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Apresentação

O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

pretende contribuir para o reforço da posição da UPT na academia e na sociedade científica, em Portugal e no mundo

Nos diferentes ciclos de estudo em funcionamento do DPE, há convergência em várias opções pedagógicas, tais como: Opção por avaliação continua ou mista, preferencialmente, em vez da avaliação final, metodologias vocacionadas para a participação ativa dos alunos, metodologias vocacionadas para preparação dos alunos para a investigação, visitas de estudo dentro do âmbito das unidades curriculares e realização de workshops com apoio dos Núcleos de Estudantes (NEP e NEES), organização de seminários no âmbito das unidades curriculares, sempre que os conteúdos o permitem, realização de ”Encontros Científicos” no âmbito dos Mestrados em funcionamento que promovem a troca de ideias entre mestrandos durante o processo de ensino.

Em termos internacionais, no DPE trabalhamos continuamente no sentido de: Aumentar o número de vários protocolos de cooperação académica com Universidades estrangeiras, incrementar o número de estudantes em regime de outgoing e de incoming, ao abrigo do programa ERASMUS, incrementar a mobilidade docente internacional, incrementar a realização de mobilidade de alunos em regime de estágio no âmbito do 2º ciclo de estudos, desenvolver contactos já estabelecidos com outras Universidades brasileiras e europeias, potenciar o desenvolvimento de cursos de pós-graduação em Educação a realizar no Brasil e em Angola.

Em particular, o DPE pretende: continuar a realizar cursos, seminários e conferências com temas; garantir a participação dos alunos do NEES e do NEP em feiras vocacionais; continuar a incentivar os docentes a publicarem artigos em revistas indexadas em bases de dados internacionais; manter o prestigio dos cursos para que os diplomados sejam veiculo da nossa qualidade e visibilidade junto do mercado; incentivar à publicação de artigos os mestrandos, ex mestrandos e ex doutorandos cujos trabalhos de investigação se pautem por níveis de qualidade elevados; e promover a manutenção de excelentes protocolos de estágio com entidades cujos serviços incluam operacionalização de competências nos domínios da Educação social e da Psicologia clínica e da saúde.

No ano letivo 2015|2016, o DPE apresentou, à A3ES, a proposta de abertura de 4 novos cursos:

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