breves exposições introdutórias à matéria, apelar­se­á a métodos ativos que fomentem a autonomia de aprendizagem do estudante: redação de sínteses de leitura em torno de textos e artigos científicos fornecidos pelo docente; trabalhos de grupo para debate e confronto de posições; pesquisa orientada e livre de material bibliográfico relativo a temas específicos do âmbito da uc.

A avaliação da unidade curricular irá decorrer em regime de Avaliação Contínua, nos seguintes moldes:
• Trabalho individual ­ 50%
• Trabalho de grupo ­ 30%
• Sínteses de leitura ­ 20%

Conteúdos Programáticos

1. Abordagem pluridisciplinar do fenómeno da globalização
2. Paradigmas de interpretação do fenómeno da globalização e a denúncia da falácia naturalista.
3. As novas tecnologias de informação e a configuração de uma sociedade em rede: desafios e riscos potenciados pelo fenómeno da globalização.
4. Globalização e planetarização: da distinção dos conceitos à reflexão crítica sobre o paradigma ideológico de inscrição do fenómeno.
5. Implicações culturais e educativas do fenómeno da globalização.
6. A dinâmica processual da globalização e a dialéctica da diversidade cultural na escola.
7. Globalização, educação e desenvolvimento: reflexão crítica sobre perspetivas em confronto.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Altarejos, F., Rodríguez, A. &. Fontrodona, J. (2003) Retos educativos de la globalización. Hacia una socieda solidaria. Pamplona: EUNSA.
Banks J. & Banks C. (Eds.) (2009). Multicultural education: Issues and perspectives. Hoboken, NJ: Wiley. Burbules, N. C. & Torres, C. A. ( 2000 ). Globalization and education.Critical perspectives. New York: Routledge. Castells, M. (2004). The rise of the network society. Oxford: Blackwell Publishing.
Charlot, B. ( 2007). Educação e Globalização. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, nº 4, Out/ Dez., 129­136. Formosinho, M. & Reis, C. (2010). Education in multicultural contexts and the globalization challenge. In A. Isman
& Z. Kaya (Coords.), Proceedings of the International Conference in New Horizons on Education (pp. 255­261), Junho, Famagusta. Disponível em http://www.int­e.net/
Santos, B. S. (Org.) (2005). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto: Afrontamento.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

A rubrica programática 1 conjuga­se com o 1º dos objetivos, pois nesta rubrica destacam­se as vastas implicações do fenómeno da globalização, de forma a possibilitar uma leitura pluridisciplinar do processo, que contrarie uma visão monolítica. As rubricas 2 e 3 articulam­se para permitir analisar a incidência das TIC no processo de globalização, sem invocar qualquer determinismo na orientação do processo, que possa escamotear a influência ideológica que o tem vindo a configurar. Repudiando a falácia naturalista do determinismo tecnológico, confrontam­se os conceitos de globalização e planetarização, que se tornam preliminares à análise das implicações culturais e educacionais (objetivo 5). Cumprindo com o objetivo 6 e 7, discute­se o desenvolvimento relacionando­o com a dialética da diversidade cultural vs. o processo de homogeneização que a globalização propicia.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

De modo a que os estudantes aprofundem competências de gestão de fontes bibliográficas e de revisão sistemática da literatura, as metodologias privilegiarão a pesquisa bibibliográfica e a elaboração de recensões críticas e sínteses de leitura para aprofundamento de certos conceitos e temas.
Numa fase preliminar, os docentes farão exposições introdutórias para orientação das leituras dos estudantes e seu aprofundamento crítico, com vista à aquisição de conhecimentos e ao reconhecimento do estado da arte na matéria em questão. De modo a que os estudantes desenvolvam competências de redação e preparação para a elaboração do trabalho final, no 2º ano, exigir­se­ão trabalhos escritos individuais e de grupo, sendo que os Seminários com convidados são programados para figurar como complemento às exposições dos docentes, abrindo novas pistas heurísticas para os mestrandos. Fixadas, num registo mais informal, tais conferências pressupõem uma primeira iniciação dos estudantes na matéria, de forma a que se instaure um debate ou suscitem uma reflexão integrativa de síntese que conjugue com algum dos pontos previamente abordados.
Neste enquadramento, o regime colegial de lecionação da uc, com a presença de dois especialistas convidados para conferências, enriquecerá as formas de abordagem da problemática, e sustentará um esforço
colaborativo dos formandos, contribuindo para uma maior proficiência.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Criatividade  
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