Como chegar
|
Contactos

Sistemas Integrados 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Conhecer diferentes abordagens de integração de sistemas de informação
Identificar a melhor abordagem a usar
Conhecer e caracterizar os seguintes tipos sistemas de informação: ERP, CRM, SCM
Enumerar as vantagens destes sistemas
Saber manusear as principais funcionalidades do Sharepoint

Pré-Requisitos Recomendados

Frequência das unidades curriculares: Organização de Empresas e Sistemas de informação

Método de Ensino

Expositivo; seminário (colóquio); visita de estudo, projeto, estudos de casos

Conteúdos Programáticos

1.Integração de sistemas de informação
a.Abordagens para a integração de Sistemas de Informação
b.Ferramentas de integração: Sharepoint
c.Web Services e Service Oriented Architectures (SOA)
2.Enterprise Resource Planning (ERP)
a.Características
b.Evolução histórica
c.Arquitetura
d.Terminologia associada
e.Ciclo de vida de um sistema de ERP
4. Outros sitemas integrados: CRM e SCM
a. Careacteristicas
b. Arquitetura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kurbel, karl E. Enterprise Resource Planning and Supply Chain Management: Functions, Business Processes and Software for Manufacturing, Springer 2013
Bradford, Marianne. Modern ERP: Select, Implement & Use Today's Advanced Business Systems, 2010

Bibliografia Complementar

Rascão, José. Sistemas de Informação para as Organizações, Edições Sílabo, 2ª edição, 2004
www.erpfans.com
www.erpsupersite.com

Planificação Semanal

Fevereiro 8 Apresentação
15 Integração Sistema informação, ERP
22 ERP, Estudo caso

Março 1 CRM
8 Seminario
15 Estudo caso
22 SCM
29 Estudo caso

Abril 5 teste escrito
12 Visita de estudo
19 seminário

Maio
3 Sharepoint
17 Sharepoint
24 Sharepoint
31 Apresentação trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

O conhecimento sobre as diferentes abordagens e o conhecimento sobre algumas ferramentas de integração de sistemas permitirão aos estudantes conhecer e perceber qual a melhor situação a aplicar em contexto real e saber usar essas ferramentas (e funcionalidades) na prática. A caracterização detalhada sobre ERP permitirão aos estudantes perceber melhor o papel dos sistemas integrados (ERP, CRM e SCM) nas organizações e perceber as vantagens destes sistemas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A aprendizagem dos conceitos científicos desta uc envolverá o método expositivo e seminários (colóquios). O projecto será usado para que os alunos fiquem saber manusear as principais funcionalidades o Sharepoint.
A combinação do método expositivo, com o estudo de casos e a vista de estudo permitirão que os estudantes fiquem a saber caracterizar e a enumerar as vantagens deste tipo de sistemas e identificar qual a abordagem a usar em cada caso real.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.