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Psicopatologia 1 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
1) Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia
2) Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais
3) Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos no âmbito da biologia humana, da psicologia da motivação, da psicologia do desenvolvimento, da psicofisiologia, da avaliação psicológica e da metodologia de investigação.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, exercícios de conhecimento, estudos de caso,trabalhos práticos e provas de avaliação de conhecimento. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis. A avaliação da uc será contínua, composta por trabalhos individuais e fichas de avaliação do conhecimento agendados ao longo do semestre.

Conteúdos Programáticos

1. Psicopatologia
1.1. Fundamentos e definições
1.2. Trajetórias de desenvolvimento humano
1.3. Risco e resiliência
1.4. A investigação científica na área

2. Sistemas de classificação da psicopatologia
2.1. Modelos categóricos e dimensionais: descrição e comparação

3. Classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência
3.1. Perturbações neurodesenvolvimentais
3.3. Perturbações de ansiedade
3.4. Perturbações do comportamento alimentar
3.5. Perturbações de eliminação
3.6. Perturbações do comportamento
3.7. Perturbações do sono

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carr, A. (2011). The handbook of child and adolescent clinical psychology. Routledge: London.

Lazarus, A., & Colman, A. (1995). Abnormal psychology. London: Longman.

Marcelli, D. & Choen, D. (2011). Infância e psicopatologia. 8ª Ed. Porto Alegre: Armed.

Marcelli, D., & Braconnier, A. (2005). Adolescência e psicopatologia. Lisboa: Climepsi Editores.

Mash, E.J. & Berkley, R. (2003). Child Psychopathology. Guilford, New York.

Mazet, P., & Stoleru, S. (2003). Psicopatologia do lactente e da criança pequena. Lisboa: Climepsi Editores.

Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Coimbra: Quarteto Editores.

Bibliografia Complementar

Associação Americana de Psiquiatria (2014). DSM-5. Lisboa: Climepsi Editores.

Beauchaine, T., & Lindshaw, S. (2013). Child and adolescent psychopathology. London:Wiley.

Cicchetti, D. & Cohen, D. (2006). Developmental psychopathology: Theory and method (vols. 1-2). New Jersey: Wiley.

Craighead, W., Miklowitz, D., & Craighead, L. (2013). Psychopathology: history, diagnosis, and empirical foundations (2nd edition). London: Wiley.


Figueiredo, B. (2011). Psicopatologia e psicoterapia do desenvolvimento da criança e do adolescente. Vol 1. Introdução. Lisboa:

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação da unidade curricular. Definição dos momentos de avaliação. Organização do trabalho de avaliação individual. Pesquisa em bases de dados.

Semana 2 – Fundamentos e definições da psicopatologia. Aulas teórico-práticas, com a visualização de um documentário acerca da história da psicopatologia. Seleção dos artigos para o trabalho de avaliação individual.

Semana 3 – Classificação psicopatológica dimensional vs categorial: vantagens e desvantagens.
A psicopatologia do desenvolvimento: conceito, objeto e contextos. Trajetórias de desenvolvimento. Risco e resiliência na psicopatologia. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios.

Semana 4 – A investigação científica na área da psicopatologia. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.

Semana 5 – Descrição e comparação de modelos de classificação de psicopatologia categóricos e dimensionais. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.

Semana 6 – Teste de avaliação do conhecimento 1. Introdução à classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.

Semanas 7 – Perturbações neurodesenvolvimentais. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios, estudos de caso e atividades de exploração de leitura.

Semana 8 - Visita de estudo ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto. Entrega do trabalho de avaliação individual (escrito).

Semana 9 – Apresentação de trabalhos.

Semana 10 – Apresentação de trabalhos.

Semana 11 – Perturbações do sono. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.Perturbações de ansiedade. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.

Semana 12 – Perturbações de eliminação. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios, estudos de caso e atividades de exploração de leitura.

Semana 13 - Perturbações do comportamento alimentar. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios, estudos de caso e atividades de exploração de leitura.

Semana 14 – Teste de avaliação do conhecimento 2.
Perturbações do comportamento. Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios e atividades de exploração de leitura.

Semana 15 – Consolidação da matéria lecionada ao longo do semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos estabelecidos no módulo subordinado ao tema psicopatologia permitirão o alcance do objetivo “Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia”. Os conteúdos inerentes ao módulo subordinado aos sistemas de classificação da psicopatologia permitirão aos estudantes “Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais”. Por último, através dos conteúdos lecionados no módulo referente à classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência, os estudantes serão capazes de “Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No âmbito dos objetivos “Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia” e “Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial” serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de conhecimento. No mesmo sentido, aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de conhecimento serão realizados relativamente ao objetivo “Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais”. As provas de avaliação de conhecimento (testes de avaliação e trabalho individual) concernem a todos os objetivos da aprendizagem uma vez que serão realizadas integrando todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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