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Estatística e Análise de Dados 2 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
• Compreender o racional subjacente aos procedimentos de estatística e análise de dados, com recurso ao software IBM SPSS;
• Conhecer diferentes técnicas de análise estatística, perceber a sua utilidade, e saber quando aplicar estas técnicas;
• Associar os procedimentos de análise estatística à testagem de hipóteses de investigação;
• Interpretar de forma crítica resultados de análises de dados e reportar esses resultados em relatórios de investigação, de acordo com normas da APA;
• Analisar diferenças entre grupos e entre diferentes momentos de avaliação;
• Avaliar a relação entre variáveis e testar modelos de predição;
• Desenvolver autonomia na utilização de procedimentos estatísticos para o apoio a projetos de investigação, bem como na leitura e interpretação de estudos apresentados em publicações científicas.

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se o domínio de conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e de Probabilidades, tal como apresentados na unidade curricular Estatística e Análise de Dados 1.

Método de Ensino

No conjunto de aulas teórico-práticas procurar-se-á uma conciliação entre metodologias expositivas e metodologias ativas e participativas. Os métodos expositivos assentarão no recurso a suportes multimédia, utilizando-se para o efeito o programa IBM SPSS, diapositivos em suporte powerpoint, a partilha de documentos de leitura, e a exploração de bases de dados. Os métodos ativos basear-se-ão na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente na exploração de bases de dados e condução de análises estatísticas com recurso ao SPSS. Estas atividades práticas procurarão a resolução ativa de problemas de investigação em psicologia, bem como o seu relato sob a forma de relatórios, individualmente e com a tutoria da docente. Os/as alunos/as serão estimulados/as a apresentar e discutir criticamente resultados de investigação, apresentando para o efeito trabalhos em pequeno grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Revisão de conceitos estatísticos de base e técnicas de estatística descritiva
2. Desenhos de investigação, teste de hipóteses e significância estatística
3. Análise de diferenças entre duas condições: o teste t
4. Comparação de contagens e proporções
5. Análise de variância (ANOVA) com um fator: inter-sujeitos (one-way ANOVA) e medidas repetidas;
6. Estatística correlacional
6.1 Análises de correlação
6.2 Análise de regressão linear simples e múltipla
7. Testes não-paramétricos
8. Interpretação e redação de resultados de investigação segundo normas APA: descrição, tabelas e figuras (conteúdo transversal)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
- Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3rd ed.). London: Sage Publications Ltd.
- Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.
- Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
- Pereira, A. (2008). SPSS – Guia Prático de Utilização Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (7ª edição). Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

- Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.
- Howitt, D., & Cramer, D. (2000). First steps in research and statistics. A practical workbook for psychology students. London: Routledge.
- Howittt, D., & Cramer, D. (2011). Introduction to research methods in psychology (3rd. ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.
- Maroco, J. P. (2007). Análise estatística com a utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
- Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon.

Planificação Semanal

Semana 1. Apresentação da UC – objetivos, métodos de ensino e avaliação e resultados esperados.
Semana 2. Revisão de conceitos estatísticos de base e técnicas de estatística descritiva (P). Desenhos de investigação, teste de hipóteses e significância estatística (T).
Semana 3. Análise de diferenças entre duas condições: o teste t (design intersujeitos).
Semana 4. Análise de diferenças entre duas condições: o teste t (design intrasujeitos).
Semana 5. Comparação de contagens e proporções
Semana 6. Análise de variância (ANOVA) com um fator: inter-sujeitos (one-way ANOVA);
Semana 7. Análise de variância (ANOVA) com um fator: medidas repetidas;
Semana 8. Análises de correlação;
Semana 9. Mini-teste 1
Semana 10. Análise de regressão linear simples
Semana 11. Análises de regressão múltipla
Semana 12. Testes não-paramétricos
Semana 13: Testes não-paramétricos (Apresentações de grupo)
Semana 14: Revisões (apresentações grupos)
Semana 15: Mini-teste 2
Semana 16: Conclusão UC (apresentações grupos – 31/5/2016)

Coerência do programa para com os objetivos

De modo a proporcionar aos alunos/as a aquisição de competências de raciocínio crítico acerca da usabilidade e seleção de procedimentos de análise estatística como suporte à investigação, os conteúdos programáticos incluem uma diversidade de análises inferenciais de dados, desde os testes de diferenças até aos testes de associação entre variáveis. De modo a que os/as alunos/as associem estes procedimentos estatísticos à investigação em psicologia, os conteúdos programáticos incluem a análise e reflexão de resultados de análises de dados e a testagem de hipóteses empíricas. Finalmente, de modo a desenvolver competências de interpretação e relato de resultados de investigação, inclui-se a análise de outputs de análises estatísticas e a redação de relatórios científicos de acordo com normas da APA.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de métodos expositivos permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativamente às técnicas de análise de dados com recurso ao IBM SPSS. Estes métodos apoiam a aquisição de conhecimentos básicos no domínio, por parte dos/as alunos/as. O recurso a métodos que impliquem a participação ativa dos/as alunos/as faz-se através da análise e interpretação de resultados de investigação publicados em artigos científicos, bem como da resolução de problemas aplicados à psicologia com seleção e implementação de técnicas de análise de dados. A realização de trabalhos em grupo contribuirá para a aquisição de competências de reflexão crítica acerca da utilização de procedimentos de análise de dados, interpretação de dados e relato de resultados. A conjugação destas diferentes metodologias permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a Unidade Curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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