Como chegar
|
Contactos

Gestão da Cadeia de Abastecimento 2016/2017

  • 2 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender os modelos de gestão da Logística e das operações e a sua evolução e o seu enquadramento no contexto actual;
2. Utilizar alguns instrumentos para a sua gestão do Sistema Logístico e das Operações;
3. Avaliar a sua eficácia e eficiência dos Sistemas de Gestão da Logísticos e promover a sua melhoria.

Pré-Requisitos Recomendados

____

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a leccionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Utiliza-se ainda uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1º. A natureza e o contexto da Gestão das Operações
• Principais desafios que se colocam à Gestão das Organizações
• Identificação dos principais factores que afectam a Produtividade das organizações
• Abordagem á Cadeia de Abastecimento
• Abordagem simplificada aos principais desafios da Logística
• Abordagem ao conceito de Produtividade e sua medição


2º. Abordagem ao Estudo do Trabalho
• Abordagem ao Estudo do Trabalho
• Metodologias para medir o trabalho e para o estudo dos métodos de trabalho


3º. Abordagem ao Lean.

4º. Gestão dos Aprovisionamentos
• Identificação da missão dos aprovisionamentos
• Abordagem à importância dos fornecedores para o sucesso de uma organização
• Gestão dos processos de compras e modelos de Gestão dos Stocks

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gestão das Operações na Industria e nos Serviço, João Paulo Pinto, Lidel de 2010
Organização da Produção e das Operações de Victor Sequeira Roldão e Joaquim Silva Ribeiro, Monitor, 2007
Gestão da produção e das Operações, Chase e Aquilano, Monitor 1995
Operations Management de Jay Heizer e Barry Render de 2006

Planificação Semanal

1ª. aula:
A natureza e o contexto da Gestão das Operações
2º. Aula:
Abordagem ao Estudo do Trabalho
3º e 4º. Aula:
Abordagem ao Lean.
5º. Aula:
Gestão dos Aprovisionamentos

Coerência do programa para com os objetivos

Para os objectivos 1 contribuem as matérias leccionadas no ponto 1 do programa, os quais permitirão uma evolução das competências dos alunos relativamente à compreensão do contexto e sua evolução, assim como do papel da logística.
Os objectivos 2 a 3 são visado pelas secções 2 a 4 do programa que permitirão ao aluno compreender e implementar os instrumentos de gestão da logística e das Operações.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas o método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interacção frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais.
A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais.
A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos na Gestão da logística e das Operações.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.