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Neurociências 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Conhecer a abordagem desde as neurociências no estudo das alterações cognitivas, comportamentais e motoras resultantes da alteração no funcionamento cerebral.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de funcionamento do sistema nervoso, de neuroanatomia e de neuropsicologia.

Método de Ensino

Combinação de aula expositiva com método socrático e brainstorming.
Serão alternadas aulas expositivas com aulas práticas, utilização de meios audiovisuais.

Conteúdos Programáticos

Aplicações das Neurociências ao âmbito da Psicologia:

1.- Dano Cerebral Adquirido:

• Traumatismos Crânio-Encefálicos.
• Neoplasias do encéfalo.
• Patologia Vascular Cerebral.
• Doenças Infecciosas.

2.- Doenças Degenerativas:

• Envelhecimento cerebral:
• Doença de Alzheimer.
• Demência Frontotemporal.
• Doença de Huntington.
• Doença de Parkinson.

3.- Perturbação por Déficit de Atenção e Hiperatividade

• Perfil clínico.
• Características neuropatológicas.
• Perfil Neuropsicológico.

4.- Toxicodependências

• Neurobiologia das toxicodependências.
• Alterações neuropsicológicas associados ao consumo de drogas.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, L. B. (2010). Introdução à neurociência: arquitetura, função, interações e doença do sistema nervoso. Lisboa: Climepsi

Goldstein, N.H.; McNeil, J.E. (2012). Clinical neuropsychology: A practical guide to assesment and management for clinicians. John Wiley and Sons ed.

Heilman, K.M.; Valenstein, E. (2011). Clinical Neuropsychology. OUP USA Ed.

Pérez-Garcia, M. (2009). Manual de neurospicologia clínica. Pirámide ed.

Reynolds, C.; Fletzcher-Janzen, E. (2013). Handbook of clinical child neuropsychology (Critical issues in neuropsychology). Springer ed.

Bibliografia Complementar

-Bateria de exploración neuropsicológica en Drogodependientes. (2011). Equipo de Investigación en evaluación e intervención en Drogodependencia. Instituto de Formación Interdisciplinar.
-Bear, M. F., Connors, B. W. & Paradiso, M. A. (2002). Neurociencia: Explorando el cerebro. Barcelona: Masson
-Gurd, J., Kischka, U. & Marshall, J. (2010). The Handbook of Clinical Neuropsychology. 2nd edition. Oxford University Press.
-Junqué, C. & Barroso, J. (2001). Neuropsicología. Madrid: Síntesis.
-Kandel, E. R. Schwartz, J. H. & Jessell, T. J. (2001). Principios de Neurociencia. Madrid: McGraw-Hill.
-Pérez-Garcia, M. (2009). Manual de neurospicologia clínica. Pirámide ed.
-Reynolds, C.; Fletzcher-Janzen, E. (2013). Handbook of clinical child neuropsychology (Critical issues in neuropsychology). Springer ed.
-Vázquez-Justo, E.; Piñón Blanco, A. (2013). TDAH y trastornos asociados. Una visión más ámplia. Êbam Salud ed.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação do programa, método de avaliação e bibliografia recomendada
Semana 2
Aplicações das Neurociências ao âmbito da Psicologia
Semana 3
Dano Cerebral Adquirido: Traumatismos Crânio-Encefálicos. Neoplasias do encéfalo. Patologia Vascular Cerebral. Doenças Infecciosas.
Semana 4
Dano Cerebral Adquirido: Traumatismos Crânio-Encefálicos. Neoplasias do encéfalo. Patologia Vascular Cerebral. Doenças Infecciosas.
Semana 5
Doenças Degenerativas: Envelhecimento cerebral (Doença de Alzheimer.Demência Frontotemporal. Doença de Huntington. Doença de Parkinson)
Semana 6
Doenças Degenerativas: Envelhecimento cerebral (Doença de Alzheimer.Demência Frontotemporal. Doença de Huntington. Doença de Parkinson)
Semana 7
Doenças Degenerativas: Envelhecimento cerebral (Doença de Alzheimer.Demência Frontotemporal. Doença de Huntington. Doença de Parkinson)
Semana 8
Perturbação por Déficit de Atenção e Hiperatividade: Perfil clínico. Características neuropatológicas. Perfil Neuropsicológico.
Semana 9
Perturbação por Déficit de Atenção e Hiperatividade: Perfil clínico. Características neuropatológicas. Perfil Neuropsicológico.
Semana 10
Perturbação por Déficit de Atenção e Hiperatividade: Perfil clínico. Características neuropatológicas. Perfil Neuropsicológico.
Semana 11
Perturbação por Déficit de Atenção e Hiperatividade: Perfil clínico. Características neuropatológicas. Perfil Neuropsicológico.
Semana 12
Toxicodependências: Neurobiologia das toxicodependências. Alterações neuropsicológicas associados ao consumo de drogas.

Semana 13
Toxicodependências: Neurobiologia das toxicodependências. Alterações neuropsicológicas associados ao consumo de drogas.
Semana 14
Toxicodependências: Neurobiologia das toxicodependências. Alterações neuropsicológicas associados ao consumo de drogas.
Semana 15
Revisões da matéria leccionada ao longo do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos permitem ao aluno conhecer as alterações cognitivas, comportamentais e motoras resultantes da alteração no funcionamento cerebral em diferentes condições patológicas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas e o método socrático, permitiram ao estudante conhecer as alterações cognitivas, comportamentais e motoras resultantes da alteração no funcionamento cerebral em diferentes condições patológicas.

Através dos meios audiovisuais, poderão visualizar e conhecer as diferentes técnicas e instrumentos de avaliação e reabilitação neuropsicológica, assim como os mecanismos de ação da patologia cerebral.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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