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Processos de Decisão e Resolução de Problemas 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular de “Processos de Decisão e Resolução de Problemas” tem como objetivo geral promover a compreensão das dinâmicas dos processos decisionais e da resolução de problemas, visando a sua aplicação prática em Coaching e Mentoring.

No final da unidade curricular, cada estudante deverá:

Ter adquirido competências teóricas e práticas para compreender e otimizar processos de Tomada de Decisão (TD) e Resolução de Problemas (RP);

Saber descrever os vários modelos de TD e RP, explicitando os seus princípios gerais, aplicações e limitações;

Avaliar criticamente a eficácia de diferentes modelos e estratégias de TD e RP, numa perspetiva de otimização do funcionamento de indivíduos, grupos e organizações;

Ser capaz de planificar, implementar, monitorizar e avaliar processos de TD e RP;
Conhecer e aplicar técnicas de estimulação da criatividade e da resolução criativa de problemas.

Pré-Requisitos Recomendados

-Sem pré-requisitos

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão grandemente no recurso a
suporte multimédia. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, dinâmicas de grupos, reflexões sobre situações-problema, análise e discussão de textos e artigos, análise e discussão críticas
de filmes e/ou documentários.

Conteúdos Programáticos

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Teorias de tomada de decisão
1.1. Conceito e tipos de tomada de decisão
1.2. O Modelo Racional Clássico de Tomada de Decisão
1.3. Modelos não racionais de tomada de decisão:
1.3.1. Heurísticas e enviesamentos/erros de processamento de informação
1.3.2. Processos grupais e tomada de decisão: Polarização grupal e Groupthink
1.4. Modelo intuitivo de tomada de decisão
1.5. Modelo improvisacional de tomada de decisão
1.6. A necessidade da criatividade na tomada de decisão
1.7. Otimizar processos de TD em Coaching e Mentoring
2. Resolução de problemas
2.1. Modelo cognitivo-cibernético
2.2. Modelo guestaltista de "Insight"
2.3. Personalidade, inteligência e criatividade
2.4. Regulação emocional, “flow” e "experiência otimal"
2.5. Estimulação da criatividade e do pensamento divergente
2.6. Técnicas de resolução criativa de problemas (RCP)
2.7. Otimizar processos de RP em Coaching e Mentoring

3. Exercícios práticos e estudos de caso aplicados

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida,H., Orgambídez-Ramos,A., Monteiro,I.,& Sousa,F.(2013). Manual de comportamento organizacional. Faro: Sílabas e Desafios.
Csikszentmihalyi, M. (2000). Flow: the Psychology of Optimal Experience. New York: Harper.
Dweck, C. (2017). Mindset: Changing the way you think to fulfil your potential. New York: Random House.
Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. New York: Farrar, Straus and Giroux.
Neves, J. G., Garrido, M., & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Robertson, S. I. (2016). Problem-Solving: Perspectives from Cognition and Neuroscience. New York: Psychology Press.
Snyder, C., & Lopez, S. (Eds.) (2009). Oxford Handbook of Positive Psychology. Oxford: OUP.
Sternberg, R., & Sternberg, K. (2017). Cognitive Psychology (7th ed.). Boston: Cengage.

Bibliografia Complementar

-

Planificação Semanal

- 3 Fevereiro 2017: 18.00-20:00 e 20:30-22:30
- 4 Fevereiro 2017: 10:00-13:00 e 14:00-17:00
- 10 Fevereiro 2017: 18.00-20:00 e 20:30-22:30
- 11 Fevereiro 2017: 10:00-13:00 e 14:00-17:0

Coerência do programa para com os objetivos

-

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

-

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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