Como chegar
|
Contactos

Missão e estratégia

VISÃO

A universidade Portucalense ambiciona ser uma instituição global e reconhecida pela qualidade nas diferentes dimensões da sua atividade: investigação, ensino e transferência de conhecimento. Procura, para isso, dispor dos recursos humanos com as mais elevadas qualificações e visa um público-alvo não apenas português, mas de todas as partes do mundo.

MISSÃO

A missão da Universidade Portucalense é a de contribuir para o progresso do saber e para o desenvolvimento humano, através da produção e da transmissão de conhecimento, assim como da prestação de outros serviços à comunidade.

Esta missão é prosseguida através de diversos objetivos:

VALORES

A Universidade Portucalense pauta-se por um conjunto de valores académicos e humanos que definem a sua identidade e promovem a sua eficiência:

 

PROJETO EDUCATIVO, CIENTÍFICO E CULTURAL

O projeto educativo, científico e cultural da Universidade Portucalense pretende compatibilizar a compreensão e o domínio dos instrumentos intelectuais das áreas do saber a que a universidade se dedica com uma atitude permanente de curiosidade intelectual, de criatividade, de inovação e de empreendedorismo. Estimula-se, por isso, a autonomia dos alunos e a sua capacidade de resolução de problemas novos, preparando-os para o trabalho coletivo, para a tomada da iniciativa, para a convivência com o risco, para a criação empresarial e para a liderança em contexto global.

Este projeto realiza-se num quadro de referência internacional, com base na centralidade da investigação e da sua estreita articulação com o ensino, a transferência de conhecimento e a prestação de serviços diversos à comunidade. Da estratégia de internacionalização decorre que uma grande parte das atividades da universidade se realizará em língua inglesa.

A Universidade Portucalense privilegia em todas as suas atividades a cooperação com outras instituições, nacionais ou estrangeiras. As parcerias destinam-se a criar escala, gerar sinergias e aumentar a eficiência.

São as seguintes as áreas de competências que orientam a oferta formativa, a investigação, a transferência de conhecimento e a prestação de outros serviços à comunidade: Direito e Estudos de Jurisprudência; Economia; Ciências Empresariais; Informática; Psicologia; Ciências da Educação; Cultura e Humanidades; Turismo; Hospitalidade.

A formação é organizada de modo a que, no 1.º ciclo, o aluno receba formação universitária em áreas mais amplas do saber, e a que, nos ciclos subsequentes, possa optar por formações mais específicas. Para esse efeito, a componente de investigação científica já existente no primeiro ciclo é reforçada no 2º ciclo, devendo o 3º ciclo desenvolver as capacidades de investigação dos alunos, de forma a permitir-lhes contribuir com sucesso para o avanço do conhecimento científico.

A Universidade Portucalense assume-se como um centro de produção científica de excelência e criador de valor para a comunidade. A investigação pauta-se por uma cultura de rigor epistemológico e metodológico, de modo a contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento. Partindo do estado atual da investigação científica, a universidade e as suas unidades de investigação, através do desempenho pessoal dos seus investigadores, participam ativamente no desenvolvimento de soluções epistemológicas e metodológicas inovadoras. No plano organizacional, é dada prioridade à investigação colaborativa em projetos e linhas de trabalho com investigadores e centros de investigação nacionais e estrangeiros, promovendo a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a globalização do conhecimento.

A universidade dedica-se à transferência de conhecimento e à prestação de serviços diversos à comunidade, colaborando ativamente com empresas, instituições públicas e outras organizações. Esta atividade assenta na interação entre oferta e procura.

Plano estratégico

 

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)