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Métodos de Investigação em Finanças 2016/2017

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão ser capazes:
1 - Compreender a natureza da investigação científica;
2 - Conceber um projecto de investigação, reconhecendo os princípios da ética científica;
3 - Identificar métodos de recolha e análise de dados;
4 - Conhecer as principais fontes de informação na área científica, a nível nacional e internacional;
5 - Analisar e interpretar um conjunto de dados (com recurso ao software estatístico SPSS);
6 - Escrever um texto científico e comunicar adequadamente os resultados da investigação;
7 - Utilizar softwares de gestão bibliográfica.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

É adotada um metodologia mista, aplicando métodos expositivos, com recurso ao power-point ou a ilustrações diretas nos programas e na Internet, para a apresentação inicial das matérias, e métodos participativos de maneira a estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos de grupo que incluem a leitura, a análise formal e de conteúdo e a discussão de textos, bem como a realização de exercícios, privilegiando-se a auto-descoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir da solução de problemas.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos gerais e paradigmas da investigação científica. Ética da investigação e responsabilidade social do investigador;
2.O processo de investigação. Modelos de investigação em Ciências Sociais: classificação quanto à natureza, abordagens, métodos e técnicas;
3. Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos;
4. Fontes de informação para a investigação em Gestão. Critérios e estratégias de pesquisa, recuperação, análise e avaliação das fontes de informação. Normas e estilos de citação e programas de gestão de bibliografias;
5. A escrita e publicação de artigos científicos. Organização formal e revisão da literatura.
6. Estatística Descritiva: 1)Distribuições de Frequências e suas representações gráficas.2)Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.
7. Utilização do software estatístico SPSS

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Day, R. A. (2006). How to write and publish a scientific paper. (6ª Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Fortin, M. F. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização. (3ª. Ed.). Loures: Lusociência.
Murteira, B., Ribeiro, C. R., Silva, J. A., Pimenta, C. e Pimenta F.(2015) Introdução à Estatística (Cap. 1), Escolar Editora (3ª edição) .
Maroco, J. (2011) Análise Estatística com o SPSS Statistics, Editora
Marconi, M. A. et al. (2007). Fundamentos de metodologia científica. (6ª. Ed.). São Paulo: Atlas.
Stake, R. E. (2007). Investigación con estudio de casos. Madrid. Ediciones Morata.
Saunders, M. , Lewis, P. & Thornhill, A. (2007). Research Methods for Business Students (4th. Edition). Financial Times Prentice-Hall
Sousa, M. & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Pactor

Bibliografia Complementar

Barrett, T., Cashman, D. (Eds) (2010) A Practitioners’ Guide to Enquiry and Problem-based Learning.Dublin: UCD Teaching and Learning
Magalhães Hill, M., Hill A. (2008) Investigação por Questionário (2ª edição), Edições Sílabo.
Neuman, W. (2003). Social research methods: qualitative and quantitative approaches (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon

Planificação Semanal

Aula 1: Fundamentos gerais e paradigmas da investigação científica. Ética da investigação científica e responsabilidade social. O processo de investigação. Modelos de investigação em Ciências Sociais: classificação quanto à natureza, abordagens, objectivos, métodos e técnicas.
Aula 2: Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos. Fontes de informação para a investigação na área científica. Critérios e estratégias de análise e avaliação das fontes de informação. Exercícios práticos.
Aula 3: Normas e estilos de citação e programas de gestão de bibliografias. Revisão de Literatura: como se realiza e estrutura. Exercícios práticos.
Aula 4: A comunicação da investigação: a construção do texto científico. Análise de artigos.
Aula 5: Estatística Descritiva: 1) Distribuições de Frequências e suas representações gráficas. 2) Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.
Aula 6: Utilização do software estatístico SPSS: 1) Iniciar o SPSS; interfaces do SPSS. 2) Gerir os dados: criação de ficheiros de dados. 3) Transformação dos dados: criação e codificação de variáveis.
Aula 7: Utilização do software estatístico SPSS: 4) Análise estatística dos dados: tabelas; medidas descritivas; representações gráficas; regressão.
Aula 8: Gestão automatizada de bibliografias: o Mendeley.

Coerência do programa para com os objetivos

O Objectivo 1, "Compreender a natureza da investigação científica e reconhecer os princípios da ética científica", é atingido pelo ponto 1 dos conteúdos programáticos. O segundo ponto dos conteúdos programáticos permite alcançar o objetivo 2, "Identificar tipos de investigação e métodos de recolha e análise de dados". Para "Conhecer as principais fontes de informação na área científica, a nível nacional e internacional", é desenvolvido e trabalhado o conteúdo 3, enquando o objetivo 4 é alcançado através da aplicação e exercício do conteúdo "Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos". Os pontos 6 e 7 do programa permitem alcançar o objetivo 5. Já os objetivos 6 e 7 são atingidos através do trabalho desenvolvido no ponto 5 do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O primeiro e segundo objectivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos exemplificativos e de alguns exercícios práticos, de forma participativa, isto é, elaborados e discutidos por todos. O 3.º objectivo corresponde a uma breve exposição ilustrada na Internet e seguida de processos de auto-descoberta e discussão na aula de dificuldades e sucessos. Para o 4.º objectivo desenvolvem-se trabalhos de grupo durante a aula, permitindo esboçar um projecto de investigação ficcionado e a partir de textos recuperados pelos alunos na aula anterior. Os métodos expositivo e participativo são também utilizados para atingir os objetivos 5, 6 e 7.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações Sim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor Sim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipaSim 
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