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Promoção e Dinamização de Destinos Turísticos 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1.Compreender a influência da dinamização do ciclo de valor da viagem na promoção de destinos turísticos;
2.Compreender a importância da sustentabilidade do desenvolvimento urbano, do desenvolvimento económico e da coesão sócio territorial, no processo de qualificação de destinos turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

na.

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão leccionadas através de métodos expositivo e método ensino/ aprendizagem, demonstráveis na apresentação formal de conceitos com posterior aplicação prática através da análise documental de planos setoriais, em contexto urbano, que influenciam e são influenciados pelo turismo. Serão ainda providenciadas saídas de campo em complemento ao contacto teórico-prático em sala.

Conteúdos Programáticos

Área 1| Promoção e dinamização na perspetiva da qualificação e da gestão de destinos turísticos;
Área 2 | O papel dos DMO’s - Destination Management Organizations na promoção e dinamização de destinos turísticos;
Área 3 | Estratégias e ações de dinamização do ciclo de valor da viagem na promoção dos destinos com potencial turístico;
Área 4 | Qualificação dos destinos turísticos: reabilitação urbana, reforço da atratividade económica, melhoria da mobilidade e melhoria do ambiente urbano.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Morrison, A., (2013). Marketing and managing tourism destinations. Publicação: New York [etc.]: Routledge.

Bibliografia Complementar

Material fornecido pela docente.

Planificação Semanal

Semana 1 - Área 1
Semana 2 - Área 1
Semana 3 - Área 1
Semana 4 - Férias Carnaval
Semana 5 - Área 2
Semana 6 - Área 2
Semana 7 - Área 3
Semana 8 - Área 3
Semana 9 - Área 3
Semana 10 - Férias Páscoa
Semana 11 - Férias Páscoa
Semana 12 - Área 4
Semana 13 - Área 4
Semana 14 - Queima das Fitas
Semana 15 - Área 4
Semana 16 - Área 4
Semana 17 - Área 4

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos das Áreas 1 e 2 concretizam o enquadramento organizacional e a as bases necessárias para compreensão do enunciado nos Objetivos 1 e 2. Os conteúdos da Área 3 concretizam a exposição da matéria relativa ao Objetivo 1 e os conteúdos da Área 4 a exposição da matéria relativa ao Objetivo 2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para ambos os objetivos, as 67,5 horas de contacto teórico-prático desta Unidade Curricular envolvem várias metodologias: método expositivo (enquadramento dos conceitos, modelos e teorias); e método ensino/aprendizagem, na aplicação prática (análise crítica dos planos setoriais que serão abordados). Estes métodos serão complementados com saídas de campo no sentido de conhecer in loco a aplicação dos planos e instrumentos analisados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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