Como chegar
|
Contactos

Mercados e Produtos em Turismo 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Os objetivos e competências da unidade curricular estão ligados aos conteúdos programáticos às metodologias de ensino e avaliação. Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
1. Descrever e aplicar o processo de desenvolvimento de produtos em turismo;
2. Diferenciar, de forma aprofundada e estruturada, os produtos turísticos com maior expressão e representatividade em Portugal e no mundo;
3. Identificar os principais elementos da oferta que estão na base de cada produto;
4. Discutir as características dos mercados/ procura associados aos diferentes produtos;
5. Identificar e explicar necessidades especiais de segmentos de mercado específicos, tais como o sénior, jovem e o social;
6. Avaliar as problemáticas, tendências de evolução e desafios futuros associados aos mercados e produtos turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, brainstorming, etc.
Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto em grupo, que será acompanhado pelo docente.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas e/ou palestras com oradores convidados, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 – Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
1.1. Componentes dos produtos turísticos
1.2. Processo de desenvolvimento de produtos
1.3. Os produtos turísticos no âmbito do PENT

Tema 2 – Produtos Turísticos - Caraterização, identificação dos elementos da oferta e dos mercados, análise das tendências de evolução dos produtos definidos
2.1. Turismo de negócios
2.2. Ecoturismo e Turismo de Natureza
2.3. Turismo de Saúde e Bem-estar
2.4. Turismo desportivo
2.5. Turismo de Aventura
2.6. Gastronomia e Vinhos
2.7. Turismo Costeiro
2.8. Turismo Náutico e de Cruzeiros
2.9. Turismo Ciclável

Tema 3 – Mercados Turísticos
3.1. Turismo Sénior
3.2. Turismo Jovem
3.3. Turismo Social

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Buckley, R. (2010). Adventure Tourism Management. Boston: Elsevier.
Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) (2014). Turismo nos países lusófonos: Conhecimento, estratégia e territórios - VolI, Lisboa: Escolar Editora.
Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) (2014). Produtos e Competitividade do turismo na lusofonia - Vol II, Lisboa: Escolar Editora.
Fennel, D. (1999). Ecotourism: An introduction. London: Routledge
Henriques, C. (2003). Turismo, Cidade e Cultura - Planeamento e Gestão Sustentável. Lisboa: Edições Sílabo.
THR / Turismo de Portugal (2006). 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal (relatórios disponíveis em www.turismodeportugal.pt).

Bibliografia Complementar

Hjalager, A.-M., & Richards, G. (Eds.). (2001). Tourism and Gastronomy. London and New York: Routledge.
Law, E. (1996). Tourism in major cities. London: International Thomson Business Press. . (Existe na Biblioteca)
Veal, A. (2010) Leisure, sport and tourism, politics, policy and planning, Oxfordshire: Cabi. (Existe na Biblioteca)
WTO (2004). Rural Tourism in Europe: Experiences, Development and Perspectives. Madrid: WTO.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da unidade curricular
Tema 1 – Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
1.1. Componentes dos produtos turísticos

Semana 2
Tema 1 – Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
1.2. Processo de desenvolvimento de produtos
1.3. Os produtos turísticos no âmbito do PENT
Apoio aos trabalhos práticos

Semana 3
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.1. Turismo de negócios
Apoio aos trabalhos

Semana 4
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.2. Ecoturismo e Turismo de Natureza

Semana 5
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.3. Turismo de Saúde e Bem-estar
Apoio aos trabalhos

Semana 6
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.4. Turismo desportivo
Apoio aos trabalhos

Semana 7
1º teste de avaliação contínua
Apoio aos trabalhos

Semana 8
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.5. Turismo de Aventura
Visita de Estudo (Bioria)

Semana 9
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.6. Gastronomia e Vinhos
Apoio aos trabalhos

Semana 10
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.7. Turismo Costeiro
Apoio aos trabalhos

Semana 11
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.8. Turismo Náutico e de Cruzeiros
Apoio aos trabalhos

Semana 12
Tema 2 – Produtos Turísticos
2.9. Turismo Ciclável
Apoio aos trabalhos

Semana 13
Tema 3 – Mercados Turísticos
3.1. Turismo Sénior
Apoio aos trabalhos

Semana 14
Tema 3 – Mercados Turísticos
3.2. Turismo Jovem
3.3. Turismo Social
Apresentação dos trabalhos práticos

Semana 15
2º teste de avaliação contínua

Coerência do programa para com os objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos de conhecimentos técnicos e teóricos e ferramentas fundamentais relacionados com os diferentes mercados e produtos turísticos, nomeadamente os que possuem maior expressividade em Portugal.
O objetivo 1 será concretizado através da lecionação dos conteúdos 1.1. e 1.2. do tema 1. Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos.
O objetivo 2 será concretizado através da lecionação do conteúdo 1.3. Os produtos turísticos no âmbito do PENT. O objetivo 3 será concretizado através da abordagem ao tema 2. Produtos turísticos, onde serão caracterizados, identificados os elementos da oferta e dos mercados e analisadas as tendências de evolução de diversos produtos turísticos.
Os objetivos 4 a 6 serão concretizados através da lecionação dos conteúdos do tema 3. Mercados turísticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender as basses da conceção e desenvolvimento de produtos turísticos e a análise e caracterização do mercados turísticos específicos. As atividades de pesquisa e análise de documentos, bem como a realização de trabalho de grupo, permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esse conhecimento a casos concretos. Por fim, a realização de visitas de estudo e/ou a realização de palestras com oradores convidados permitirá aos alunos tomar conhecimento de realidades próximas, potenciando o processo de ensino-aprendizagem da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escrita Sim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)