Como chegar
|
Contactos

6 - Projeto em enoturismo 2016/2017

Objetivos

• Demonstrar autonomia nas técnicas de pesquisa e de revisão da literatura adequada à fundamentação das questões de
investigação propostas com suficiente relevância teórica, atualidade e centralidade para o domínio científico;
• Selecionar, de acordo com os objetivos da investigação, o universo/amostra e a metodologia de recolha e análise de dados
adequada;
• Recolher e analisar os dados recorrendo a métodos de investigação adequados aos objetivos da investigação
• Discutir criticamente os resultados obtidos, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões complexas, e desenvolvimento de propostas ou emissão de juízos que tenham em consideração os modelos teóricos.
• Propor projeto de aplicação pratica na área científica em que se enquadra o domínio de estudo que vá ao encontro das conclusões do estudo;

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

A orientação tutorial complementada com a criação de grupos de trabalho que promovam a participação ativa dos estudantes na partilha e debate do conhecimento produzido. O processo de avaliação implica a realização de um projeto individual/coletivo onde cada discente contribui com uma das temática abordadas durante o curso.

Conteúdos Programáticos

Planeamento, estruturação e redação de um projeto de enoturismo:
• Estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação
• Definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis
• Revisão bibliográfica
• Definição da amostra
• Seleção metodológica
• Recolha e análise de dados
• Apresentação formal do projeto de investigação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Levent, A.; Paraskevas, A. & Jang, S. (2015).Planning Research in Hospitality and Tourism. 2º Edition, Routledge.
Dwyer, L.; Gill, A. & Seetaram N. (2012). Handbook of Research Methods in Tourism: Quantitative and Qualitative Approaches, Edward Elgar Publishing
Richards, G. & Munsters, W. (2010) Cultural Tourism Research Methods. CABI.

Bibliografia Complementar

Com entrega pelo docente nas aulas

Planificação Semanal

1ª a 4ª semana - Apoio à realização projeto - presencial/ Videoconferência

Coerência do programa para com os objetivos

A definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis do projeto a apresentar permitirão aos estudantes selecionar e fundamentar a relevância das questões de investigação que propoem. Os conhecimentos acerca da definição da amostra e da seleção metodológica permitirão selecionar e descrever, de acordo com os objetivos do seu estudo, os participantes, os procedimentos e a metodologia de recolha e análise de dados mais adequada, seja de natureza qualitativa seja de natureza quantitativa.Em geral, os conteúdos programáticos vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular, sobretudo no que respeita à concretização do projeto de dissertação. A possibilidade dos estudantes participarem em projetos de investigação, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes e sua aplicação à realidade, tendo em consideração a diversidade de contextos de intervenção na área do Enoturismo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que implicam o trabalho autónomo, orientação tutorial e investigação aplicada dominarão o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular, dado o foco no desenvolvimento de competências de planeamento, construção e redação de um projeto de short master, com definição da componente metodológica de uma investigação que se pretendem progressivamente autonomizadas. A orientação tutorial domina a unidade curricular, destinando-se ao acompanhamento individualizado do desenvolvimento dos trabalhos de projeto, embora se recorram também a metodologias ativas e participativas de ensino-aprendizagem manifestas em grupo do desenvolvimento do trabalho de investigação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Trabalho em equipa  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.