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Finanças Empresariais Avançadas 2016/2017

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Fazer com que a questão da avaliação de empresas e investimentos possa ser equacionada de forma racional;
- Avaliar a racionalidade dos diversos modelos de avaliação de empresas;
- Fazer com que a questão da avaliação de empresas e investimentos possa ser equacionada de forma racional;
- Avaliar a racionalidade dos diversos modelos de avaliação de empresas; Saber Estruturar projetos e alinhavar a sua execução de acordo com as opções de financiamento, os rácios de capitais próprios e percebendo a engenharia financeira e a sua importância;
- Conhecer os instrumentos de financiamento de investimentos que podemos utilizar em função das características dos investimentos projetados;
- Percecionar a importância da fusão de empresas na criação de valor para o acionista e perceber a sua operacionalização.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de Contabilidade Financeira, Gestão Financeira e Análise de Investimentos.

Método de Ensino

1. Adotar-se-á uma metodologia caracterizada pela coexistência do modelo expositivo com o modelo interativo. Na lecionação das aulas utilizar-se-á o quadro branco de porcelana e a projeção de diapositivos.
2. Incentivar-se-á a participação ativa dos alunos nas aulas.
3. Como estratégia para a prossecução dos objetivos da disciplina, promover-se-á a realização de trabalhos práticos com apresentação na própria aula.
4. Os alunos serão incentivados a desenvolver uma atividade de permanente pesquisa bibliográfica depois de obterem a necessária orientação.

Conteúdos Programáticos

1.1. Conceitos Introdutórios fundamentais
1.1.1. Contexto da avaliação
1.2. Recolha de Informação e Trabalhos Preparatórios
1.2.1. Diagnóstico
1.2.2. Estudo previsional e o crescimento
1.2.3. Remuneração do capital investido
1.2.4. Custo de oportunidade do capital
1.2.5. Estrutura ótima de financiamento
1.3. Avaliação com base no Mercado
1.3.1. Modelo de base: o Modelo de Gordon
1.3.2. Price Earning Ratio
1.3.3. Price Book Value
1.3.4. Price Sales Ratio
1.4. Avaliação com base no Rendimento
1.4.1. Método dos Dividendos Atualizados
1.4.2. Método dos Fluxos de Caixa Atualizados
1.5. Outras abordagens de avaliação
1.5.1. Avaliação com base no Património
1.5.2. Avaliação dos Lucros Supranormais Atualizados
1.5.3. Outros modelos de avaliação
1.5.4. Avaliação Regulamentar
1.6. Criação de Valor para o Acionista
1.6.1. Gestão orientada para a criação de valor
1.6.2. Fatores determinantes do valor
1.6.3. Indicadores de criação de valor

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Brandão, Elísio (2009). Finanças. 5ª Edição do Autor.
- Brealey, R., A.,Myers, et al. (2013). Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 11º Edição.
- Damodaran, A. (2010) Applied Corporate Finance , John Wiley & Sons.
- Damodaran, A. (2012). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset, Wiley.
- Hitchner, James R., (2011). Financial valuation: applications and models, John Wiley & Sons, Inc., 3rd Edition.
- Neves, João Carvalho das (2007). Análise Financeira: Técnicas Fundamentais: volumes I e II. Texto Editores.
Ross,S. A., Westerfield, R. W, et al. (2010). Corporate Finance, 10ª Edição, McGraw-Hill.
- Tavares, Fernando António de Oliveira (2002), Avaliação de ações – O Modelo do Cash-flow. Editora Vida Económica.
- Vieito, J. P. e Maquieira, C. P. (2013), Finanças Empresariais – Teoria e Prática, 2ª Edição, Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

Semana 1
1.1.Conceitos Introdutórios fundamentais
1.1.1.Contexto da avaliação
1.1.1.1.A avaliação de empresas como parte integrante da análise financeira
1.1.1.2.Problemas de fundo da avaliação
1.1.1.3.Necessidade de avaliação de empresas
1.1.1.4.Fases do processo de avaliação
1.1.1.5.Negociação
Semana 2
1.2.Recolha de Informação e Trabalhos Preparatórios
1.2.1.Diagnóstico
1.2.1.1.Níveis de aplicação do diagnóstico
1.2.1.2.Fases do diagnóstico
1.2.1.3.Correções ao Balanço Contabilístico
1.2.2.Estudo previsional e o crescimento
1.2.2.1.Métodos previsionais do Plano de Exploração
1.2.2.2.Taxas de crescimento
1.2.3.Remuneração do capital investido
1.2.3.1.Resultados versus Cash-flows
1.2.3.2.Rendibilidade Económica
1.2.3.3.Rendibilidade Financeira
1.2.4.Custo de oportunidade do capital
1.2.4.1.Custo do capital próprio
1.2.4.2.Custo do capital alheio
1.2.4.3.Custo médio ponderado
1.2.4.4.Custo atual ou efetivo das fontes financiamento
1.2.5.Estrutura ótima de financiamento
1.2.5.1. Modelos de “Trade-Off”
1.2.5.2. “Pecking Order Theory”
1.2.5.3. Estrutura de Capitais como Sinal Financeiro
1.2.5.4. Estrutura de capital e assimetria de informação

Semana 3
1.3.Avaliação com base no Mercado
1.3.1.Modelo de base: o Modelo de Gordon
1.3.2.Price Earning Ratio (PER)
1.3.3.Price Book Value (PBV) ou Preço Valor Contabilístico
1.3.4.Price Sales Ratio (PSR) ou Preço Vendas
Exercícios Práticos.
Semana 4
1.4.Avaliação com base no Rendimento
1.4.1.Método dos Dividendos Atualizados
1.4.1.1.Política de Dividendos.
1.4.2.Método dos Fluxos de Caixa Atualizados
1.4.2.1.Método dos Capitais Próprios
1.4.2.2.Método da Entidade
Exercícios práticos.
Semana 5
1.4.2.2.1.Pelo Custo Médio do Capital
1.4.2.2.2.Pelo Valor Atual Líquido Ajustado (VALA)
Exercícios práticos.
Semana 6
1.5.Outras abordagens de avaliação
1.5.1. Avaliação com base no Património
1.5.1.1.Valor Nominal, Contabilístico e Intrínseco
1.5.1.2.Valor Substancial
1.5.1.3.Críticas aos Métodos Baseados na ótica Patrimonial
1.5.2. Avaliação dos Lucros Supranormais Atualizados
1.5.2.1.Goodwill
1.5.2.2.Treasury Method
Exercícios práticos
Semana 7
1.5.2.3.Valor Económico Acrescentado - Economic Value Added (EVA)
1.5.2.4.Valor de Mercado Acrescentado - Market Value Added (MVA)
1.5.2.5.Crítica aos Métodos Baseados nos Resultados Supranormais
1.5.3.Outros modelos de avaliação
1.5.4.Avaliação Regulamentar
Exercícios práticos.
Semana 8
1.6.Criação de Valor para o Acionista
1.6.1.Gestão orientada para a criação de valor
1.6.2.Fatores determinantes do valor (Value Drivers)
1.6.3.Indicadores de criação de valor
Exercícios práticos.
Semana 9
Exercícios práticos de avaliação de empresas com base no rendimento.
Semana 10
Apresentação, discussão e avaliação de trabalhos de grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos e são desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Atendendo a que os objetivos propostos privilegiam a aplicação prática dos conteúdos e o domínio dos conceitos aplicados a situações concretas, a metodologia adotada cumpre esses fins.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagem  
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacionalSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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