Como chegar
|
Contactos

Sociologia do Turismo 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular Sociologia do Turismo pretende, essencialmente, que os alunos adquiram uma visão teórico-prática sobre o fenómeno do turismo numa perspetiva sociológica. A estrutura curricular da disciplina pretende dotar os alunos das seguintes competências:
• Conhecer os conceitos de sociologia, experiência turística e sociologia do turismo;
• Analisar criticamente as reflexões de vários autores sobre a Sociologia do Turismo;
• Conhecer alguns dos instrumentos práticos para a investigação em Sociologia do Turismo (inquérito por amostragem, entrevista, focus-group e observação)
• Conhecer os diferentes tipos de interações sociais que podem ocorrer durante a experiência turística;
• Compreender os efeitos socioculturais (positivos e negativos) que o turismo tem sobre os turistas e as comunidades dos destinos;
• Conhecer os esteriótipos no turismo e as principais tendências.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através de métodos expositivo formal de conceitos, teorias e modelos, com posterior aplicação prática através da participação em exercícios práticos e/ou análise de estudos de caso (principalmente através da análise de artigos científicos) e realização de um trabalho de grupo. Ocorrerão, ainda, sessões práticas em grupo no decurso das aulas.

Conteúdos Programáticos

Tema 1|Génese e diferentes abordagens da Sociologia
Tema 2|Turismo: fenómeno social total
Tema 3|Impactes socioculturais do turismo.
Tema 4|Estereótipos no Turismo
Tema 5|Turismo de amanhã: Onde apostar?

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Dann, G. & Parrinello, D. (2009).The Sociology of Tourism - European Origins and Developments. Cap. 1 e 11. Tourism Social Science Series, Volume 12. UK: Emerald.
Eusébio, C., & Carneiro, M. J. A. (2011). Determinants of tourism impact on tourists’ quality of life. International Journal Leisure and Tourism Marketing, 2(4), pp.313-336. (B-On)
Eusébio, C., & Carneiro, M. J. A. (2012). Determinants of tourist-host interactions: an analysis of the university student market. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 13(2), pp.123-151. (B-On)
Giddens, A. (2010). Sociologia, pp.17-33. 8ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Hall, C.M. & Lew, A. (2009). Understanding and managing tourism impacts: an integrated approach, pp.141-184. London: Routledge.
Minnaert, L. Maitland, R. & Miller, G. (2009). Tourism and Social Policy. The value of Social Tourism,Annals of Tourism Research, 36(2), pp.316-334. (B-On)
Veal, A.J. (2006).Research methods for leisure and tourism.

Bibliografia Complementar

Reisinger, Y., & Turner, L. W. (2004). Cross-Cultural Behaviour in Tourism: concepts and Analysis, pp:34-72. Elsevier.
Reisinger, Y. (2009). International Tourism: Cultures and Behavior, pp.119-223. Butterworth-Heinemann.
Reisinger, Y. (2013). Transformational tourism: tourist perspectives, pp.1-35. London: CAB International.
Eusébio, C., & Carneiro, M. J. A. (2011). Determinants of tourism impact on tourists’ quality of life. International Journal Leisure and Tourism Marketing, 2(4), pp. 313-336. (B-On)
Cohen E., (1984) The Sociology of Tourism: Approaches, Issues and Findings, Annals Revue of Sociology, 10, p. 373-392.
...
Outra bibliografia que se considerar relevante para compreensão de determinadas matérias da componente teórica, será indicada aos alunos durante as aulas

Planificação Semanal

Semana 1 a 3: Tema 1 - Génese e diferentes abordagens da Sociologia
Tema 1.1 | Definição, Génese e diferentes abordagens da Sociologia
Tema 1.2 | Do facto social à socialização
Tema 1.3| Produção do conhecimento científico em Sociologia: Conhecimento Científico e Senso Comum
Apoio ao desenvolvimento do trabalho grupo
Semana 4 a 6: Tema 2| Turismo : fenómeno social total
Tema 2.1| O conceito “valores” e fenómeno social total;
Tema 2.2| Sociologia e Análise social no Turismo
Tema 2.3 | Turismo e os vários campos de conhecimento: o modelo de Jafari
Apoio ao desenvolvimento do trabalho grupo
Semana 7 a 9: Tema 3 | Impactes socioculturais do turismo.
Tema 3.1 | A evolução e consequências do turismo como fenómeno sociocultural complexo e mutável
Tema 3.2| Turismo e diferentes perspectivas de análise: Intercâmbio sociocultural; experiência ritual moderna; prática de consumo diferenciado; instrumento de poder político-ideológico
Tema 3.3| Turismo: Problemas sociais e problemas sociológicos
Apoio ao desenvolvimento do trabalho grupo
Semana 10 Tema 4 | Estereótipos no Turismo
Tema 4.1 | Dupla apropriação turística dos estereótipos: turistas e populações
Apoio ao desenvolvimento do trabalho grupo
Semana 11: apresentação dos trabalhos grupo (22 e 24 Novembro 2016)
Semana 12:Tema 4.1 | Dupla apropriação turística dos estereótipos: turistas e populações (continuação)
Semana 13 e 14: Tema 5| Turismo de amanhã: Onde apostar?

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Os temas 1, 2 e 3 pretendem que os alunos atinjam o primeiro objetivo proposto (Conhecer os conceitos de sociologia, experiência turística e sociologia do turismo). O tema 1 permitirá também que o aluno analise criticamente as reflexões de vários autores sobre a Sociologia do Turismo (segundo objetivo). O tema 3 permitirá adicionalmente que o aluno conheça alguns dos instrumentos práticos para a investigação em Sociologia do Turismo (terceiro objetivo). O tema 4 ajudará o aluno a conhecer as interações sociais que podem ocorrer durante a experiência turística (quarto objetivo), enquanto o tema 5 irá de encontro ao quinto objetivo (compreender os efeitos socioculturais que o turismo tem sobre os turistas e as comunidades dos destinos).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo formal de conceitos, teorias e modelos, permitirá ao aluno conhecer os conceitos fundamentais da análise sociológica do turismo. Complementarmente, a análise e discussão de estudos de caso, bem como a realização de exercícios e trabalhos de grupo permitirão ao aluno compreender, aplicando, os conceitos expostos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSim 
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)