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Estratégias de Inclusão Social 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da frequência desta unidade curricular, os estudantes devem ficar aptos para:
Analisar criticamente os conceitos de inclusão e de exclusão social no contexto das sociedades actuais;
Identificar o normativo subjacente aos discursos actuais sobre a problemática da inclusão/exclusão social;
Conhecer as políticas nacionais e europeias de inclusão social e suas estratégias operativas;
Reconhecer o carácter complexo, multidimensional e integrado das políticas de inclusão social e perceber as implicações e perceber as implicações práticas para a implementação de medidas e projetos/programas.

Pré-Requisitos Recomendados

Os estudantes devem dominar os conceitos básicos atinentes às unidades curriculares precedentes.

Método de Ensino

Metodologia expositiva, apoiada por multimédia; métodos ativos(estudo de casos, trabalho em grupo, pesquisa no terreno); leitura orientada e discussão de textos de referência.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Exclusão/Inclusão: uma abordagem teórica.
1.1 Conceptualização crítica dos conceitos de exclusão/inclusão social.
1.2 Discursos, ideologias e políticas: da "era das desigualdades"à "era da exclusão".
1.3 Dimensões da exclusão social: economia, trabalho, urbanidade, direito, saúde e educação.
1.4 Pobreza e exclusão social em Portugal,dados e pesquisas.
2. Estratégias de inclusão social.
2.1 A economia solidária e o empreendedorismo social.
2.2 Inclusão na urbanidade e no território.
2.3 Inclusão no direito e na justiça.
2.4 Inclusão na saúde.
2.5 Inclusão na educação e promoção escolar
3. Da sociedade da exclusão à sociedade da inclusão: perspectivas sociais, políticas e culturais.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Capucha, L. (2005). Desafios da Pobreza. Oeiras. Celta Editora.
Clavel, G. (2004). A Sociedade da Exclusão. Compreendê-la para dela sair. Porto:Porto Editora.
Costa, A.(2005). Exclusões Sociais. Lisboa: Cadernos Democráticos; Fundação Mário Soares/Gradiva.
Costa, A.(Coord.) (2008). Um Olhar sobre a Pobreza, Vulnerabilidade e Exclusão Social.Lisboa: Gradiva.
Rodrigues, F. (2003). Acção Social na Área da Exclusão Social. Lisboa: Universidade Aberta.
Salgueiro, T. (Coord.)(2000). "Marginalidades e Exclusão". Porto: Sociedade e Território, Revista de Estudos Urbanos e Regionais, nº 30, Março.
Santos, B.S.(1994). Pela Mão de Alice, O social e o pol+itico na pós-modernidade. Porto:Edições Afrontamento.
Santos, B.S.(Org.)(1993). Portugal, Um Retrato Singular. Porto:Edições Afrontamento.
Shnapper, D.(2007). Qu´est-ce que l´intégration? Paris:Gallimard.
Viegas, J. & Dias, E. (Ed.) (2000). Cidadania, integração, globalização. Oeiras:Celta.

Bibliografia Complementar

A fornecer durante a UC.

Planificação Semanal

Apresentação da UC-2ªsemana de Fevereiro
1. Exclusão/Inclusão: uma abordagem teórica
1.1 Conceptualização crítica dos conceitos de exclusão/inclusão social-3ªsemana de Fevereiro
1.2 Discursos, ideologias e políticas: a "era das desigualdades"-4ªsemana de Fevereiro/1ªsemana de Março
1.3 Dimensões de exclusão social: economia, trabalho, urbanidade, direito, saúde e educação - 2ª semana de Março
1.4 Pobreza e Exclusão social em Portugal-2ª e 3ªsemanas de Março
Teste-1ªsemana de Abril
2. Estratégias de inclusão social
2.1 A economia solidária e empreendedorismo social - 2ª semana de Abril
2.2 Inclusão no direito e na justiça - 4ª semana de Abril
2.3 Inclusão na saúde - 5ª semana de Abril
2.4 Inclusão na educação e integração escolar - 2ª semana de Maio
3. Da sociedade da exclusão à sociedade da inclusão: perspetivas sociais, políticas e cultural-3/4ª semanas de Maio
2.6 Teste: 5ªsemana de Maio
Apresentação/avaliação dos trabalhos de projecto-Junho

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos selecionados procuram, para além de uma integração entre a teoria e a prática, cumprir de modo coerente os objetivos de aprendizagem. Os conteúdos relativos ao tópico "Exclusão/Inclusão: uma abordagem teórica" vão ao encontro do primeiro objetivo assinalado, procurando dotar o estudante de ferramentas conceptuais que lhe permitam perceber criticamente a pluralidade dos discursos em torno do fenómeno da exclusão social. O tópico relativo às várias dimensões da exclusão social sustenta a possibilidade de compreensão do fenómeno da pobreza e exclusão, com base em dados e pesquisas nacionais. O tópico "Estratégias de inclusão social" torna acessível o entendimento das políticas e medidas que têm sido levadas a cabo em programas de combate à exclusão, induzindo nos estudantes a possibilidade de leituras críticas da realidade sociopolítica e fazendo-os avaliar a eficácia das estratégias operativas implementadas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias utilizadas procuram ser coerentes e isomórficas com os objectivos, na medida em que se propõe uma abordagem centrada metodologicamente no desenvolvimento de competências. Recorre-se, pois, a um repertório de atividades de natureza prática que permitam a consecução dos objectivos postulados, numa lógica que congregue a reflexão com a aplicação de instrumentos de análise social.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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