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Liderança e Motivação em Grupos e Organizações 2016/2017

Objetivos

1. Evidenciar consciência da relevância do papel do líder na vida da organização.
2. Analisar modelos e ferramentas de liderança. Todos
3. Identificar e implementar boas práticas de liderança em contexto de mudança.
4. Compreender o papel do Personal Branding como ferramenta de liderança.
5. Identificar e implementar boas práticas de motivação na negociação.
6. Desenvolver competências de motivação e gestão de equipas em contexto de trabalho.

Pré-Requisitos Recomendados

n/a

Método de Ensino

Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Método expositivo para apresentação teórica de alguns dos conteúdos programáticos.

Conteúdos Programáticos

1. Relevância da liderança para o sucesso organizacional.
2. Modelos e ferramentas de liderança.
3. O papel da liderança em contexto de mudança organizacional.
4. O papel do Personal Branding como ferramenta de liderança – análise e implementação do Mapa EGOS.
5. Práticas de motivação relevantes em contexto de negociação.
6. Motivação e gestão de equipas em contexto de trabalho.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Freire, A. (2015). Mapa EGOS. Bertrand Editora.
Miguel, A., Rocha, A. & Röhrich, O. (2014). Gestão Emocional de Equipas - em ambiente de projeto. FCA. 5º ed.
Perez, J. (2009). Coaching para Docentes. Motivar para o sucesso. Porto Editora.
Röhrich, O. (2012). Os 11 elementos da motivação. Lidel.

Bibliografia Complementar

Freire, A. (2015). Mapa EGOS. Bertrand Editora.

Planificação Semanal

20 Jan. (18h-20h & 20:30-22:30h): Cláudia Carvalho (2h + 2h)
21 Jan. (10-13h & 14-17h): Frederico d’Orey (3h) & Sandra Fernandes (3h)
27 Jan. (18h-20h & 20:30-22:30h): Cláudia Carvalho (2h + 2h)
28 Jan. (10-13h & 14-16h): Sandra Fernandes (3h) & Frederico d’Orey (3h)

Coerência do programa para com os objetivos

Cada um dos objetivos do programa é concretizado através do correspondente conteúdo programático, acima apresentados com a mesma numeração.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A combinação do método expositivo para apresentação teórica de alguns conteúdos programáticos, com a aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula, permite alcançar os objectivos definidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade negocialSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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