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Psicologia da Saúde Ocupacional 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

O estudante deverá ser capaz de:
1. Conhecer o âmbito de atuação da psicologia da saúde ocupacional
2. Identificar diferentes tipologias de risco psicossociais e o seu impacto.
3. Conhecer metodologias de avaliação e intervenção psicológica utilizadas pela Psicologia da Saúde Ocupacional.
4. Planear uma investigação, com base em programas de intervenção de gestão de riscos psicossociais em contexto organizacional.

Pré-Requisitos Recomendados

Sem pré-requisitos

Método de Ensino

Aulas expositivas para a abordagem e aprofundamento de conceitos inerentes à psicologia da saúde ocupacional. Os estudantes serão convidados a pesquisar e apresentar textos e artigos científicos e discuti-los em contexto de grupo. Os estudantes irão explorar instrumentos de avaliação e treinar o seu preenchimento, bem como analisar casos práticos. Serão estimulados a planear uma investigação, seguindo uma metodologia de trabalho projeto em grupo.A visita a uma organização, com a realização de uma entrevista a um psicólogo organizacional incidindo sobre a psicologia da saúde ocupacional será o trabalho de investigação qualitativa a realizar.
A avaliação é mista e baseada em dois parâmetros de avaliação: Realização de um teste (50%) e um trabalho de grupo com apresentação oral (50%). A assiduidade é contemplada.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia da saude ocupacional
Avaliação de riscos
Análise da realidade portuguesa e europeia: casos práticos
2. Riscos Psicossociais:
Stress e burnout (factores de risco, efeitos, avaliaçao, prevençao)
Assedio moral / Violencia no trabalho/ bullying organizacional/Mobbing
Conflito Trabalho-Familia e Conflito Familia-Trabalho
Adição ao trabalho
3. Programas de intervenção/prevenção na psicologia da saúde ocupacional
4. Investigação no terreno, com base em programas de intervenção de gestão de riscos psicossociais em contexto organizacional.Aspetos específicos sobre investigação qualitativa"Template analises".

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Quick, James C. & Tetrick, L. (2010). Handbook of Occupational Health Psychology. Second Edition. Washington, DC, American Psychological Association (APA)
Fernández, A., Martín, V. & González, José (2009). Psicología del Trabajo. Ediciones Pirámide. Madrid.
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. & Cardoso, C. (2007). Comportamento organizacional e gestão. Editora RH. Lisboa.
Fineman, S. (2003). Understanding Emotion at Work. Sage Publications. London.
Pinto, C., Silva, I., Santos, G. & Ferreira, A.T. (no prelo). “Work - Family Interface on professional drivers”.
Oliveira, Ana Teresa (2014). Perceções do sistema de gestão de recursos humanos, o papel da confiança organizacional e do compromisso organizacional. (Tese de Doutoramento.) Universidade do Minho, Braga.

Bibliografia Complementar

Leka, S. & Houdmont, J. (2010). Occupational Health Psychology. River Street. Wiley-Blackwell.
Ferreira, Ana Teresa, Keating, J., & Silva, I. (2010). Managers perceptions about employees acceptance of HR practices and its interactions with modifications in the HR system. In S. Menon (Ed.), Competing values in an uncertain environment: Managing the paradox (pp. 70-76). Shreveport, LA, US: International Society for Work and Organizational Values. ISBN: 978-0-9817997-1-1.
Lansisalmi, H.; Peiró, J. & Kivimaki, M. (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research, 242-255. Sage Publications. U.S.A.
Biron, C., & Karanika-Murray, M. (2014). Process evaluation for organizational stress and well-being interventions: Implications for theory, method, and practice. International Journal of Stress Management, 21(1), 85-111. doi: 10.1037/a0033227
Wilcock, A. & Hocking, C. (2014). An Occupational Perspective of Health. Third Edition, Thorofare, NJ, Slack Incorporante.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da unidade curricular do âmbito da psicologia da saúde ocupacional.
Definição dos grupos.
Semana 2
Psicologia da saúde ocupacional. Aulas expositivas e exercícios aplicados.
Trabalhos em grupo e exercícios individuais.
Semana 3
Análise da realidade portuguesa e europeia: casos práticos
Estudo de caso da campanha europeia de prevenção de riscos psicossociais. Realização de exercício de grupo.
Semana 4
Análise da realidade portuguesa e europeia: casos práticos
Estudo de caso da campanha europeia de prevenção de riscos psicossociais .
Exercícios de grupo, exercícios individuais.
Semana 5
2. Riscos Psicossociais.
Trabalhos de grupo: definição da organização, do template de analise e do guião que irá ser utilizado.
Semana 6
Stress e burnout (factores de risco, efeitos, avaliaçao, prevenção.
Trabalhos de grupo: trabalho no guião que irá ser utilizado.
Semana 7
Stress e burnout (factores de risco, efeitos, avaliaçao, prevençao)
Exercicios indivíduos e em grupo. Case studies.
Semana 8
Assedio moral / Violencia no trabalho/ bullying organizacional/Mobbing
Exercicios indivíduos e em grupo. Case studies.
Semana 9
Conflito Trabalho-Familia e Conflito Familia-Trabalho
Visualização de um vídeo. Exercicios indivíduos e em grupo.
Semana 10
Adição ao trabalho. Exercicios individuais.
Semana 11
Tutoria aos estudantes sobre análise de dados qualitativos. Debate sobre os dados analisados.
Semana 12
Finalização da análise de dados qualitativos sobre a psicologia da saúde ocupacional aplicada às organizações. Integração de conteúdos teóricos na discussão dos dados.
Semana 13
Finalização da análise de dados qualitativos sobre a psicologia da saúde ocupacional aplicada às organizações. Integração de conteúdos teóricos na discussão dos dados.
Semana 14
Apresentação oral dos trabalhos de investigação em grupo.
Semana 15
Apresentação oral dos trabalhos de investigação em grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Para que o estudante conheça o âmbito de atuação da psicologia da saúde ocupacional, será abordado o conteúdo 1. Para que seja capaz de conhecer as diferentes tipologias de risco psicossocial e o impacto dos mesmos no individuo serão abordados os conteúdos 2 . O objetivo de conhecimento de diferentes metodologias de avaliação e intervenção será abordado transversalmente nos conteúdos 1,2 e 3. Para que seja capaz de planear um programa de intervenção será realizado um trabalho teórico/prático em grupo.
Haverá uma preocupação especial em escolher temáticas integradas em projetos de investigação da UPT, relacionado com a Ordem dos Psicólogos e com a Universidade Pontificia do Rio Grande do Sul,Brasil, enquadrada no Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN/EU-OSHA).Para que o estudante seja capaz de alcançar o objetivo de planear uma investigação são relevantes os conteúdos 4,Investigação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No sentido do estudante conhecer a psicologia da saúde ocupacional e identificar diferentes tipologias de fatores de risco, serão realizadas aulas expositivas, seguidas de discussão de textos e artigos científicos em pequenos grupos. Para que o estudante consiga identificar diferentes tipologias de risco psicossocial e o seu impacto serão realizados exercícios de grupo, exploração de casos práticos, leitura de artigos científicos e aulas expositivas. O estudante será convidado a explorar instrumentos de avaliação e a simular o seu preenchimento e interpretação para que seja capaz de conhecer diferentes metodologias de avaliação e intervenção psicólogicas utilizadas pela Psicologia da Saúde ocupacional. Para que o estudante seja capaz de conhecer diferentes metodologias de intervenção utilizadas pela Psicologia da Saúde Ocupacional e planear uma intervenção em contexto ocupacional os estudantes irão realizar pesquisa sobre programas e intervenções, uma visita e um projeto de investigaç

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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