Como chegar
|
Contactos

Projetos de Investigação

ThreeC - Creating competences for a circular economy

Data de início e duração do projecto - 01-09-2014 (24 meses)

 

Parceiros

·        Landkreis Kassel (Alemanha) - www.landkreiskassel.de

·        Sint-Lambertus 4 (Bélgica) - www.silawesterlo.be

·        Euneos Corporation (Finlândia) - www.euneos.fi

·        IES Las Indias (Espanha) - www.ieslasindias.eu

·        STICHTING FONTYS (Holanda) - www.fontys.nl

·        Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Portugal) –                 www.upt.pt

·        BUPNET (Alemanha) - www.bupnet.de

·        TALLINN UNIVERSITY – (Estónia) - www.tlu.ee

 

 

Descrição

A "Economia Circular" refere-se ao conceito de economia de recursos naturais e de os reutilizar e reciclar. É uma abordagem mais profunda do que os conceitos exclusivamente técnicos do sector de gestão de resíduos (como o “kreislaufwirtschaft” alemão) e centra-se na participação e capacitação activa dos cidadãos. É um tema cada vez mais relevante, popular e atraente, que está a ser impulsionado por grandes actores económicos, ecológicos e políticos em todo o mundo (www.resource-event.com).

Os jovens precisam adquirir competências para serem capazes de contribuir e trabalhar numa economia circular. O projecto “ThreeC” visa integrar o conceito da Economia Circular como um novo campo de aprendizagem atractivo na educação escolar Europeia. Neste momento existem apenas abordagens dispersas de como "ensinar" e aprender sobre a economia circular. Nos sistemas de ensino e currículos dos países parceiros (NL, BE, PL, ES, EE, DE) ainda há uma lacuna entre a abordagem mais tradicional de estratégias de ensino e as necessidades da economia circular.

Está em falta uma abordagem profunda, que estabeleça um quadro didáctico e um ambiente inovador de aprendizagem para usar este campo de aprendizagem. Assim como outros campos transversais e interdisciplinares como a gestão ambiental e climática, a economia circular não pode ser ensinada de forma "tradicional". Ela precisa de ofertas de aprendizagem extracurriculares que deixem os conceitos de ensino na sala de aula com uma quantidade definida de "tempo de aprendizagem". Com o foco na aprendizagem prática, o projecto “ThreeC” aborda também o problema das altas taxas de abandono, pois muitas vezes (a) a falta de relevância prática de temas escolares; (b) a des-contextualização dos conteúdos da vida real e (c) a falta de problemas auto-dirigidos, que provoquem um cada vez maior interesse em aprender a aprender e a falta de orientação para futuras aprendizagens atrofia o desenvolvimento pessoal e leva eventualmente a taxas elevadas de abandono escolar.

Daí que o projecto “ThreeC” procura combinar conteúdos atraentes e relevantes (acerca de Economia Circular) com formatos de aprendizagem modernos, auto-guiados utilizando ambientes de aprendizagem holísticos, que também incluem a validação dos resultados da aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Esses ambientes de aprendizagem práticos no contexto da economia circular serão projectados tanto para a aprendizagem formal na escola: as actividades de aprendizagem com estratégias de ensino relevantes (discussões, jogos de papéis, mapas mentais, etc.) que se encaixam com as competências para uma economia circular em alguns tópicos (assuntos relacionados ou transcurriculares) em actividades extra-curriculares, projectos de aprendizagem ou como componente de sistemas de gestão ambientais ou climáticos; e para aprendizagem "não formal" nos estágios profissionais guiados em empresas locais e as administrações públicas para permitir que todos os interessados (professores, empresários e estudantes) possam colaborar e contribuir para a aprendizagem conjunta.

 

Objectivos

1. Dar uma visão geral das abordagens da UE para ensinar e aprender sobre economia circular e dos seus requisitos para a sua prática.

2. Descrever um conjunto de competências relacionadas com os conteúdos sobre economia circular e orientados para a prática.

3. Desenvolver uma abordagem didáctica com estratégias de ensino e de avaliação para habilitar professores para ensinar seus alunos competências no contexto de uma economia circular (formação geral).

4. Criar os chamados padrões de aprendizagem informais (ou não-formais) (para contextos de aprendizagem informais de estágios): um catálogo de situações e contextos em que as competências ou as dimensões de competência podem ser desenvolvidas.

5. Criar uma caixa de ferramentas de avaliação e validação para estas situações de aprendizagem informal / não-formal. Desenvolvimento de software para competências economia circular através da modificação do software CEF-CULT como sistema de avaliação. Desenvolver cenários para avaliar em que medida os alunos nas escolas e em estágios profissionais podem ter adquirido essas competências.

6. Criar um ambiente de aprendizagem interactivo e holístico para estágios com linhas de orientação de aprendizagem e ligações ao ambiente de avaliação.

7. Proporcionar recursos de aprendizagem para professores e pessoal docente

a. desenvolvimento de um MOOC (2 x 2 horas)

b. desenvolvimento de um módulo de formação para os professores (blended learning)

c. desenvolvimento de um formato de um curso Erasmus KA1

d. criação de um boot camp para professores e estagiários sobre economia circular (durante um multiplier event).

8. Proposta de uma pós-graduação ou grau académico semelhante sobre as competências para uma economia circular.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.