Como chegar
|
Contactos

2 - Enoturismo e Rotas do Vinho 2016/2017

Objetivos

. Introduzir o conceito e as características específicas do Enoturismo, explorando de que modo as Rotas do Vinho e da gastronomia podem ser instrumentos privilegiados na distribuição dos produtos e serviços regionais e da promoção das tradições e cultura das localidades que produzem vinho.

Pré-Requisitos Recomendados

na

Método de Ensino

método expositivo formal de conceitos com posterior aplicação prática através de exercícios de aplicação e da análise de casos práticos estudo de um caso

Conteúdos Programáticos

- Enoturismo: conceitos e características específicas deste tipo de turismo no “Velho Mundo” e no “Novo Mundo”;
- As Rotas do Vinho como instrumentos privilegiados de organização e divulgação do enoturismo e das identidades culturais dos territórios.
- As empresas ligadas ao enoturismo e o perfil da Oferta, integrando comunidades locais no processo de enoturismo, visando: favorecer a organização de circuitos de distribuição dos produtos e serviços locais;
- Promover as tradições e cultura das localidades que produzem vinho;
- Desenvolver de novas formas de emprego no setor do turismo.
- Visão crítica acerca das Rotas de enoturismo e o envolvimento de todos os stakeholders.
- Estratégias geradoras de uma oferta criativa e singular das regiões;
- Características singulares do enoturismo Urbano, as perspetivas da Oferta e da Procura e a comunicação da singularidade das paisagens.
-Conhecimento do fluxo de visitantes: Análises regulares do mercado e controlos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Asero, V. & Patti, S., (2009). From Wine Production to Wine Tourism Experience: the Case of Italy. American Association of Wine Economists, in http://www.wine-economics.org/workingpapers/AAWE_WP52.pdf, access in 13-01-2015.
Carlsen & Charters, (2006). Global Wine Tourism: research, management & marketing.
Carta Europeia de Enoturismo, in http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs /AreasAtividade/desenvolvimentoeinovacao/ReuniaoTecnicaEnoturismo/CataEuropeiadoEnoturismo/Anexos/Carta%20Europeia%20Enotur

Bibliografia Complementar

indicada pelos docentes convidados

Planificação Semanal

1ª e 2ª aulas-Enoturismo e Rotas do Vinho: Políticas e Rotas do Vinho;

3ª e 4ª Aulas- Enoturismo e Rotas do Vinho: Enoturismo Urbano;

5ª Aula- Enoturismo e Rotas do Vinho: DMC: Criação de oferta e Processo distribuição;

6ª e 7ª Aulas - Enoturismo e Rotas do Vinho: Produtos, mercados e Internacionalização;

8ª Aula - Enoturismo e Rotas do Vinho: Investigação em Enoturismo: Estado da Arte

Coerência do programa para com os objetivos

Os temas abordaos cumprem na integra os objetivos definidos sendo exploradas as Políticas e Rotas do Vinho, o Enoturismo Urbano, o papel dos DMC: Criação de oferta e Processo distribuição; a importância dos Produtos, mercados e Internacionalização e a Investigação em Enoturismo: Estado da Arte.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As 30 horas de contacto teórico-prático desta Unidade Curricular envolvem várias metodologias: métodos expositivo (enquadramento dos conceitos, modelos e teorias) com posterior aplicação prática, através de exercícios de aplicação e trabalhos de grupo aplicados a projectos de investigação, enquadrando-se em todos os objetivos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Resolução de problemasSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.