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Práticas em Eventos, Turismo e Hospitalidade 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1.Reconhecer os contextos e as tendências dos eventos no âmbito dos destinos turísticos e das dimensões da hospitalidade;
2.Compreender os eventos e a economia das experiências, combinando uma base teórica de conhecimento com operações práticas;
3.Reconhecer os eventos e as experiências como fatores determinantes da atratividade dos destinos e da experiência turística global, respondendo às motivações dos diferentes públicos;
4.Identificar a importância das indústrias culturais e de lazer como contextos de eventos motivadores e fidelizadores do visitante;
5.Entender as diferenças de logística e gestão associadas às características dos eventos;
6.Identificar os impactos dos eventos;
7.Compreender a importância da autenticidade, originalidade cultural como garantia da qualidade;
8.Reconhecer a importância do envolvimento da população e do voluntariado cultural, como elementos integrantes dos eventos e das experiências.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas expositivas/participativas, com recurso a sessões de debate sobre as temáticas lecionadas, com o objetivo de consolidar os conhecimentos e identificar linhas e projetos de investigação. As matérias expositivas serão enquadradas no conhecimento existente, metodologias, casos de estudo e best practices nacionais e internacionais na área dos eventos, lazer e recreio, integrados no contexto mais abrangente das dimensões do turismo e da hospitalidade;
Visitas de estudo a projetos considerados como best practices na área dos eventos, das experiências e da sua gestão e desenvolvimento.
Seminários divulgadores de boas práticas com oradores convidados.
A avaliação será feita com recurso à análise e reflexão crítica de um caso de sucesso ou sobre temas incluídos na área do conhecimento e que incidam sobre temas de investigação que os discentes manifestem interesse em vir a investigar. Representa um total de 100% na avaliação da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. O contexto, quadro de desenvolvimento, conceitos e teorias de suporte ao estudo das práticas em eventos, no contexto do turismo e hospitalidade;
2. Os eventos no enquadramento do turismo e dos seus públicos;
3. Tendências do turismo de eventos e nas práticas de recreio e lazer;
4. A economia das experiências no contexto das novas motivações turísticas: o comportamento do novo consumidor e a atratividade dos destinos;
5. A qualidade das experiências e a sua relação com a autenticidade e originalidade cultural;
6. Os eventos como catalisadores do desenvolvimento turístico das cidades e dos territórios;
7. Turismo e indústrias culturais e de lazer;
8. Planeamento e gestão de grandes eventos e ciclos de programação;
9. Gestão do relacionamento com a comunidade anfitriã, enquanto elemento fundamental da construção dos eventos e aa experiência global.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pine, G. & Gilmore, J. (1999). The experience economy. Boston: Harvard University Press.
Williams, A. (2002). Understanding the hospitality consumer. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Bowdin, G., Allen, J., O’Toole, W., Harris, R. & McDonnell, I. (2006). Events Management. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Getz, D. (2008). Event tourism: definition, evolution and research. Tourism Management, 29(3), 403-428.
Getz, D. (2012). Event studies. Theory, Research and Policy for Planned Events. Oxon: Routledge.
Jennings, G. & Nickerson, N. (Eds.) (2006). Quality tourism experiences. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Richards, G. & Wilson, J. (2007). Tourism, Creativity and Development. Oxon: Routledge.
Sundbo, J. & Darmer, P. (Eds) (2008). Creating experiences in the experience economy. Cheltenham: Edward Elgar.
OECD (2014). Tourism and the Creative Economy, OECD Studies on Tourism. OECD Publishing

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Globalmente, os conteúdos desta unidade curricular pretendem dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades relacionadas com a criação, gestão e planeamento de eventos e experiências no contexto dos mercados do turismo e da hospitalidade. O objetivo relativo ao reconhecimento dos contextos e tendências dos eventos no âmbito dos destinos e da hospitalidade será cumprido através dos conteúdos dos pontos 1 (Contexto, quadro de desenvolvimento, conceitos e teorias de suporte ao estudo dos eventos) e 3 (tendências do turismo de eventos e das práticas de lazer) dos conteúdos programáticos. Os conteúdos do ponto 2 (os eventos no enquadramento do turismo e dos seus públicos) permitirão que os alunos compreendam os eventos e a economia das experiências através de conhecimento teórico e operações práticas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos definidos, a metodologia a utilizar será a expositiva/participativa, com vista à apresentação dos fundamentos teóricos e conceptuais associados a cada um deles, permitindo que o aluno apreenda as dimensões teóricas fundamentais relacionadas com a prática de eventos no âmbito das dimensões do turismo e da hospitalidade. Esta abordagem será especialmente útil para a transferência de conhecimento relacionado com os contextos e as tendências dos eventos, a economia das experiências, as novas motivações e comportamentos dos turistas, os eventos e experiências como fatores de atratividade dos destinos, a relevância das indústrias culturais e de lazer, o papel que os eventos poderão ter no desenvolvimento do turismo, a importância da autenticidade e originalidade cultural e a relevância do envolvimento da comunidade na criação de eventos e experiências. Estas temáticas serão alvo de debate e análise crítica no âmbito das sessões de contacto. As visitas de estudo e as p

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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